Supermercados lideram queixas no Procon

Leia em 2min 20s

BAHIA


Mercadorias sem preço; produtos descongelados que deveriam permanecer em alta temperatura; publicidade enganosa, a exemplo de “leve três e pague dois”. Estas são as principais irregularidades encontradas nos supermercados da cidade, durante inspeção realizada pelo Procon (Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor) desde o início da semana e encerra nesta sexta-feira.

A operação é explicada pelo coordenador de Fiscalização do Procon, Paulo Brandão. “Temos uma programação quase rotineira, nós atendemos as denúncias. Esta semana montamos esta operação específica para fazer uma vistoria geral onde se detecta irregularidades

Os supermercados lideram o ranking de atuações do órgão, por isto o coordenador alerta as pessoas para terem cuidado na aquisição das mercadorias e observar as principais irregularidades encontradas.

A equipe tem encontrado produtos sem preço, produtos descongelados que teriam que estar sobre refrigeração, como polpas de frutas; publicidades enganosas como leve três e pague 2., que no final das contas os três produtos saem mais baratos”, afirmou o coordenador do Procon.

Outro problema sério enfrentado pelos consumidores que, ao adquirir muitas mercadorias e às vezes com pressa, nem checam direito os preços.  Pois, de acordo com Brandão,  é o chamado preço diferenciado. “Pega o produto na prateleira com um preço, mas quando vai passar no caixa o preço é outro”, disse.

Tem ainda a pegadinha da “promoção”, que o coordenador explica como “são produtos que vão vencer a poucos dias e o consumidor acaba adquirindo uma quantidade que não vai consumir até a data de validade”, alertou.

A data de vencimento dos produtos deve ser observada com atenção pelos consumidores para não terem problema de saúde. E caso isto ocorra com algum alimento adquirido no supermercado, o consumidor  “tem que ter um laudo médico para comprovar que passou mal ao ingerir o produto”, aconselhou Brandão.

Cuidado com alimentos


Em relação aos cuidados que se deve ter ao adquirir alimentos congelados, a  nutricionista Cristina Passos afirma que “os congelados mantêm a qualidade desde que sejam obedecidas as regras expostas pela indústria de congelamento. Tem que se verificar qual a orientação da indústria escrita no produto: a que temperatura deve ser conservada, e olhar se o estabelecimento mantém esta temperatura exigida pela indústria”.

Passos adverte para anúncios de mercados e supermercados, em relação a frangos e peixes resfriados com preços mais acessíveis.

Deve ser observado se não se trata de produto congelado que descongelou. “Mesmo barato não pegue, o risco de uma infecção é grande porque um produto que é congelado a uma temperatura x no momento que descongela deve ser usado de imediato e não ficar como produto resfriado”, observou.

Sobre as polpas de frutas, produto que mais foi encontrado sem a refrigeração adequada, ela alertou que “perdem rapidamente a qualidade quando descongeladas”.

Noemi Flores
Fonte: tribunadabahia.com.br (21.07.11)


Veja também

Quem reduzir consumo de energia terá bônus na conta, diz secretário

Bônus será para quem economizar 10% de energia com relação a 2020   O Brasil passa pel...

Veja mais
Confaz prorroga até 31 de dezembro a isenção de ICMS sobre transporte no enfrentamento à pandemia

Convênios prorrogados também amparam empresas, autorizando que os estados não exijam o imposto por d...

Veja mais
Mapa estabelece critérios de destinação do leite fora dos padrões

PORTARIA Nº 392, DE 9 DE SETEMBRO DE 2021   Estabelece os critérios de destinação do le...

Veja mais
Empresa não deve indenizar por oferecer descontos apenas a novos clientes

Não há vedação legal para que fornecedores de serviços ofereçam descontos apen...

Veja mais
Justiça do Trabalho é incompetente para execução das contribuições sociais destinadas a terceiros

A 9ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ), ao julgar um agravo de petiç&...

Veja mais
Corte Especial reafirma possibilidade de uso do agravo de instrumento contra decisão sobre competência

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) acolheu embargos de divergência e reafirmou o entend...

Veja mais
Partidos questionam MP sobre remoção de conteúdo das redes sociais

Seis legendas buscam no STF a suspensão dos efeitos da norma assinada pelo chefe do Executivo federal.   O...

Veja mais
Consumo das famílias cresce 4,84% em julho, diz ABRAS

Cebola, batata e arroz foram os produtos com maiores quedas no período   O consumo das famílias bra...

Veja mais
Lei que prorroga tributos municipais na epidemia é constitucional, diz TJ-SP

Inexiste reserva de iniciativa de projetos de lei versando sobre matéria tributária, a teor do dispos...

Veja mais