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Rio Branco negocia fusão com outras empresas para elevar capacidade de investimento

 

 

 


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Com 27 unidades de produção de alimentos em Minas Gerais e Goiás, a Rio Branco atende 71 mil clientes no Brasil e no exterior. Foto: Divulgação
A Rio Branco Alimentos S/A, proprietária das marcas Pif-Paf e Sucos Tial, completou neste mês 45 anos de atividade e já está em negociações com outras empresas do segmento para uma possível fusão, o que aumentaria a capacidade de investimentos da companhia na ampliação de seu mix de produtos.


 

Segundo revelou ao DIÁRIO DO COMÉRCIO o diretor-superintendente da empresa, Luiz Carlos Mendes Costa, a solidez do grupo atraiu outras companhias do setor que estariam interessadas em somar esforços para ganhar competitividade em um mercado que se tornou ainda mais concorrido nos últimos anos, com a fusão da Sadia com a Perdigão, formando a gigante BR Foods.

 

 

 

 

"Somos uma empresa familiar, competitiva e sólida, com uma plataforma de negócios estável e, com o nosso portfólio, atrativa para outros players do segmento", disse. Costa não revelou detalhes das negociações, mas afirmou que o grupo deve atingir um faturamento de R$ 1,5 bilhão no fechamento deste ano, o que consolidará, se confirmado, um crescimento de 25% sobre a receita de 2012 (R$ 1,2 bilhão).


"Ao longo destes 45 anos, enfrentamos altos e baixos, crises de mercado, mas ainda não passamos por uma crise interna na empresa. E isso orgulha não só a diretoria, mas todos os 7,3 mil colaboradores", pontuou o superintendente da empresa, que possui várias unidades fabris no Estado.


Originalmente, a Rio Branco Alimentos foi adquirida pelo empresário Avelino Costa, no Rio de Janeiro. Ele implantou a primeira unidade operacional do grupo em Visconde do Rio Branco (Zona da Mata), destinada à produção de frangos resfriados e congelados.


Hoje, ao todo, já são 27 unidades de produção de alimentos distribuídas em Minas Gerais e Goiás. Além do Estado, essas plataformas abastecem os mercados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Goiás e Bahia, além de parte da produção ser exportada para Rússia, Hong Kong, Cuba, Cingapura, Japão e Estados Unidos, entre outros países, somando um total de 71 mil clientes no Brasil e no exterior.



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O grupo conta com 27 unidades de produção de alimentos, distribuídas em Minas Gerais e Goiás. Foto: Divulgação/PIF PAF/Washington Alves/Light press
Investimentos

Nos últimos anos, o grupo investiu no aumento da capacidade instalada, em logística e na ampliação e diversificação da oferta de produtos para o consumidor final. Atualmente, o mix comta com cerca de 300 itens, entre eles pizza pronta congelada, bacalhau e frango desfiados e cozidos, presuntos e apresuntados, cortes de aves e de suínos temperados e pão de queijo.


Em 2012, entrou em operação o frigorífico de Palmeiras de Goiás, que dobrou o abate de aves da empresa. A planta faz parte do complexo agroindustrial de Goiás, composto também por uma fábrica de ração, um matrizeiro e incubatório, localizados no município de Paraúna. O investimento na unidade foi de R$ 260 milhões.

 

 

Outro ponto que contribuiu para que a meta de crescimento no mercado fosse atingida foi o investimento de R$ 6,5 milhões na unidade de Palmeiras de Goiás, onde são fabricadas 2,4 milhões de toneladas de salsichas por mês. A produção abastece os mercados de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro e Bahia.


A empresa também ampliou capacidade de produção de presuntos e apresuntados na unidade de Patrocínio (Alto Paranaíba). Ao todo, foram investidos R$ 15 milhões na modernização da linha produtiva, na construção de uma área de 3 mil metros quadrados para instalação dos novos equipamentos e na compra de uma nova câmara de estocagem com capacidade de 800 toneladas.


De acordo a empresa, também foram feitos investimentos na linha de sucos. Ao todo, foram destinados R$ 5 milhões para a ampliação da capacidade produtiva, modernização de embalagem e aumento da capacidade de armazenagem. A empresa investiu também na revitalização da marca e da identidade visual das embalagens dos Sucos Tial.


Na área de logística, a Rio Branco Alimentos também investiu, nos últimos dois exercícios, cerca de R$ 20 milhões. NO ano passado, a empresa adquiriu 65 caminhões. Com as últimas aquisições, a frota de transferência e distribuição que presta serviços para a Pif-Paf já passa de 400 veículos.



LEONARDO FRANCIA
Fonte: Diário do Comércio - Minas (30.08.2013)

 


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