(299)
Jurídico
Apresentação
Membros do Comitê
» Notícias Jurídicas
 
Você está em:

Comitês

Segunda live dos Campeões do Ranking ABRAS reuniu líderes dos grupos Muffato e Koch 07/08/2020 às 17h

 

  

 

 

A Associação Brasileira de Supermercados realizou nesta quinta-feira (6) mais uma live Campeões do Ranking ABRAS 2020. O evento virtual contou com o presidente do Grupo Super Muffato, Ederson Muffato, e o diretor-presidente do Grupo Koch, José Edvaldo Koch, que compartilharam a história de seus negócios, os desafios durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19), e as perspectivas para os próximos meses.

O presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto, e o primeiro vice-presidente, João Galassi, mediaram a live, que foi coordenada pelo superintendente Márcio Milan. O evento contou com os patrocínios da Nestlé, representada pelo gerente de Vendas, Alexandre Fernandes, e da Elgin, representada pelo gerente de Negócios, Ricardo Franceschini, que participaram também com perguntas aos convidados.

 


Ederson Muffato iniciou falando da perseverança da família no fortalecimento e expansão da rede paranaense Super Muffato, iniciada pelo pai José Carlos Muffato, que faleceu em 1996. Existente há 45 anos, e com 65 lojas, a empresa foi a quarta colocada no Ranking ABRAS. "Nosso objetivo sempre foi encantar o cliente, fidelizar e fazer com que ele acredite na nossa empresa e nos nossos serviços. Já somos um time com mais de 14,5 mil colaboradores e devemos chegar ao final do ano com mais 500 após concluirmos nosso plano de expansão de lojas."

 

José Edvaldo Koch também começou sua participação falando da origem do grupo catarinense Koch, que surgiu em 1994, de um sonho de cinco irmãos feirantes, até chegar a 20ª colocação do Ranking ABRAS. "Tínhamos mais vontade e determinação do que capital e conhecimento na área. Levamos em torno de cinco anos para abrir a segunda loja. Hoje, temos 29 unidades e atuamos em vários formatos. Mesmo com tantos desafios políticos e econômicos, é possível empresas que começam com pouco conseguir crescer se tiver determinação, coragem, bons fornecedores, equipe unida e visão analítica."

 

Pandemia

 

A pandemia da covid-19 no Brasil foi um grande desafio para os supermercadistas, de acordo com os líderes dos grupos Muffato e Koch, que precisaram se adaptar aos protocolos de segurança para manter as lojas em funcionamento. Durante a live eles falaram dos principais obstáculos vividos pelo setor nesse momento.

 

"Poucas empresas do mundo poderiam prever uma pandemia. Tivemos que nos reinventar, principalmente na questão do e-commerce, na reposição das lojas, dos horários. A cada hora surgia um decreto diferente e um problema novo. Todos os nossos processos e planejamentos foram revistos. O que dependia do físico passou para o online. Reuniões, treinamentos, recrutamento e seleção, tudo teve que ser reinventado. Se for para inumerar os desafios, as questões das restrições de horário de funcionamento das lojas está em primeiro lugar. Muitas cidades do Paraná e interior de São Paulo não estão conseguindo operar normalmente. Gerou uma concentração de clientes no mesmo horário e no mesmo dia. Acreditamos que quanto mais espaçamento no horário de funcionamento, menor será a aglomeração de pessoas. Outros desafios foram a segurança dos clientes e colaboradores, e a logística, que tivemos problemas no começo e já foi superado", ressaltou Ederson Muffato.

 

Koch falou da importância da atuação em mais de um canal de compra como uma vantagem no atendimento à população durante a pandemia. "Empresas que já atuavam com diferentes formatos, como a Koch, foram beneficiadas. Trabalhar com vários canais como supermercados, atacarejo, loja de vizinhança, e-commerce, facilitou nosso atendimento. Acredito que iremos voltar à normalidade, que teremos a vacina para essa doença, e sairemos da pandemia fortalecidos."

 

O presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto, elogiou a segunda edição da live Campeões do Ranking, e ressaltou o conhecimento gerado pelo evento. "Quanto aprendizado e experiência das duas famílias Muffato e Koch. Histórias bonitas, com identidade própria, mas com muita coisa em comum, e muito trabalho sempre. É uma satisfação estar conhecendo essas histórias e poder compartilhá-las com todo o nosso setor."

 

"Um papo sincero, que traz uma visão do que devemos seguir para nos transformarmos em uma empresa de ponta no setor. Tivemos uma aula com os nossos amigos supermercadistas durante essa live", destacou o primeiro vice-presidente da ABRAS, João Galassi.

 

Perspectivas

 

Ederson Muffato e José Edvaldo Koch citaram o avanço tecnológico gerado pela pandemia e a atuação do físico com o online como uma das principais tendências para os próximos meses no varejo. "A pandemia trouxe uma antecipação das tendências e tecnologias que já estavam em andamento. Tivemos que trazer os projetos de médio e longo prazo para o curto prazo, e percebemos que o consumidor está sabendo reconhecer isso, e quer a tecnologia. Quem não estava preparado teve que se adaptar."


"A tecnologia ajuda em todas as áreas e em todos os setores. Não dá para operar sem a tecnologia, personaliza oferta, reduz custo, aumenta produtividade, auxilia na operação e  na logístca, e gera informações para a tomada de decisão. Ela veio para ficar e vai continuar sendo cada vez mais uma ferramenta importante no nosso dia a dia. Nós, brasileiros, estamos aprendendo muito com essa pandemia. Nosso setor é essencial, dinâmico e não para."


O grupo Muffato já inaugurou quatro lojas, e reinaugurou seis unidades durante a pandemia, e prevê mais inaugurações até o final do ano. O Grupo Koch também continua com seu projeto de expansão, e projeta a abertura de mais cinco lojas ainda em 2020.

 


Patrocinadores

 

Durante a segunda edição da live Campeões do Ranking ABRAS 2020 o gerente de Vendas da Nestlé, Alexandre Fernandes, apresentou as novidades da empresa para o terceiro trimestre, que inclui novos sabores de biscoitos, chocolates, creme de leite, versões vegetais e orgânicas, entre outros. E falou da importância em patrocinar, mais uma vez, a live da ABRAS. "É uma oportunidade para trocarmos ideias e conhecimentos com os nossos parceiros e trazer nossas inovações. Temos muita admiração pelo trabalho e pela história de sucesso das redes Irmãos Muffato e Koch."

A Nestlé também patrocinou a primeira edição da live Campeões do Ranking ABRAS, representada pela gerente de vendas Natália Campos e pelo gerente KA, Alexandre Mioto, que aconteceu no dia 23 de julho.

 

A Elgin foi outra patrocinadora da segunda live dos Campeões do Ranking, representada pelo gerente de Negócios Ricardo Franceschini. Em sua participação ele destacou os serviços de automação da empresa para o setor supermercadista, como terminais de autoatendimento e consulta, etiquetas eletrônicas, verificadores de preços, checkouts tradicionais, linhas de balanças, entre outros. "É um orgulho participar da live da ABRAS, que representa um setor de grande importância econômica para o país, e que se mostrou compatível com as necessidades de consumo que surgiram na pandemia. Pelo Ranking ABRAS vimos que o nosso trabalho de trazer inovação que auxilia nas operações no varejo está dando resultados".


A terceira edição da live dos Campeões do Ranking ABRAS 2020 acontece na próxima quinta-feira, 13 de agosto. Em breve, mais informações do evento no site da ABRAS e redes sociais da entidade.

 

Clique aqui e faça o download do Ranking ABRAS 2020.

 


Comunicação Abras

 




Clipping Portal ABRAS


Últimas

» Nova lei regula depósito de benefício a quem teve salário reduzido e antecipa LGPD 18 de Setembro 2020, às 14h
» BC aperfeiçoa a regulamentação cambial 18 de Setembro 2020, às 14h
» TRT 1ª Região – Confira orientações sobre protocolo de classes processuais em segunda instância 18 de Setembro 2020, às 14h
» LEI 14.010/20 NÃO SE APLICA A PROCESSOS PRESCRITOS ANTES DE 10 DE JUNHO DE 2020 18 de Setembro 2020, às 14h
» TRT-RS alerta sobre o envio de e-mails falsos em nome da Justiça do Trabalho 18 de Setembro 2020, às 14h
» Seção de Direito Público lança publicação sobre uso da inteligência artificial nos tribunais 18 de Setembro 2020, às 14h
» 7ª edição da live Campeões do Ranking ABRAS reuniu executivos das redes Líder e CSD 17 de Setembro 2020, às 16h
» Comissão Mista da Reforma Tributária realiza debate com especialistas na sexta 17 de Setembro 2020, às 14h
» RESOLUÇÃO DE DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 422, DE 16 DE SETEMBRO DE 2020 17 de Setembro 2020, às 14h
» Receita Federal disponibiliza no e-CAC requerimento de adesão à transação tributária no contencioso administrativo de pequeno valor 17 de Setembro 2020, às 14h

Ver mais »