(299)
Jurídico
Apresentação
Membros do Comitê
» Notícias Jurídicas
 
Você está em:

Comitês

ABRAS participa de debate sobre alimentos brasileiros na Jovem Pan 23/01/2017 às 12h

  

 

 

O superintendente da ABRAS, Marcio Milan, participou do debate "Alimentos Brasileiros: saúde, segurança e sustentabilidade" na sede da Jovem Pan, em São Paulo. Na oportunidade, Milan falou do Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos (RAMA), criado em 2012 pela ABRAS, para verificar os níveis de agrotóxicos dos alimentos comercializados nos supermercados.

O debate, que aconteceu no dia 14/12, foi conduzido pelo escritor e professor José Luiz Tejon, e contou também com empresários e representantes da cadeia de alimentos: Marcelo Brito, diretor executivo da Agropalma; Antonio Roque Dechen, presidente do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS); Giampaolo Buso, diretor da PariPassu, gestora técnica do RAMA; Edmundo Klotz, presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (ABIA) e Luis Madi, diretor Geral do Instituto de Tecnologia de Alimentos de Campinas (ITAL).

 

Na oportunidade os participantes discutiram a necessidade de trazer uma melhor comunicação ao consumidor em relação à segurança, saudabilidade e sustentabilidade do alimento, e destacaram também a importância da rastreabilidade nesse processo.

"Hoje os supermercados tem uma responsabilidade muito grande porque é o contato de toda a cadeia de alimentos que o consumidor tem. Nosso desafio é garantir que os clientes tenham a informação correta do que está levando para casa, se é saudável. E com o RAMA podemos comprovar que as frutas, verduras e legumes, estão dentro dos limites permitidos de agrotóxicos", destacou Milan no debate.

 

Os convidados também falaram da importância de um embasamento científico quando se trata dos males relacionados aos alimentos, principalmente em um mundo globalizado, o qual utiliza a internet como uma das principais fontes de informação, e aproveitaram para desmistificar algumas afirmações sobre alimentos processados, produtos industrializados, entre outros.

Clique aqui e confira o debate "Alimentos Brasileiros: saúde, segurança e sustentabilidade" da Joven Pan na íntegra.

 

RAMA
O Programa RAMA foi criado pela ABRAS em 2012, com o objetivo de verificar se os alimentos comercializados pelos supermercados apresentam agrotóxicos autorizados em níveis de resíduos dentro dos Limites Máximos (LMR) estabelecidos pela Anvisa. De abrangência nacional, o programa conta hoje com a participação de 40 varejos (que representam mais de 20% das vendas totais de FLV comercializados pelo setor no Brasil). No total, são 81 produtos monitorados (dos 290 rastreados) constantemente. O Programa RAMA conta com o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).


Redação Portal ABRAS

 




Clipping Portal ABRAS


 

Últimas

» Ministra nega substituição de depósito judicial tributário por seguro-garantia em razão da Covid-19 03 de Junho 2020, às 14h
» Projeto que incentiva doação de alimentos e refeições vai à sanção 03 de Junho 2020, às 14h
» Aprovada suspensão de reajuste de remédios e de planos de saúde 03 de Junho 2020, às 14h
» Exigência de comum acordo para ajuizamento de dissídio coletivo é constitucional 03 de Junho 2020, às 14h
» CMN regulamenta a sociedade de garantia solidária e a sociedade de contragarantia 03 de Junho 2020, às 14h
» Recibo de Férias: inibição durante o estado de calamidade pública 03 de Junho 2020, às 14h
» Governo publica MP que pode destravar crédito às pequenas e médias empresas 02 de Junho 2020, às 14h
» Prorrogada vigência de MP que cria linha de crédito para pagamento de salários 02 de Junho 2020, às 14h
» CNJ autoriza retomada de atividades presenciais a partir de 15 de junho 02 de Junho 2020, às 14h
» Com participação de advogados, Justiça deve manter julgamentos virtuais 02 de Junho 2020, às 14h

Ver mais »