Finep e MCTIC assinam protocolo de intenções do programa Rastro com Unecs

Leia em 2min 30s

 
   

A Finep e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) assinaram, na terça-feira (27), um protocolo de intenções com a União Nacional de Entidades de Comércio e Serviços (Unecs) para adesão ao programa Rastro. O acordo viabiliza a cooperação técnica e o intercâmbio de informações entre as instituições. "A Unecs, uma das primeiras associações com as quais conversamos para formatar o programa, vai nos dar apoio, principalmente, no âmbito de logística. O Rastro é uma iniciativa que busca destravar o Brasil", resumiu o presidente da Finep, Ronaldo Camargo.

 

Além dele, a cerimônia, realizada na sede do MCTIC, em Brasília (DF), contou com a presença do ministro do MCTIC, Gilberto Kassab, do presidente da Unecs, Paulo Solmucci Júnior, e do diretor Administrativo da Finep, André Godoy. Também participaram o presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), George Pinheiro, e, pela Finep ,os superintendentes Sergio Bresser (Captação, Crédito e Investimento) e Ivan Moraes (Gestão Financeira) e o analista Fernando Ribeiro (Presidência).

 

"O Rastro vai ao encontro de nossa luta: simplificar o empreender no Brasil", disse o presidente da Unecs, Paulo Solmucci, que também está à frente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), uma das oito entidades que integram a União. "A logística (um dos pilares do projeto) é uma questão central para todo o setor de comércio e serviços, o qual representamos", completou.


Rastro

O Sistema de Identificação, Rastreamento e Autenticação de Mercadorias, Veículos e Coisas, projeto conhecido como Rastro, do Governo Federal, foi criado para articular e integrar todas as políticas de rastreamento do país, criando um sistema de gestão integrada de identificação, planejamento e controle. As aplicações abrangem áreas como transporte, logística, saúde e segurança.

Entre os benefícios previstos estão a redução de custos com atividades de logística; aperfeiçoamento do controle do trânsito e de mercadorias nas fronteiras e rodovias do país; integração dos sistemas de segurança pública; e incremento da arrecadação tributária.

 

O programa é executado por comitê interministerial, integrado por 12 ministérios, criado a partir de portaria assinada pelo ministro Gilberto Kassab em 28 de novembro de 2017. A Finep vai atuar como agente financeiro, desenvolvendo modelos de financiamento para as ações. Para aperfeiçoar o programa, está sendo montada uma estrutura mista de governança que será coordenada por uma associação, com quatro ministérios e seis entes privados.

 

Unecs

A União Nacional de Entidades de Comércio e Serviços (Unecs) é formada por oito entidades: Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (Abad), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação Brasileira de Automação para o Comércio (Afrac), Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Juntas, elas respondem por um faturamento de R$ 1 trilhão, 15% do Produto Interno Bruto (PIB) do país e geram 22 milhões de empregos diretos.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Finep


Veja também

Parlamentares eleitos pelo DF conhecem trabalho da Frente Parlamentar CSE e da Unecs

  Parlamentares eleitos pelo DF e membros da Unecs se reúnem na capital federal(Da esq.p/dir.) Paulo So...

Veja mais
Frente CSE e UNECS se reúnem com bancada eleita do Distrito Federal

Nesta quarta-feira o presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedor...

Veja mais
Conselho de Administração da Unecs se reúne para eleger novo presidente

         Integrantes da Unecs nesta quarta-feira, em Brasilia   (...

Veja mais
Unecs se reúne com equipe de transição do governo Bolsonaro

 A Unecs (União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços) se reúne nesta quarta-fei...

Veja mais
Unecs e Frente CSE fazem balanço das atividades em Brasília

   Executivos da União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (Unecs) se reuni...

Veja mais
Presidentes que fazem parte da UNECS se reúnem em Brasília

   Os presidentes das instituições que compõem a União Nacional de Entidades ...

Veja mais
UNECS realiza reunião nesta sexta-feira na capital paulista

     Os membros da UNECS - União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços r...

Veja mais
Candidatos se comprometem em não elevar impostos para comércio e serviços

Empresários dos setores de comércio e serviço apresentaram suas principais reivindicaç&otild...

Veja mais
UNECS promove no próximo dia 14 diálogo com candidatos ao governo de Minas Gerais

   A União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (UNECS), da qual a Associa&c...

Veja mais