Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 









Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias Abras

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias Abras

20/03/2018 18:44 - Um supermercado para “cada cliente”

 

Wagner Hilário, Rio de Janeiro

 


  

Jessie Doel, durante sua palestra na Convenção Abras 2018

 

Com 90 anos de história no mercado norte-americano, mais precisamente no sudeste dos Estados Unidos, a Southeastern Grocers (SG), rede multibandeiras que hoje ocupa a 5ª colocação no ranking do país, mostrou, aos principais líderes supermercadistas brasileiros, o que tem feito para aumentar suas vendas.

 

A marketing partnership da SG, Jessie Doel, durante sua palestra na Convenção Abras 2018, disse que o mercado norte-americano enfrentou inúmeros contratempos, recentemente, como deflação alimentar e redução de 15% no número de beneficiários do programa de assistência alimentar, o que se refletiu em queda de 10% no número de lojas da região nos últimos dois anos.

 

Jessie contou que a empresa trabalhou fortemente a segmentação em suas diferentes bandeiras, definindo com clareza seus públicos e trabalhando em função deles.

 

“São quatro bandeiras, com posicionamentos diferentes. A Harvey, em regiões mais urbanas, atende, principalmente, famílias negras, que integram a base da pirâmide social. Em zonas rurais, atendem famílias brancas também com baixo poder aquisitivo. A Fresco y Más é dirigida ao público hispânico, inclusive com toda a comunicação feita em espanhol. A Bi-Lo é uma loja um pouco mais sofisticada, de vizinhança, com foco em experiência de compra. No entanto, o mais alto nível de sofisticação, com grande oferta de serviços, cafeteria, sushibar etc., está no Winn Dixie, bandeira voltada ao público com alto poder aquisitivo.”

 

Contudo, essas bandeiras têm em comum, segundo Jessie, e que contribui muito para os bons desempenhos alcançados pela rede em momentos desfavoráveis, a oferta de custo-benefício e, em muitos casos, de comidas frescas e in natura. É evidente que essas preocupações têm graus diferentes e isso é o que justifica a existência de diferentes bandeiras. Porém, esses interesses não necessariamente têm a ver com poder aquisitivo. “Os hispânicos querem preço e não abrem mão de uma boa oferta de produtos frescos, perecíveis. Aliás, frutas e hortaliças, no mercado norte-americano, apresentou crescimento de 2,7% em 2017.”

 

Para exemplificar o empobrecimento da população norte-americana na região sudeste dos EUA, Jessi disse que, se antes da crise de 2008, o desenho da “pirâmide” socioeconômica da população norte-americana se assemelhava a uma ampulheta, agora, parece-se mais com um decantador. Ou seja, há um grande número de pessoas na base, evoluindo para um intenso afilamento que vai, com pequena diferença de espessura, de ponto um pouco acima da base até o topo.

 

Jessie enfatiza que, nesse cenário, o trabalho do varejo fica ainda mais complicado, porque, com o afilamento do topo da “pirâmide” e o aumento da base, a maior parte dos consumidores precisa e quer custo-benefício, o que torna a concorrência bem mais difícil em todas as camadas de consumo.

 

De olho na nova geração, a empresa tem apostado em itens orgânicos entre os produtos frescos e, na medida do possível, uso o canal on-line. “A compra, em nossas lojas, pode ser feita pela internet, mas o próprio consumidor retira os produtos na loja. Ainda não encontramos uma maneira rentável de realizar as entregas. Mas estamos trabalhando.”

 

A comunicação digital, por e-mails e outras canais, também é explorada pela empresa e, segundo Jessie, considerada fundamental para o entendimento dos clientes. “Dessa forma, conseguimos personalizar nossas ações.”

 

 

 Wagner Hilário é editor da Revista SuperHiper, publicação da ABRAS.

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

05/06/2020 11:42 - Ranking Abras/SuperHiper é lançado em evento virtual que reuniu 2 mil pessoas
04/06/2020 20:10 - Setor supermercadista registra faturamento de R$ 378,3 bilhões em 2019
02/06/2020 18:39 - Ranking ABRAS/SuperHiper será divulgado na próxima quinta-feira
29/05/2020 16:20 - João Sanzovo participa do GS Talks sobre impactos e tendências da covid-19 no varejo
22/05/2020 17:46 - Presidente da Abras participa de webinar da Apas com o empresário Abilio Diniz
20/05/2020 18:29 - Presidente da ABRAS participa de live com parlamentares e empresários sobre impactos da covid-19
18/05/2020 12:55 - Presidente da ABRAS participará de webinar da APAS com o empresário Abílio Diniz
15/05/2020 20:23 - Participe do Projeto Vagas no Varejo
15/05/2020 15:48 - Associação Paulista de Supermercados celebra 49 anos com live especial
11/05/2020 12:23 - Tony Bellotto se une à homenagem do IICA aos trabalhadores da cadeia de alimentos
11/05/2020 11:25 - Gilberto Gil se une à homenagem do IICA aos trabalhadores da cadeia de alimentos
06/05/2020 15:24 - Presidente da Abras participa de webinar da TV TEM sobre cenário econômico na pandemia
04/05/2020 10:38 - Sus disponibiliza TeleSus para ajudar no diagnóstico da covid-19 à distância
01/05/2020 11:37 - ABRAS e mais 28 entidades do varejo lançam plataforma de geração de empregos
17/04/2020 20:29 - ABRAS assina Protocolo de Cooperação com a Senacon para evitar preços abusivos

Veja mais >>>