Comitê ABRAS de Prevenção de Perdas e Desperdício de Alimentos realiza reunião em SP

Leia em 4min

 

 

O Comitê ABRAS de Prevenção de Perdas e Desperdício de Alimentos realizou reunião no dia 26/4, na sede da entidade nacional, em São Paulo. Na oportunidade aconteceu a apresentação da Cartilha Prevenção de Perdas em Açougue e Supermercados, e foi discutida a realização do próximo Fórum de Prevenção de Perdas, marcado para o dia 15 de agosto, na capital paulista.

 

Durante a reunião também foi definida a volta da seção de Prevenção de Perdas da Revista SuperHiper, publicação oficial do setor supermercadista, que acontecerá a partir da edição de junho.

Os participantes do Comitê contaram ainda com apresentação do diretor geral de Prevenção de Perdas do Walmart Brasil, Jonathan Taylor, sobre a central de inteligência da rede, existente desde o começo de 2017, que monitora as lojas por meio de tecnologia avançada.

 

Taylor destacou também a importância da participação das redes de supermercados no Comitê ABRAS de Prevenção de Perdas e Desperdício de Alimentos. "Apesar de sermos concorrentes, o foco do Comitê é como diminuir as perdas no setor, e a integração com outros varejistas é fundamental, nos possibilita a troca de conhecimentos sobre boas práticas e compartilhar nossas experiências para ajudar no combate de um mal comum a todos."

 

Novas participações

 

Nesta última reunião, o Comitê ABRAS de Prevenção de Perdas e Desperdício de Alimentos contou com novas participações de profissionais das redes Jaú Serve, Veran, Hirota, e D'Avó, que falaram das experiências e das vantagens que o encontro proporciona aos participantes.

 

"Para prevenir as perdas é fundamental a conscientização das pessoas. É um processo que envolve desde o fornecedor até o cliente final, que às vezes, aperta ou amassa uma fruta, danifica uma embalagem, causando desperdício. O Comitê fortalece conceitos e enriquece a troca de experiências, é muito importante a participação de todos", destaca a controller do Jaú Serve, Lilia Coelho.

 

Para o diretor administrativo do Grupo Veran, Marcelo Alves de Freitas, também novato no Comitê da ABRAS, o maior desafio da prevenção está na capacitação. "Falta treinamento no setor e uma cultura de operação e prevenção dentro das empresas. Todos fazem parte da prevenção e não somente um departamento. O Comitê auxilia muito na troca de informações e nos mostra como podemos melhorar."

 

A importância da mudança de cultura também foi citada pelo supervisor de Prevenção de Perdas da rede Hirota, Ailton Silva Arcanjo, que estava participando do Comitê pela primeira vez. "Uma coisa é ter uma equipe que já conhece a importância da prevenção de perdas, a outra é estender isso para todos os colaboradores da empresa. A disseminação da cultura de prevenção é o mais difícil de incorporar dentro das companhias. O Comitê agrega ideias, nos traz cases, e nos ajuda a identificar o nosso patamar frente ao problema e o que precisamos para melhorar. É importante para nos engajar."

 

Visitando o Comitê também pela primeira vez, o analista da rede D'Avó Supermercados, Edivânio Rodrigues de Lima, destaca a dificuldade de conscientização dos profissionais de chão de loja em relação à prevenção de perdas. "É difícil fazê-los cumprir os processos da forma que é idealizado. A prática é diferente da teoria passada nos cursos e treinamentos. Acontecem muitos imprevistos, estamos coletando as informações dos problemas que tem acontecido para levar aos treinamentos, e o Comitê agrega nesse processo também".

 

Para a coordenadora do Comitê ABRAS de Prevenção de Perdas e Desperdício de Alimentos, Mônica Reimberg, convencer as pessoas da importância da participação nas reuniões para buscar soluções para o setor é o maior desafio do Comitê. "Independente de sermos concorrentes, os problemas são os mesmos, e as reuniões nos possibilitam buscar informações para tratarmos da prevenção de forma conjunta. Temos convidado as redes para participarem mostrando a problemática do varejo, e a relevância dos temas tratados no Comitê ABRAS de Prevenção de Perdas. O convencimento é um dos maiores desafios que a prevenção de perdas tem todos os dias e em qualquer lugar".

 

O Comitê ABRAS de Prevenção de Perdas e Desperdício de Alimentos, existente desde 2010, tem a finalidade de organizar e compartilhar práticas que tornem mais eficiente a proteção dos recursos humanos e patrimoniais das empresas supermercadistas. As reunião acontecem sob a supervisão do superintendente da ABRAS, Marcio Milan. Para participar, ligue para (11) 3838-4582 ou no e-mail karina@abras.com.br.

 

 

Redação Portal ABRAS

 

 


Veja também

Quem reduzir consumo de energia terá bônus na conta, diz secretário

Bônus será para quem economizar 10% de energia com relação a 2020   O Brasil passa pel...

Veja mais
Confaz prorroga até 31 de dezembro a isenção de ICMS sobre transporte no enfrentamento à pandemia

Convênios prorrogados também amparam empresas, autorizando que os estados não exijam o imposto por d...

Veja mais
Mapa estabelece critérios de destinação do leite fora dos padrões

PORTARIA Nº 392, DE 9 DE SETEMBRO DE 2021   Estabelece os critérios de destinação do le...

Veja mais
Empresa não deve indenizar por oferecer descontos apenas a novos clientes

Não há vedação legal para que fornecedores de serviços ofereçam descontos apen...

Veja mais
Justiça do Trabalho é incompetente para execução das contribuições sociais destinadas a terceiros

A 9ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ), ao julgar um agravo de petiç&...

Veja mais
Corte Especial reafirma possibilidade de uso do agravo de instrumento contra decisão sobre competência

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) acolheu embargos de divergência e reafirmou o entend...

Veja mais
Partidos questionam MP sobre remoção de conteúdo das redes sociais

Seis legendas buscam no STF a suspensão dos efeitos da norma assinada pelo chefe do Executivo federal.   O...

Veja mais
Consumo das famílias cresce 4,84% em julho, diz ABRAS

Cebola, batata e arroz foram os produtos com maiores quedas no período   O consumo das famílias bra...

Veja mais
Lei que prorroga tributos municipais na epidemia é constitucional, diz TJ-SP

Inexiste reserva de iniciativa de projetos de lei versando sobre matéria tributária, a teor do dispos...

Veja mais