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Vendas dos supermercados acumulam alta de 0,25% em 2013 27/03/2013 às 12h


Veja também: Ranking Abras 2013 - conheça também as 20 maiores do setor


A Abras divulgou nesta quarta-feira (27) os indicadores do setor, dentre eles o Índice Nacional de Vendas e o Abrasmercado, cesta de 35 produtos de largo consumo, pesquisada pela GfK e analisada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da Abras.


De acordo com o Índice Nacional de Vendas Abras, o setor supermercadista acumula alta em vendas de 0,25% no primeiro bimestre de 2013, em comparação ao mesmo período de 2012.


Já no comparativo mensal, as vendas reais do setor supermercadista em fevereiro de 2013 caíram - 1,33%, em relação a fevereiro de 2012. Em comparação com janeiro deste ano, houve uma queda real de -3,26%. Esses índices já foram deflacionados pelo IPCA do IBGE.


Em valores nominais, o Índice de Vendas da Abras apresentou queda de -2,68% em fevereiro em relação a janeiro de 2013 e alta de 4,95% quando comparada a fevereiro de 2012. O acumulado nominal, no bimestre, chega a 6,54%.


"Nosso indicador mostra que os números continuam positivos para o setor. Na comparação com janeiro passado, a queda é explicada pelo fator sazonal, pois fevereiro conta com um menor número de dias úteis. Em relação a fevereiro de 2012, os resultados do setor naquela época foram excepcionais, com as vendas evoluindo 11,58%, impulsionadas pela expressiva melhora de renda do trabalhador ocorrida naquele período, com o aumento real de 14,1% no salário mínimo. Acreditamos que em março as vendas voltem a apresentar crescimento expressivo", afirma o presidente da Abras, Fernando Yamada.




Abrasmercado apresenta alta de 2,25%

Maiores altas foram puxadas pela farinha de mandioca, tomate, cebola e batata



Em fevereiro, o Abrasmercado, cesta de 35 produtos de largo consumo, pesquisada pela GfK e analisada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da Abras, apresentou alta de 2,25%, em relação a janeiro deste ano, passando de R$ 348,90 para R$ 356,75. No acumulado do ano, o Abrasmercado apresentou crescimento de 4,38%.



Os produtos com as maiores altas em fevereiro, na comparação com janeiro, foram farinha de mandioca, com 19, 29%; seguido por tomate, com 16,17%; cebola, com 14,30%; e batata, com 11,82%. As maiores quedas foram registradas no arroz, com -2,42%; creme dental, com -1,74%; óleo de soja, com-1,68%; e leite em pó integral, com -1,62%.

 



Ranking Abras 2013: conheça as 20 maiores redes supermercadistas do País



A Abras divulgou nesta quarta-feira (27) em entrevista coletiva para a imprensa os primeiros resultados da 36º edição da Pesquisa Ranking Abras.


O estudo confirma os bons resultados de 2012 para o setor supermercadista brasileiro, quando o setor apresentou crescimento real de 5,3% e crescimento nominal de 11,03%, chegando próximo ao faturamento de R$ 250 bilhões.


De acordo com o Ranking Abras 2013, o faturamento das 20 maiores empresas evoluiu 11,3%, de acordo com o estudo, elaborado pelo Departamento de Economia e Pesquisa da Abras em parceria com a Nielsen, passando de R$ 139,8 bilhões, em 2011, para R$ 155,7 bilhões em 2012.


Os quatro primeiros colocados no Ranking Abras, em 2012, são: Pão de Açúcar, com faturamento de R$ 57,2 bilhões e crescimento de 8,6%; Carrefour, com faturamento de R$ 31,4 bilhões e crescimento de 9,4%; Walmart, com faturamento de R$ 25,9 bilhões e crescimento de 10,5% e Cencosud, com faturamento de R$ 9,7 bilhões e crescimento de 55,8%, devido à incorporação do Prezunic, sexto colocado no Ranking Abras 2011.


A pesquisa completa do Ranking Abras 2013, com todos os dados de faturamento, número de lojas, funcionários, check-outs, etc. será publicada na edição de abril revista SuperHiper, publicação Abras.


Veja a tabela

 Tabela Ranking2013final

 Fonte: Departamento de Economia e Pesquisa da Abras/Redação Portal Abras




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