Assis anuncia substituição das sacolas descartáveis para o dia 15 de março

Leia em 2min 40s

Sacolas Plásticas

A cidade de Assis, uma das mais representativas do interior paulista, está oficialmente na Campanha “Vamos Tirar o Planeta do Sufoco”. Uma reunião aconteceu ontem, 30, na sede da Associação Comercial e Industrial de Assis (Acia) quando discutiu-se maneiras de conscientizar e convidar a população a aderir ao projeto que deverá substituir as sacolas descartáveis por materiais reutilizáveis. O encontro contou com a presença de representantes da Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Apas (Associação Paulista de Supermercados) e também supermercadistas da cidade e região. Inicialmente, ficou definido que o dia 15 de março é a data para a substituição das sacolas plásticas. Para hoje, às 15 horas, haverá uma reunião com uma agência de publicidade para definir uma campanha institucional orientando os consumidores sobre estas mudanças.

O coordenador regional do Procon de Assis, Paulo Matiolli Júnior, convidado para participar da reunião, ofereceu explicações técnicas aos presentes. Matiolli lembrou aos supermercadistas da necessidade de oferecer as informações necessárias aos consumidores para que os mesmos saibam se portar quando da substituição das sacolas descartáveis pelas reutilizáveis.
Desde o último dia 25 de janeiro os supermercados de centenas de cidades do Estado de São Paulo, dentre elas, Bauru, Ribeirão Preto, Araçatuba, Marília e Campinas, deixaram de fornecer sacolas descartáveis aos consumidores por conta do acordo estabelecido pela Apas em parceria com o governo do Estado. Desde então, novos municípios estão aderindo ao projeto e Assis é mais uma das importantes cidades do Estado a dizer sim à iniciativa. Sua implantação representará menos 1,3 milhão de sacolinhas descartadas por mês.

O diretor da Apas, regional Marília, Placídio Messias Filho, disse ter retornado, impressionado, da cidade de São Paulo: “A campanha é um sucesso e está motivando todos a fazer sua parte. A população compreendeu que é preciso cuidar do meio ambiente, não descartando lixo irresponsavelmente”, disse ele. O diretor integra a comissão organizadora da ação em Assis. A secretária de Meio Ambiente Nilza Ferreira da Silva, o vice-presidente e diretor de Produtos da Apas, Carlos Alberto Binato. A representante do Civap, Ida Fragozo e o vereador Kiko Binato Junior também compõem o grupo.

Na reunião serão apresentadas as peças de campanha e as estratégias que serão adotadas para divulgar e conscientizar a população sobre a importância de transportar suas compras em materiais reutilizáveis. “Esta campanha é de grande importância para os supermercadistas, estamos ajudando a cuidar do meio ambiente de forma simples e efetiva”, afirmou o diretor regional Placídio Messias. Ele explica que os proprietários de supermercados irão convidar os lojistas da região a assumir a postura de fornecer materiais sustentáveis que não agridam a natureza.

SOBRE A CAMPANHA - A Campanha “Vamos Tirar o Planeta do Sufoco” é uma iniciativa da Apas (Associação Paulista de Supermercados) e conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo. Em Bauru, todos os supermercados já aderiram ao projeto que substituiu as sacolas descartáveis por materiais reutilizáveis, desde 25 de janeiro.
Jundiaí, cidade piloto da campanha, não utiliza sacolas descartáveis há mais de um ano e uma pesquisa do Ibope/Inteligência revela que 77% da população aprova a medida e 93% apóia a expansão da Campanha para todo o Estado de São Paulo.


Sergio Vieira

Fonte: Associação Comercial e Industrial de Assis (31.01.2012)


Veja também

Quem reduzir consumo de energia terá bônus na conta, diz secretário

Bônus será para quem economizar 10% de energia com relação a 2020   O Brasil passa pel...

Veja mais
Confaz prorroga até 31 de dezembro a isenção de ICMS sobre transporte no enfrentamento à pandemia

Convênios prorrogados também amparam empresas, autorizando que os estados não exijam o imposto por d...

Veja mais
Mapa estabelece critérios de destinação do leite fora dos padrões

PORTARIA Nº 392, DE 9 DE SETEMBRO DE 2021   Estabelece os critérios de destinação do le...

Veja mais
Empresa não deve indenizar por oferecer descontos apenas a novos clientes

Não há vedação legal para que fornecedores de serviços ofereçam descontos apen...

Veja mais
Justiça do Trabalho é incompetente para execução das contribuições sociais destinadas a terceiros

A 9ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ), ao julgar um agravo de petiç&...

Veja mais
Corte Especial reafirma possibilidade de uso do agravo de instrumento contra decisão sobre competência

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) acolheu embargos de divergência e reafirmou o entend...

Veja mais
Partidos questionam MP sobre remoção de conteúdo das redes sociais

Seis legendas buscam no STF a suspensão dos efeitos da norma assinada pelo chefe do Executivo federal.   O...

Veja mais
Consumo das famílias cresce 4,84% em julho, diz ABRAS

Cebola, batata e arroz foram os produtos com maiores quedas no período   O consumo das famílias bra...

Veja mais
Lei que prorroga tributos municipais na epidemia é constitucional, diz TJ-SP

Inexiste reserva de iniciativa de projetos de lei versando sobre matéria tributária, a teor do dispos...

Veja mais