Meirelles nega derrota do governo em projeto de renegociação da dívida dos Estados

Leia em 3min 40s

Câmara retirou do projeto de renegociação da dívida dos Estados contrapartida que proibia a concessão de aumentos acima da inflação a servidores estaduais


BRASÍLIA - O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, voltou a bater na tecla de que a retirada de contrapartidas auxiliares no projeto de renegociação das dívidas dos Estados com a União não foi uma derrota do governo e nem enfraquece o processo de ajuste fiscal defendido pela equipe econômica. Em almoço com deputados, senadores e empresários, ele afirmou que já há recuperação na economia, indicando que as medidas propostas pelo governo estão na direção correta.

 

"O Estados também aceitaram o limite ao crescimento do gasto estadual, a exemplo do que fará o governo federal. A aprovação da proposta de renegociação das dívidas estaduais com essa contrapartida foi passo importante", repetiu. "Críticas na imprensa de que a equipe econômica teria sofrido derrota não retrata situação real . A restrição a reajustes salariais nos Estados era uma medida auxiliar, e a sua saída do projeto não enfraquece o ajuste", voltou a argumentar.

 

Mais cedo, o ministro afirmou, por meio de nota, que a aprovação do texto-base do projeto "é o primeiro passo concreto do ajuste estrutural das despesas públicas brasileiras em décadas" e negou que a equipe econômica esteja perdendo força no governo.

O ministro ressaltou ainda que os "governadores têm todos os instrumentos legais para garantir o teto das despesas dos Estados, condição necessária para o enquadramento de cada Estado nos termos da renegociação".

 

A aprovação do texto-base durante a madrugada selou a derrota do governo do presidente em exercício, Michel Temer. Meirelles precisou abrir mão do trecho que proibia a concessão de aumentos acima da inflação a servidores estaduais por dois anos, ponto considerado "inegociável" por ele.

A retirada do trecho foi anunciada pelo relator da matéria, deputado Esperidião Amin (PP-SC), antes do início da votação. De acordo com ele, Temer autorizou a mudança em conversa por telefone durante a discussão da proposta em plenário. A alteração era defendida por líderes da base aliada e pela oposição e ajudou a viabilizar a aprovação do projeto.

 

Na segunda-feira, 8, o ministro chegou a convocar uma coletiva de imprensa para anunciar que o relator manteria o acordo integral de repactuação da dívida dos Estados com a União proposto pelo Executivo.

O texto-base da matéria foi aprovado ontem, mas ainda falta a apreciação de alguns destaques. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), suspendeu a sessão depois das 2 horas da manhã. Para continuar com a votação dos quatro destaques que ficaram faltando, o presidente convocou o colegiado para as 10 horas de hoje.

 

Agora, o próximo desafio de Meirelles é a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que cria um teto para os gastos do governo. Na nota divulgada esta manhã, o ministro classifica esse como o "o próximo projeto de ajuste a entrar em pauta na Câmara".

Para o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), as contrapartidas que foram retiradas do texto, como o veto ao reajuste de servidores públicos, não eram importantes para o governo federal.

 

"O importante foi superar as dúvidas e pressões e garantir o que há de mais importante nessa matéria, que é a garantia do congelamento de gasto global dos Estados pela inflação", disse. "Todas as outras matérias não tinham importância para o governo federal", completou. Ele afirmou esperar que o plenário tenha quórum para votar ainda hoje os destaques e o texto final do projeto.

 

Recuperação na economia. Em almoço com deputados, senadores e empresários, Meirelles disse que o descontrole fiscal foi a principal causa da perda de confiança na economia que levou o País à atual recessão. "Um governo que dirige um País tem que saber em primeiro lugar controlar as próprias contas", avaliou.

Por isso, considerou o ministro, ao invés de fazer cortes frenéticos de curto prazo no orçamento, o atual governo decidiu primeiro ter metas realistas e dizer a verdade à sociedade e ao Congresso. "A boa notícia é que curva de confiança de consumidores e empresários começa a crescer de forma forte", afirmou.

 

Para o ministro, assim com a arrecadação de tributos caiu mais que o PIB, as receitas crescerão em maior velocidade com a atividade econômica voltar a se expandir. "A economia claramente já começou a funcionar e isso indica que estamos no caminho certo. O Brasil entrou na rota certa e temos que prosseguir", completou.

 

Fonte: Estadão 

 

 


Veja também

Rogério Marinho lidera reunião da Frente CSE com ministros Padilha e Meirelles

A Frente Parlamentar Mista em defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo (CSE) se reuniu nessa quarta...

Veja mais
Parlamentares debatem com Padilha e Meirelles ajuste fiscal e reforma tributária

Encontro foi provido pela Frente Parlamentar Mista em defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo, pre...

Veja mais
Deputado Rogério Marinho lidera reunião da Frente CSE com ministros Padilha e Meirelles

  A Frente Parlamentar Mista em defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo (CSE) se reuniu ...

Veja mais
Padilha diz que "ministério de notáveis" garante votos e minimiza mudanças no projeto sobre Estados

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, afirmou nesta quarta-feira que o governo do ...

Veja mais
Meirelles destaca para parlamentares confiança de agentes econômicos com o Brasil

  O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou hoje (10), durante encontro com parlamentares em um resta...

Veja mais
'Não há perda de força da equipe econômica', afirma Meirelles

Os ministros da Fazenda, Henrique Meirelles, e da Casa Civil, Eliseu Padilha, minimizaram nesta quarta-feira (10) o recu...

Veja mais
Meirelles diz preferir meta 'realista' a 'atitude frenética' de corte de gastos

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta quarta-feira (10), durante almoço com parlamentares em B...

Veja mais
UNECS e Sebrae unem forças em prol do pequeno e médio empresário do varejo

  O presidente do SEBRAE, Guilherme Afif Domingos, recebeu ontem pela manhã os presidentes da União N...

Veja mais
Rogério Marinho lidera reunião da Frente CSE com ministros Padilha e Meirelles

A Frente Parlamentar Mista em defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo (CSE) se reuniu nesta quarta...

Veja mais