(299)
Jurídico
Apresentação
Membros do Comitê
» Notícias Jurídicas
 
Você está em:

Comitês

RS - No Dia do Meio Ambiente, Entidades voltam a debater o uso da sacola plástica 05/06/2013 às 18h

Capitaneado pela Agas, Ministério Público do Estado e Fecomércio-RS, Evento nesta 4ª feira (5) debate soluções para minimizar impacto das sacolas no meio ambiente

Depois de deflagrarem campanha no ano passado pela redução do uso de sacolas plásticas no comércio gaúcho, a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), o Ministério Público do RS e a Fecomércio/RS voltam a unir forças nesta quarta-feira, 5 de junho, Dia Internacional do Meio Ambiente, para ampliar o debate acerca da utilização e distribuição das sacolinhas no Estado. A partir das 14 horas, as instituições promovem, na capital, o 3º Fórum das Sacolas Plásticas - Uma Alternativa: A Redução, reunindo especialistas, autoridades, consumidores, varejo e indústria para discutir os próximos passos do RS em busca de alternativas economicamente viáveis, aplicáveis na prática e que contribuam para a preservação ambiental.


O palco do encontro será o auditório do Palácio do Ministério Público (Rua Marechal Deodoro, 110, terceiro andar), em Porto Alegre. Em junho de 2012, as três entidades já haviam unido forças para lançar a campanha educativa Sacola bem utilizada ajuda o meio ambiente, que desencadeou uma série de ações voltadas ao uso consciente e à redução do consumo das sacolas plásticas em solo gaúcho. Segundo o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, a decisão de não eliminar abruptamente as sacolas do comércio foi construída a partir de debates, seminários, pesquisas e reuniões promovidos pelas entidades realizadoras nos últimos dois anos. "Em 2011, uma pesquisa do Instituto Segmento apontou que 81% dos gaúchos eram contrários ao fim imediato das sacolas plásticas. Este posicionamento foi endossado pelo Movimento das Donas de Casa do RS e por diversos estudos de opinião levantados neste período, e por isso propusemos esta diminuição gradativa no uso deste material", lembra Longo. Em um ano, grande parte das redes de supermercados do RS aderiu ao projeto e passou a treinar empacotadores e a estampar, em suas sacolas, o selo Sacola bem utilizada ajuda o meio ambiente, lembrando o consumidor de sua responsabilidade ambiental no ato da compra.


A campanha, entretanto, não é exclusiva aos supermercados. Para o presidente da Fecomério-RS, Zildo De Marchi, a educação dos consumidores passa pela conscientização de todo o comércio gaúcho. "A intenção é criar uma consciência coletiva, mostrando que a classe empresarial está alinhada à questão sustentável e preocupada com o meio ambiente", observa. Já o Ministério Público Estadual ingressou na campanha para colaborar na busca por soluções que atendessem à população e fossem comprovadamente eficazes na redução de danos à natureza. "Nossa posição é no sentido de promover ações de consumo sustentável, que assegurem a proteção aos direitos do consumidor e a preservação ambiental, construídas pelos segmentos sociais", explica a coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Consumidor (CAOCONSUMIDOR) do Ministério Público Estadual, procuradora de justiça Têmis Limberger.

Consumo de sacolinhas caiu 19% em seis meses - O balanço parcial da campanha Sacola bem utilizada ajuda o meio ambiente atingiu as expectativas das entidades proponentes: em seis meses, entre julho e dezembro de 2012, os supermercados gaúchos distribuíram 153,6 milhões de sacolas a menos que no mesmo período do ano anterior, ou 19,59% de diminuição. A redução ocorreu mesmo com um aumento de 7,3% na presença de clientes nas lojas.



De 02/07/2011 a 31/12/2011:

Tabela-05-06


De 02/07/2012 a 31/12/2012:

Tabela-05-06-02

 

Volume físico de sacolas: -19,59%

Uso de sacolas por cliente: -23%
Segundo o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, nos últimos 12 meses, os supermercados gaúchos entregaram cerca de 900 milhões de sacolas aos consumidores.

Apoio de empresas e entidades cresceu - A data escolhida pelas três entidades para a realização do novo debate é o Dia Internacional do Meio Ambiente, 5 de junho. O 3º Fórum das Sacolas Plásticas: Uma Alternativa: A Redução e a campanha Sacola bem utilizada ajuda o meio ambiente são apoiados por uma série de outras entidades e empresas, como OAB/RS, o Movimento das Donas de Casa do RS, o Procon/RS, o Governo do Estado, o Brasilcon, o Tribunal de Justiça do RS e o Fórum Latino Americano de Defesa do Consumidor, além do Grupo Panvel e do Procon Porto Alegre, que aderiram neste ano às iniciativas.

O Fórum
- Na abertura do evento, a Agas, o MP/RS e a Fecomércio/RS renovarão, por mais um ano, o convênio Sacola bem utilizada ajuda o meio ambiente. A programação terá seguimento com uma série de palestras e debates:
14h - Abertura
14h30 - Renovação do convênio "Sacola bem utilizada ajuda o meio ambiente"
15h - "Boas práticas na OAB/RS" - Marília Longo do Nascimento (Coordenadora do Sistema de Gestão Ambiental da OAB/RS)
15h45 - "Roteiro técnico para a redução de embalagens" - Guilherme Schuz (Ecólogo, biólogo e mestre em Engenharia)
16h15 - "Aplicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos" - Taísa Trevisan (Engenheira ambiental)
16h40 - "Alternativas de gestão para geração de trabalho e renda com o aproveitamento dos materiais plásticos" - Jackson Müller (Biólogo e consultor)
17h - Debates

As inscrições para o Fórum serão gratuitas, limitadas à capacidade da sala. Informações e inscrições estão disponíveis pelo telefone (51) 2118-5200 ou pelo e-mail eventos@agas.com.br.

Serviço
O quê: 3º Fórum das Sacolas Plásticas: Uma Alternativa: A Redução
Quando: Quarta-feira, 5 de junho, às 14 horas
Onde: Palácio do Ministério Público (R. Marechal Deodoro, 110, 3º andar), em Porto Alegre
Inscrições: Gratuitas pelo telefone (51) 2118-5200 ou pelo e-mail eventos@agas.com.br.


Fonte: Imprensa Agas


Autor: Francisco Brust


Revisão e Edição: de responsabilidade da fonte



Fonte: Consumidor RS (04.06.2013)




Clipping Portal ABRAS


 

Últimas

» Justiça suspende decreto municipal que autorizava abertura do comércio em Duque de Caxias 26 de Maio 2020, às 14h
» Vai à sanção projeto que proíbe desligamento de serviços às sextas-feiras 26 de Maio 2020, às 14h
» NJ - Juíza constata amizade íntima entre reclamante e testemunha após ver foto postada no Instagram 26 de Maio 2020, às 14h
» Falta de apresentação de um dos títulos na ação monitória não compromete a cobrança dos demais 26 de Maio 2020, às 14h
» STF moderniza pesquisa de jurisprudência e facilita acesso aos usuários 26 de Maio 2020, às 14h
» Alesp aprova antecipação do feriado de 9 de julho para próxima segunda-feira (25) em SP 22 de Maio 2020, às 14h
» Câmara aprova regras diferenciadas para recuperação judicial de empresas durante pandemia 22 de Maio 2020, às 14h
» Atos de agentes públicos durante a pandemia devem observar critérios técnicos e científicos 22 de Maio 2020, às 14h
» Guedes estuda nova versão da Carteira Verde Amarela 22 de Maio 2020, às 14h
» Cláusula de impenhorabilidade inserida por doador de imóvel não se aplica à execução trabalhistac 22 de Maio 2020, às 14h

Ver mais »