(299)
Jurídico
Apresentação
Membros do Comitê
» Notícias Jurídicas
 
Você está em:

Comitês

ABRAS participa, a convite do MMA, de debate sobre Varejo Sustentável, na Semana do Meio Ambiente, no Rio de Janeiro 06/06/2013 às 15h


  Varejosustentavel
  "O papel do varejo é muito importante, pois ele é o elo com a sociedade. Todos os dias, por exemplo, cerca de 25 milhões de pessoas entram nos supermercados de todo o País, por isso, podemos promover ações e responsabilidades compartilhadas com a indústria e com os órgãos do governo para conscientização dos consumidores", afirmou o primeiro vice-presidente da ABRAS, João Sanzovo.
A diretoria da ABRAS, representada pelo primeiro vice-presidente, João Sanzovo Neto, participou nesta quinta-feira (6) de debates sobre varejo sustentável na Semana do Meio Ambiente, evento promovido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), no espaço Tom Jobim do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro.

No evento, que tem como tema "Vida plena e digna para todos: o desafio da produção e consumo sustentáveis", Sanzovo destacou as parcerias da ABRAS e MMA com foco no Plano de Ação para a Produção e Consumo Sustentáveis (PPCS).

No tema sacolas plásticas, falou sobre a proposta do setor supermercadista apresentada no Grupo de Trabalho Sacolas Plásticas, focadas na conscientização do consumidor e os resultados já alcançados pelo setor para redução do uso de sacolas plásticas (fruto de acordo firmado entre a ABRAS e o MMA em 2011, que tem como meta reduzir o uso de sacolas plásticas em 40% até 2015, com base no consumo de 2010 de 14,95 bilhões).

Outros pontos debatidos foram o Programa Brasileiro de Eliminação de HCFCs e outras iniciativas de eficiência energética; a participação do setor supermercadista na implementação da logística reversa - um dos principais instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos; a Rastreabilidade da Carne Bovina (acordo de cooperação técnica firmado entre a Abras e o Ministério Público Federal- MPF); e a Rastreabilidade e Monitoramento do Agrotóxicos em Alimentos (realizados em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

"O papel do varejo é muito importante, pois ele é o elo com a sociedade. Todos os dias, por exemplo, cerca de 25 milhões de pessoas entram nos supermercados de todo o País, por isso, podemos promover ações e responsabilidades compartilhadas com a indústria e com os órgãos do governo para conscientização dos consumidores", afirmou Sanzovo.


Nos debates do painel Varejo Sustentável, executivos de grandes redes supermercadistas mostraram iniciativas dos supermercados, como a criação de lojas verdes, processos de retrofit para modernização das lojas para melhor eficiência energética, entre outras ações sustentáveis.

Participaram do painel além do primeiro vice-presidente da ABRAS, João Sanzovo, a vice-presidente da ABRAS e vice-presidente de Assuntos Corporativos & Sustentabilidade do Walmart Brasil, Daniela de Fiori, o diretor de Relações Institucionais do Grupo Pão de Açúcar, Paulo Pompílio, o diretor de Sustentabilidade do Carrefour, Paulo Pianez, o presidente do Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre), Victor Bicca, e a Gerente de Sustentabilidade da Unilever, Ligia Camargo.


Fonte: Redação Portal ABRAS




Clipping Portal ABRAS


 

Últimas

» Ministra nega substituição de depósito judicial tributário por seguro-garantia em razão da Covid-19 03 de Junho 2020, às 14h
» Projeto que incentiva doação de alimentos e refeições vai à sanção 03 de Junho 2020, às 14h
» Aprovada suspensão de reajuste de remédios e de planos de saúde 03 de Junho 2020, às 14h
» Exigência de comum acordo para ajuizamento de dissídio coletivo é constitucional 03 de Junho 2020, às 14h
» CMN regulamenta a sociedade de garantia solidária e a sociedade de contragarantia 03 de Junho 2020, às 14h
» Recibo de Férias: inibição durante o estado de calamidade pública 03 de Junho 2020, às 14h
» Governo publica MP que pode destravar crédito às pequenas e médias empresas 02 de Junho 2020, às 14h
» Prorrogada vigência de MP que cria linha de crédito para pagamento de salários 02 de Junho 2020, às 14h
» CNJ autoriza retomada de atividades presenciais a partir de 15 de junho 02 de Junho 2020, às 14h
» Com participação de advogados, Justiça deve manter julgamentos virtuais 02 de Junho 2020, às 14h

Ver mais »