(299)
Jurídico
Apresentação
Membros do Comitê
» Notícias Jurídicas
 
Você está em:

Comitês

Governo quer manter em 40% multa do FGTS 24/04/2013 às 13h

Congresso articula alíquotas menores


O governo pretende manter a multa de 40% sobre os depósitos do FGTS para o patrão que demitir empregado doméstico sem justa causa.


Segundo o ministro Manoel Dias (Trabalho e Emprego), a proposta faz parte do documento elaborado pela pasta para regulamentar a PEC dos domésticos. Já concluído, o trabalho será enviado à Casa Civil até sexta-feira.


"Temos de lutar pelo maior avanço no sentido de igualar [direitos], porque não se trata de uma categoria inferior nem diferente das demais", disse o ministro.


Ao comentar a regulamentação da emenda, a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) afirmou ontem que a iniciativa deve ser do Executivo, "por envolver questões previdenciárias e impacto orçamentário".


O Congresso, no entanto, articula a fixação de duas alíquotas distintas para a multa do FGTS: 10% nos casos em que a iniciativa da demissão é do patrão; e 5% se houver acordo entre as partes.


Outras propostas de flexibilização estão sendo discutidas por uma comissão no Congresso, como a redução da contribuição paga pelos empregadores ao INSS.


Creuza Maria Oliveira, presidente da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas, disse que a categoria luta pela equiparação dos direitos e que as flexibilizações não são aceitáveis.


"Se votarem por direitos diferentes dos demais trabalhadores, não adianta falar em Lei Áurea, abolição. A relação continua sendo casa grande e senzala", disse.


Para esclarecer os pontos já regulamentados, o ministério lançou uma cartilha, que pode ser acessada na internet (http://portal.mte.gov.br/trab_domestico/trabalhodomestico.htm).

 


Fonte: Folha.com.br (24.04.13)




Clipping Portal ABRAS


Últimas

» Tentativas de fraude em nome da PGFN 27 de Novembro 2020, às 16h
» Consumidor que recebeu restituição do valor pago deve devolver veículo com defeito ao vendedor 27 de Novembro 2020, às 16h
» Novo rito para julgamentos administrativos de pequeno valor 27 de Novembro 2020, às 16h
» Receita e CNJ dão o primeiro passo para melhorar a eficiência do contencioso tributário 27 de Novembro 2020, às 16h
» Covid-19: divulgado calendário de pagamentos e saques do auxílio emergencial 27 de Novembro 2020, às 16h
» Projeto que altera a Lei de Falências segue para sanção 26 de Novembro 2020, às 16h
» TJRS – Justiça autoriza que shopping pague somente pela luz utilizada durante primeiros meses da pandemia 26 de Novembro 2020, às 16h
» Site da Receita Federal traz nova seção relacionada à regularização do CPF 26 de Novembro 2020, às 16h
» TJDFT aprova criação de vara exclusiva para cobrança do ICMS 26 de Novembro 2020, às 16h
» TJMG adota Juízo 100% Digital 26 de Novembro 2020, às 16h

Ver mais »