Presidente do STJ recebe cidadãos presencialmente em audiências públicas

Leia em 3min

 

"Todos nós somos meros inquilinos do poder. O verdadeiro dono do poder é o cidadão. À medida que fortalecemos as relações de escuta, convívio e soluções de conflitos, no âmbito da própria comunidade, fortalecemos igualmente a cidadania e a sociedade."

 

A declaração é do Presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF), Ministro Humberto Martins, ao destacar que o poder conferido aos homens públicos não é um privilégio pessoal, mas a soma de prerrogativas constitucionais e legislativas para auxiliar o Estado na promoção da cidadania e do bem-estar social.

 

Pensando nesses princípios, pela primeira vez, a presidência do STJ passará a receber cidadãos interessados em fazer sugestões, críticas e até mesmo denúncias diretamente ao Ministro Presidente.

 

Batizada de Fale com o Presidente – de mãos dadas: magistratura e cidadania, a iniciativa colocará o Ministro Humberto Martins em contato direto com a sociedade brasileira, em horários definidos e previamente agendados. Cada um terá dez minutos para conversar com o Presidente do tribunal.

 

Como funciona

Ao todo, 18 pessoas serão agendadas em cada data. O programa Fale com o Presidente – de mãos dadas: magistratura e cidadania já tem três datas marcadas até o fim do ano: encontros nos dias 26 de outubro, 30 de novembro e 14 de dezembro, sempre das 8h30 às 11h30.

 

Os atendimentos serão agendados pela Ouvidoria do STJ, mediante solicitação feita pelo e-mail falecomoPresidente@stj.jus.br com até 72 horas de antecedência. Haverá confirmação em até 48 horas antes da audiência, por e-mail ou pelo telefone indicado pelo cidadão.

 

Magistrados, membros do Ministério Público, da advocacia e da Defensoria Pública, bem como pessoas públicas em geral, não estão incluídas na iniciativa, pois o recebimento dessas pessoas já faz parte da agenda institucional e de rotina do Ministro Humberto Martins.

 

A iniciativa é uma das muitas planejadas para colocar em prática o conceito de gestão participativa no tribunal. As audiências públicas observarão todas as medidas de segurança definidas pela Secretaria de Serviços Integrados de Saúde (SIS) do STJ para a prevenção da Covid-19.

 

Disque Cidadania

Segundo o Ministro Humberto Martins, a iniciativa é mais uma ação em sua vida pública voltada para a cidadania. Antes, o Ministro implementou, no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no período em que atuou como corregedor-nacional de Justiça, no biênio 2018-2020, o Disque Cidadania.

 

O serviço telefônico foi disponibilizado para que o cidadão pudesse fazer denúncias, reclamações, sugestões e, assim, ficar mais próximo da Justiça brasileira. "É a partir de uma atuação transparente e sempre voltada para o cidadão que faremos com que o Judiciário que hoje temos siga evoluindo para se tornar cada vez mais o Judiciário com que todos sonhamos e que a nossa população merece", comentou o Ministro.

 

O Presidente do STJ lembrou ainda que em, 2013, quando ocupou o cargo de ouvidor do STJ, também criou o serviço de telefone 24 horas, para que, mesmo fora do horário de funcionamento do tribunal, o usuário pudesse registrar eletronicamente a sua manifestação.

 

Agora, com o Fale com o Presidente – de mãos dadas: magistratura e cidadania, sugestões, reclamações e dúvidas em geral podem ser registradas pessoalmente com o Ministro.

 

Leia o comunicado da Presidência do STJ.

 

Fonte: STJ – 28/09/2020

 

 


Veja também

Quem reduzir consumo de energia terá bônus na conta, diz secretário

Bônus será para quem economizar 10% de energia com relação a 2020   O Brasil passa pel...

Veja mais
Confaz prorroga até 31 de dezembro a isenção de ICMS sobre transporte no enfrentamento à pandemia

Convênios prorrogados também amparam empresas, autorizando que os estados não exijam o imposto por d...

Veja mais
Mapa estabelece critérios de destinação do leite fora dos padrões

PORTARIA Nº 392, DE 9 DE SETEMBRO DE 2021   Estabelece os critérios de destinação do le...

Veja mais
Empresa não deve indenizar por oferecer descontos apenas a novos clientes

Não há vedação legal para que fornecedores de serviços ofereçam descontos apen...

Veja mais
Justiça do Trabalho é incompetente para execução das contribuições sociais destinadas a terceiros

A 9ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ), ao julgar um agravo de petiç&...

Veja mais
Corte Especial reafirma possibilidade de uso do agravo de instrumento contra decisão sobre competência

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) acolheu embargos de divergência e reafirmou o entend...

Veja mais
Partidos questionam MP sobre remoção de conteúdo das redes sociais

Seis legendas buscam no STF a suspensão dos efeitos da norma assinada pelo chefe do Executivo federal.   O...

Veja mais
Consumo das famílias cresce 4,84% em julho, diz ABRAS

Cebola, batata e arroz foram os produtos com maiores quedas no período   O consumo das famílias bra...

Veja mais
Lei que prorroga tributos municipais na epidemia é constitucional, diz TJ-SP

Inexiste reserva de iniciativa de projetos de lei versando sobre matéria tributária, a teor do dispos...

Veja mais