Ajinomoto investe R$ 47 milhões em nova Fábrica para produzir Sazon

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Nova fábrica opera com conceito de produção em massa e aumentará em 40% a capacidade atual

 

Diante do crescimento constante por demanda, a Ajinomoto do Brasil investiu R$ 47 milhões na criação de uma nova linha de produção na unidade de Limeira, interior de São Paulo, onde o tempero SAZÓN® é fabricado. A inauguração aconteceu na manhã desta segunda-feira, 12 de agosto, em Limeira, e contou com a presença do presidente da Investe São Paulo, Luciano Almeid, do presidente da Ajinomoto do Brasil, Takaaki Nishii e do prefeito de Limeira, Paulo Cezar Hadich.


Desde seu lançamento, há 25 anos, SAZÓN® tem crescido de forma sólida e consistente ano a ano. Atualmente, o produto é líder de mercado na categoria de temperos em pó, com 64% de participação de mercado e presença em 55% dos lares brasileiros (fonte: Nielsen/KantarWorldPanel).


A nova linha será maior e mais moderna, passando a operar com o conceito de produção em massa, ou seja, com capacidade de fabricar maiores lotes do produto em menor tempo. Com esta expansão, a 11ª desde o lançamento do produto, a capacidade produtiva da fábrica será aumentada em cerca de 40%.


"A nova fábrica, exclusiva para a fabricação de tempero SAZÓN®, é um marco importante para o produto em um momento especial de sua trajetória, quando completa 25 anos. A fábrica terá maior nível de automação, permitindo ampliar a produtividade e manter os altos padrões de qualidade das linhas atuais", relata Carlos Takata, diretor industrial da Ajinomoto do Brasil.


Os investimentos são destinados à estrutura fabril, com a construção de uma nova área de produção anexa ao prédio atual, e à instalação de máquinas e equipamentos modernos, adequados ao conceito de produção em massa, de equipamentos para monitoramento on-line de qualidade e de sistemas de segurança operacional avançados. O treinamento e a capacitação dos novos colaboradores serão conduzidos pela equipe interna de treinamento da fábrica que já existe, com o apoio dos supervisores, técnicos e colaboradores experientes na fabricação de SAZÓN®. A unidade de Limeira possui aproximadamente mil colaboradores só na divisão de alimentos, dedicados exclusivamente à produção do varejo.


"O Governo do Estado elabora políticas públicas e medidas que viabilizam a atuação de grandes empresas no mercado. Além de aquecer a economia da região, o aumento da produção da Ajinomoto garantirá novos postos de trabalho e contribuirá para o desenvolvimento de São Paulo", comenta o secretário de Desenvolvimento, Econômico, Ciência e Tecnologia, Rodrigo Garcia.


A Investe São Paulo, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, atende o projeto da nova planta da SAZÓN® desde setembro de 2012. A consultoria prestada pela Investe SP permitiu à Ajinomoto do Brasil direcionar melhor os investimentos no Estado de São Paulo, tanto para a criação da nova unidade de SAZÓN®, como para melhorias em outras fábricas da companhia.


"A Ajinomoto acredita em São Paulo desde 1977, quando inaugurou sua primeira fábrica em Limeira. Hoje são quatro unidades de produção e cinco fábricas, todas no Estado. Cabe à Investe SP e ao Governo Estadual incentivar essa importante indústria de origem japonesa que gera empregos e renda para a população paulista", destaca o presidente da Investe SP, Luciano Almeida.


Uma das vantagens da nova operação é que toda a produção de SAZÓN® é ecoeficiente, já que a automação garante o uso mais inteligente da energia, - produz mais e mais rápido com um consumo menor de energia - e ecologicamente limpa. Isso porque a empresa adota medidas para minimizar os dois principais impactos que esse tipo de produção tem no meio ambiente: a geração de ruído de equipamentos e a liberação de poeira. No controle de ruído, todos os equipamentos foram dimensionados para atender às normas brasileiras. Para o controle da emissão de poeira, foram instalados eficientes sistemas de exaustão e filtração, atendendo aos rígidos padrões de emissão ambiental do Grupo Ajinomoto (Ajinomoto Group Zero Emission). As emissões de efluentes industriais e resíduos sólidos também estão dimensionadas para atender aos padrões definidos pela matriz.


A nova fábrica vai funcionar com 100% de sua capacidade até o final de 2014.

 

Muita história pra contar


SAZÓN® chegou ao mercado em 1988, para atender a uma demanda do consumidor brasileiro por temperos práticos e fáceis de usar que também conferissem cor e sabor aos alimentos. Diferente dos temperos existentes até então, o produto inovou o mercado, ao facilitar o ato de cozinhar, permitindo ao consumidor dar um toque especial e particular às preparações.


Com posicionamento de marca focado nos benefícios do produto, entre eles, tornar a comida mais saborosa, adicionando mais amor aos pratos, o tempero caiu nas graças das donas de casa e virou o queridinho do Brasil - fato comprovado por ser hoje líder do segmento e sinônimo da categoria. Atualmente, SAZÓN® dita tendências e modifica a dinâmica do mercado brasileiro com seus lançamentos e extensões de linha, além de ser o carro-chefe da Ajinomoto do Brasil.


Com 99% de brand awareness no Brasil e 64% de participação de mercado, o produto está presente em 55% dos lares brasileiros (fonte: Nielsen/KantarWorldPanel). As regiões que mais consomem o tempero são Sudeste e Nordeste, responsáveis por cerca de 45% e 25% das vendas no Brasil, respectivamente. Nesses 25 anos, foram vendidas quase 220 mil toneladas de tempero SAZÓN®. São mais de 3,5 bilhões de floppies e mais de 43 bilhões de sachês.


Produzido exclusivamente no Brasil, o produto extrapolou o território nacional e hoje marca presença também na América Latina. Atualmente, sua produção, feita exclusivamente na fábrica de Limeira, interior de São Paulo, abastece também Paraguai, Argentina, Chile, Uruguai, Bolívia, Colômbia, Guiana Francesa, Panamá e Costa Rica.



Fonte: Assessoria de Comunicação da Ajinomoto do Brasil / Portal ABRAS (12.08.2013)

 


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