(299)
Jurídico
Apresentação
Membros do Comitê
» Notícias Jurídicas
 
Você está em:

Comitês

Proposta isenta sucos de frutas de PIS/Pasep e Cofins 10/06/2013 às 10h

A Câmara analisa proposta que reduz a zero as alíquotas da contribuição para o PIS/Pasep e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) incidentes na comercialização de sucos de frutas. A medida vale por cinco anos.

 

De acordo com o autor do projeto (PL 5037/13), deputado Rodrigo Maia(DEM-RJ), o objetivo é aumentar o consumo de sucos de frutas, principalmente pelas crianças. "Esperamos que seja reduzido o consumo de refrigerantes, especialmente pelas crianças e adolescentes, pois ele contribui para o desenvolvimento de sobrepeso, obesidade, diabetes e cárie dentária", disse.


Segundo a proposta, o preço do suco ao consumidor final deverá ser reduzido proporcionalmente ao valor que deixar de ser recolhido em contribuições. O vendedor que não reduzir o preço do suco, deverá pagar as contribuições e também multa e juros.


A isenção de PIS/Pasep e Cofins também vale para quem revender os produtos. Nesse caso, a empresa poderá pedir à Receita a compensação com débitos em outros tributos ou o ressarcimento em dinheiro.


De acordo com Maia, as adequações orçamentária e financeira da medida deverão ser solicitadas à Receita Federal pelo relator na Comissão de Finanças e Tributação.


Tramitação


Além da comissão de Finanças e Tributação, a proposta passará também pela comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Ela tem caráter conclusivo.


Íntegra da proposta:


PL-5037/2013


Reportagem - Tiago Miranda

 

Edição - Mariana Monteiro

 




Clipping Portal ABRAS


 

Últimas

» Alesp aprova antecipação do feriado de 9 de julho para próxima segunda-feira (25) em SP 22 de Maio 2020, às 14h
» Câmara aprova regras diferenciadas para recuperação judicial de empresas durante pandemia 22 de Maio 2020, às 14h
» Atos de agentes públicos durante a pandemia devem observar critérios técnicos e científicos 22 de Maio 2020, às 14h
» Guedes estuda nova versão da Carteira Verde Amarela 22 de Maio 2020, às 14h
» Cláusula de impenhorabilidade inserida por doador de imóvel não se aplica à execução trabalhistac 22 de Maio 2020, às 14h
» Consumidora que cancelou bilhetes aéreos para a Europa será ressarcida dentro de 1 ano 22 de Maio 2020, às 14h
» Informações processuais podem ser obtidas por telefone ou e-mail 22 de Maio 2020, às 14h
» TRT-RS regulamenta realização de audiências por videoconferência 22 de Maio 2020, às 14h
» Presidente do STF restabelece efeitos da MP que reduziu contribuição a instituições do Sistema S 19 de Maio 2020, às 14h
» Governo sanciona com vetos lei que cria linha de crédito para micro e pequenas empresas durante crise do coronavírus 19 de Maio 2020, às 14h

Ver mais »