(299)
Jurídico
Apresentação
Membros do Comitê
» Notícias Jurídicas
 
Você está em:

Comitês

Governo vai lançar site para simplificar pagamento de impostos dos domésticos 22/05/2013 às 12h

O governo vai lançar no dia 1º de junho uma página na internet para unificar e simplificar o pagamento dos impostos de empregados domésticos.


Para acessar, cada empregador terá de fazer um cadastro, com o número de seu CPF, e criar uma senha. Será necessário também confirmar algumas informações pessoais, que serão cruzadas com as declaradas à Receita.


Por enquanto, a página passa por fase de conclusão pelo Ministério do Trabalho, Caixa Econômica, Previdência Social e Receita Federal.


Chamado de "eSocial", o portal funciona como um arquivo para empregado e empregador. Lá terão de ser armazenadas todas as informações do contrato, como valor dos pagamentos mensais, décimo terceiro salário, férias, eventual afastamento ou comunicados sobre acidentes de trabalho.


Todas as informações ficarão disponíveis para o usuário e para o governo on-line --sem que haja opção de gravar o arquivo no computador, como se faz atualmente com o Imposto de Renda.


Mesmo que o acesso esteja disponível a partir do dia 1º, a obrigação de pagamento dos impostos só começa quando o Congresso regulamentar todos os pontos da proposta.
Até que isso ocorra, a população poderá acessar o site, quando disponível, para iniciar o preenchimento dos dados ou apenas para ativar o usuário no sistema.


UNIFICAÇÃO

Tabela Juridico-22-05

 


Editoria de Arte/Folhapress

 

Inseridas as informações, o programa eSocial automaticamente fará o cálculo de qual será a contribuição do empregador com FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), Seguro Acidente de Trabalho, Contribuição Social (INSS do patrão e empregado) e Imposto de Renda eventual do empregado.


Também será possível imprimir a guia única de pagamento, que deverá ser feito no dia 7 de cada mês.


Por enquanto, o acesso ao programa só poderá ser feito por computador. De acordo com José Maia, secretário da Secretaria de Inspeção do Trabalho, a adaptação do sistema para uso também em smartphones e tablets está em estudo.


JULIA BORBA


DE BRASÍLIA

 


Fonte: Folha.com.br (21.05.13)

 




Clipping Portal ABRAS


Últimas

» NÃO HÁ CONDENAÇÃO PATRONAL POR FALTA DE PAGAMENTO DURANTE PERÍODO DE ANÁLISE DA CONCESSÃO DE BENEFÍCIO EMERGENCIAL PELO GOVERNO 24 de Fevereiro 2021, às 14h
» Câmara aprova MP que facilita compra de vacinas contra Covid-19 24 de Fevereiro 2021, às 14h
» Maioria do STF autoriza importação de vacinas sem registro na Anvisa 24 de Fevereiro 2021, às 14h
» Justiça pede esclarecimentos sobre apps de desconto em combustível 24 de Fevereiro 2021, às 14h
» TJ/SP autoriza pesquisa de bens para penhora de conta salário 24 de Fevereiro 2021, às 14h
» Códigos de embalagens são alterados na Tabela de Imposto sobre Produtos Industrializados 24 de Fevereiro 2021, às 14h
» Empresas do Simples Nacional já declararam mais de R$ 1,8 bilhão em resposta às notificações enviadas pela Receita Federal 24 de Fevereiro 2021, às 14h
» INSS amplia prova de vida por meio digital 24 de Fevereiro 2021, às 14h
» Mapa cria conselho para minimizar impactos da pandemia na agropecuária 23 de Fevereiro 2021, às 12h
» Posto será obrigado a informar composição do preço de combustível 23 de Fevereiro 2021, às 12h

Ver mais »