(299)
Jurídico
Apresentação
Membros do Comitê
» Notícias Jurídicas
 
Você está em:

Comitês

ABRAS, ACATS, APRAS e AGAS participam de debate sobre rastreamento e monitoramento de agrotóxicos em alimentos 22/05/2013 às 16h

 

  Ramalogo
  Clique aqui e veja a palestra sobre o RAMA
A ABRAS e as Associações Estaduais de Supermercados de Santa Catarina (ACATS), do Paraná (APRAS) e do Rio Grande do Sul (AGAS) participam nesta quarta-feira (22) de debates sobre a rastreabilidade e monitoramento de agrotóxicos em alimentos que acontece durante o II Seminário da Região Sul do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos -PARA, em Curitiba - Paraná.

 

Na mesa-redonda Visão dos Supermercadistas sobre a Rastreabilidade, o vice-presidente de Relações Institucionais da ABRAS, Marcio Milan, juntamente com Gianpaolo Buso, diretor da Paripassu, apresentaram um panorama mundial e nacional de segurança do alimento para os supermercados, falaram dos programas internacionais de monitoramento e segurança do alimento, e também sobre o Programa RAMA desenvolvido pela ABRAS - que realiza e monitora o rastreamento de agrotóxicos na cadeia de abastecimento (do produtor até o supermercado) e atualmente pode ser aplicado em todos os estados, por meio das 27 Associações Estaduais de Supermercados filiadas à ABRAS.


Participaram dos debates o superintendente da Associação Paranaense de Supermercados (APRAS), Valmor Rovaris, o diretor executivo da Associação Catarinense de Supermercados (ACATS), Antonio Carlos Poletini, e a assessora jurídica da Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS), Edna Fassini.


O II Seminário da Região Sul do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos - PARA é promovido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), e pelas Secretarias de Estado da Saúde de Santa Catarina, do Paraná e do Rio Grande do Sul. O evento, que se encerra na tarde desta quarta-feira, conta com a presença de cerca de 300 gestores e profissionais da saúde, agricultura e meio ambiente dos três estados do Sul.



Saiba mais sobre o programa RAMA

O programa de Rastreamento e Monitoramento de Agrotóxicos (RAMA) está sendo implementado, em estágio avançado, pela Associação Catarinense de Supermercados (ACATS) e pela Associação de Supermercados do Rio Grande Norte (ASSURN). Nestes dois estados já somam 19 redes de supermercados participantes e mais de 230 fornecedores integrados ao sistema de rastreabilidade e o monitoramento dos resíduos de agrotóxicos.


Iniciativas RAMA nos estados

Com o intuito de desenvolvimento da cadeia de suprimento de Frutas, Verduras e Legumes, a Associação de Supermercados do Rio Grande do Norte (ASSURN) promoverá o primeiro Fórum de Produtores de Distribuidores para Supermercados no Rio Grande do Norte, no dia 28 de maio. O evento acontecerá das 14h às 18h, no CTGas (Av. Capitão-Mor Gouveia, 1480 - Lagoa Nova - Natal).


Em Santa Catarina, a ACATS, em parceria com a Câmara Empresarial de Supermercados da Fecomercio, promoveram o 1º Fórum de Produtores e Distribuidores para Supermercados Catarinenses, no dia 1º de março.



Fonte: Redação Portal Abras

 

 




Clipping Portal ABRAS


Últimas

» Lei complementar é obrigatória para cobrança de diferenças do ICMS 25 de Fevereiro 2021, às 14h
» ICMS compõe base de cálculo da Contribuição sobre Receita Bruta 25 de Fevereiro 2021, às 14h
» DECISÃO: Taxas de administração de cartão de crédito e débito estão inseridas no preço de produtos devendo constar da base de cálculo do PIS/Cofins 25 de Fevereiro 2021, às 14h
» Divulgadas as regras sobre a entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2021 25 de Fevereiro 2021, às 14h
» Senado aprova que estados, municípios e setor privado comprem vacinas contra a covid-19 25 de Fevereiro 2021, às 14h
» Senado aprova Marco Legal das Startups; texto vai à Câmara 25 de Fevereiro 2021, às 14h
» Bolsonaro sanciona projeto que dá autonomia ao Banco Central 25 de Fevereiro 2021, às 14h
» Governo edita MP que libera R$ 2,8 bilhões para combate à pandemia 25 de Fevereiro 2021, às 14h
» Bolsonaro entrega à Câmara PL que permite privatização dos Correios 25 de Fevereiro 2021, às 14h
» NÃO HÁ CONDENAÇÃO PATRONAL POR FALTA DE PAGAMENTO DURANTE PERÍODO DE ANÁLISE DA CONCESSÃO DE BENEFÍCIO EMERGENCIAL PELO GOVERNO 24 de Fevereiro 2021, às 14h

Ver mais »