Convenção ABRAS: consultora da Nielsen destaca engajamento como futuro do varejo

Leia em 1min 20s

*Roberto Nunes

 

 Consultora de varejo da Nielsen, Ana Szasz

 

Observar o cliente, com o objetivo de conhecer seus gostos e necessidades, é uma tarefa recomendada, há muitos anos, por especialistas e muito bem executada pelos varejistas. "Para o futuro, irão se destacar as empresas que, além de entender o cliente, também forem capazes de engajá-lo e interagir com ele", disse a consultora de varejo da Nielsen, Ana Szasz, em palestra realizada na 51ª Convenção Abras. 

 

Ana defendeu o fim da massificação - tratamento único para todos os clientes - e a necessidade de o varejista compreender a pluralidade de perfis dos clientes de sua loja. "As empresas precisam saber o que eles esperam, como querem ser notados e o que valorizam; se preferem comprar pela internet e retirar na loja física, enfim, o varejo precisa ser capaz de atender a diversidade perfis do mercado de consumo."


Em 2015, segundo Ana, 75% das promoções realizadas no setor de higiene e beleza foram subsidiadas, pois se constatou que o cliente levaria o produto de qualquer maneira, ou seja, sem ou com promoção. "A cada 20 promopacks, apenas três levam o cliente a consumir mais. Por isso [para não perder dinheiro], é fundamental entender o que ele quer", conclui a consultora.

 


*Roberto Nunes é repórter da revista SuperHiper, publicação oficial do setor


 


Veja também

Abras vê vendas em volume perto da estabilidade em 2017

Atibaia – As vendas dos supermercados medidas pela quantidade de produtos comercializados devem ficar perto da est...

Veja mais
Após ‘efeito JBS’, confiança de empresários de supermercados volta a subir

A confiança dos empresários do varejo de supermercados voltou a subir em agosto, após uma queda em ...

Veja mais
Supermercados registram R$ 7,11 bilhões em perdas em 2016, revela Abras

Os supermercados brasileiros tiveram R$ 7,11 bilhões de perda do faturamento bruto em 2016 em razão de fur...

Veja mais
GS1 Brasil detalha nível de automação do comércio brasileiro na Convenção ABRAS

*Roberto Nunes      Gerente da área de Educação da GS1, Fl&aac...

Veja mais
Responsabilidade Social é debatida na Convenção ABRAS 2017

Por Giseli Cabrini          Além de fomentar uma nova soc...

Veja mais
Convenção ABRAS 2017 debate toque feminino na gestão dos supermercados

Por Marcelo Xavier   Bloco abordou temas importantes para os supermercados, que podem contri...

Veja mais
Otimismo marca a abertura da Convenção ABRAS 2017

A abertura oficial da Convenção ABRAS 2017 reuniu mais 700 líderes do setor supermercadista na noit...

Veja mais
Painel da 51ª Convenção ABRAS traz impactos da modernização trabalhista no setor

Por Giseli Cabrini        Liberdade com proteção. Essa...

Veja mais
Bruno Marsillac destaca sintonia entre varejo e indústria para satisfazer o freguês

Por Marcelo Xavier   O vice-presidente de Autosserviço da Ambev, Bruno Marsillac, foi uma das estrelas do ...

Veja mais