Responsabilidade Social é debatida na Convenção ABRAS 2017

Leia em 3min

Por Giseli Cabrini

 

  

 

 

Além de fomentar uma nova sociedade, a responsabilidade social deve ser um tema da agenda varejista abordado como ferramenta de transformação do jeito de fazer negócios. Afinal, a inclusão e a diversidade são temas que além de gerar ganhos sociais também promovem benefícios econômicos para todos: marcas, produtos, consumidores, fabricantes e varejistas. Essa foi a principal conclusão do Bloco do Conhecimento realizado na manhã desta quarta-feira, 13/9, na 51ª edição da Convenção ABRAS, cujo tema foi "Responsabilidade Social". O evento acontece até hoje (14), em Atibaia (SP).

 

"Como todos sabem a edição deste ano da convenção traz como tema Mudanças - Vamos juntos!. Isso significa uma mudança na forma de olhar o mundo e do papel que as empresas têm como agentes de transformação da sociedade no sentido de promover o desenvolvimento social e o crescimento sustentável", disse a primeira-dama da Abras e moderadora do Bloco do Conhecimento, Suzana Sanzovo.

 

"Práticas de inclusão representam oportunidades futuras para tornar nosso negócio perene. A diversidade deve ser trabalhada como um valor dentro da organização, junto ao mercado consumidor e como agente de transformação social", disse a diretora de Recursos Humanos da Unilever no Brasil, Carolina Mazziero. Há dez anos, a Unilever desenvolve ações voltadas à equidade de gêneros e à inclusão social no Brasil. Um exemplo claro desse esforço está na adesão de marcas tradicionais da empresa, entre elas Seda, OMO, Knorr e Dove, ao conceito de "não ao estereótipo".

 

O gerente de marketing de sustentabilidade da GS1 Brasil, Frederico Bellini Coelho, e a diretora-executiva da Nova Projeto, Monica Aragão Wahltuhl , apresentaram como funciona a parceria entre as duas instituições voltada para a capacitação e a inclusão de pessoas com deficiência intelectual no varejo. E também mostraram os ganhos obtidos com a iniciativa.

"Por meio desse projeto que, conta também com o apoio da Escola Nacional de Supermercados da Abras, nós conseguimos contribuir não só para o cumprimento da lei de cotas para pessoas com deficiência, mas para fazer com que pessoas talentosas com essas características sejam inseridas com sucesso no mercado de trabalho", afirmou Coelho.

 

Segundo Mônica, os ganhos são para todos. Para o profissional, seus familiares, empresas e para a sociedade uma vez que as pessoas com deficiência intelectual passam a ser economicamente ativas e mais independentes. Ou seja, agentes que participam diretamente da sociedade.

A gerente de responsabilidade social do Carrefour, Karina Chaves, e a coordenadora de projetos na Rede Cidadã, Cristina Saturnino, apresentaram como funciona o projeto Conexão Varejo, também voltada à promoção de inclusão social e diversidade e que também foi desenvolvido em parceria com a Escola Nacional de Supermercados da Abras.

 

Entre as principais novidades está a ampliação da inserção e da capacitação de pessoas transgêneras no grupo Carrefour. "Trabalhar com diversidade enriquece o mundo, a sociedade e o negócio", disse Karina. "Por meio do Conexão Varejo entendemos que capacitar pessoas para o varejo envolve não apenas questões técnicas, mas principalmente o desenvolvimento de competências emocionais. Além disso, toda organização precisa estar envolvida e comprometida com ações que promovam a inclusão e a diversidade."

 


Veja também

GS1 Brasil detalha nível de automação do comércio brasileiro na Convenção ABRAS

*Roberto Nunes      Gerente da área de Educação da GS1, Fl&aac...

Veja mais
Convenção ABRAS 2017 debate toque feminino na gestão dos supermercados

Por Marcelo Xavier   Bloco abordou temas importantes para os supermercados, que podem contri...

Veja mais
Otimismo marca a abertura da Convenção ABRAS 2017

A abertura oficial da Convenção ABRAS 2017 reuniu mais 700 líderes do setor supermercadista na noit...

Veja mais
Painel da 51ª Convenção ABRAS traz impactos da modernização trabalhista no setor

Por Giseli Cabrini        Liberdade com proteção. Essa...

Veja mais
Bruno Marsillac destaca sintonia entre varejo e indústria para satisfazer o freguês

Por Marcelo Xavier   O vice-presidente de Autosserviço da Ambev, Bruno Marsillac, foi uma das estrelas do ...

Veja mais
Engajamento e eficiência como cultura corporativa

Por Marcelo Xavier   Head de cafeterias do Sonae, rede varejista portuguesa, Nuno Almeida mostrou como lidou com ...

Veja mais
Abertura da 51ª Convenção ABRAS reúne lideranças políticas e empresariais em Atibaia

Cerimônia de abertura da 51ª Convenção ABRAS    Presidente da ABR...

Veja mais
Brasileiro está mais preocupado com meio ambiente e bem-estar

   Felipe Mendes, da GfK   A primeira palestra realizada na Convenção ...

Veja mais
Da estrutura organizacional à estratégia de promoção: as possibilidades de prevenção

Os palestrantes trouxeram exemplos de ações de preveção de perdas que vão desde a ela...

Veja mais