(299)
Jurídico
Apresentação
Membros do Comitê
» Notícias Jurídicas
 
Você está em:

Comitês

Projeto regulamenta compras on-line com cartão 09/05/2011 às 12h

A Casa Civil do Governo do Estado da Paraíba encaminhou à Assembléia Legislativa na manhã desta sexta-feira (06/05), mensagem que regulamenta a cobrança de ICMS nas compras feitas fora da Paraíba, pela Internet, Telemarketing e Showroom, por meio de cartão de crédito.

 

O governo justifica que a cobrança do imposto nas operações que destinem mercadorias ou bens a consumidor final, cuja aquisição ocorrer de forma não presencial tem por finalidade regulamentar disposições constantes no Protocolo nº 21, de 1º de abril deste ano, celebrado entre os estados do Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Raraima, Sergipe e Distrito Federal.

 

Acrescenta ainda que o imposto, nessas operações, será repartido entre o Estado de origem e de destino, das respectivas mercadorias ou bens.

 

O imposto devido a este Estado será obtido mediante a aplicação da alíquota prevista para operações internas, sobre o valor da respectiva operação, deduzindo-se os seguintes percentuais aplicáveis sobre base de cálculo utilizada para a cobrança do imposto na origem:

 

* 7% (sete por cento) para as mercadorias ou bens oriundos das regiões Sul e Sudeste, exceto do Estado do Espírito Santo;

 

* 12 (doze por cento) para as mercadorias ou bens procedentes das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e do Estado do Espírito Santos.

 

Ao estado de origem, caberá o imposto correspondente à aplicação da alíquota interestadual, sobre o valor da operação própria remetente.

 

O projeto do governo regulamentando a cobrança de ICMS nas compras feitas pela Internet, por meio de cartão de crédito, Telemarketing ou Showroom deve constar do expediente no Diário do Poder Legislativo da próxima terça-feira (10). Na seqüência, apreciado pela Comissão de Constituição e Justiça, e em seguida será apreciado e voto pelos deputados estaduais.

 

HERMES DE LUNA

Fonte: JusBrasil (09.05.11)




Clipping Portal ABRAS


Últimas

» Tentativas de fraude em nome da PGFN 27 de Novembro 2020, às 16h
» Consumidor que recebeu restituição do valor pago deve devolver veículo com defeito ao vendedor 27 de Novembro 2020, às 16h
» Novo rito para julgamentos administrativos de pequeno valor 27 de Novembro 2020, às 16h
» Receita e CNJ dão o primeiro passo para melhorar a eficiência do contencioso tributário 27 de Novembro 2020, às 16h
» Covid-19: divulgado calendário de pagamentos e saques do auxílio emergencial 27 de Novembro 2020, às 16h
» Projeto que altera a Lei de Falências segue para sanção 26 de Novembro 2020, às 16h
» TJRS – Justiça autoriza que shopping pague somente pela luz utilizada durante primeiros meses da pandemia 26 de Novembro 2020, às 16h
» Site da Receita Federal traz nova seção relacionada à regularização do CPF 26 de Novembro 2020, às 16h
» TJDFT aprova criação de vara exclusiva para cobrança do ICMS 26 de Novembro 2020, às 16h
» TJMG adota Juízo 100% Digital 26 de Novembro 2020, às 16h

Ver mais »