(299)
Jurídico
Apresentação
Membros do Comitê
» Notícias Jurídicas
 
Você está em:

Comitês

ABRAS atua na segurança dos consumidores de ovos caipiras 19/12/2016 às 17h

Para garantir a qualidade e segurança dos consumidores de ovos caipiras, a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) participou da Comissão de Estudo Especial de Avicultura da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), para padronização do produto junto aos produtores, com o objetivo de evitar fraudes em relação à comercialização.

 

A Comissão, composta por representantes do governo federal, estadual, entidades de classe do setor e produtores, se iniciou em 2015. A Norma Técnica (ABNT NBR 16437:2016) sob o título Avicultura - Produção, classificação e identificação do ovo caipira, colonial ou capoeira já foi regulamentada, e pode ser adquirida no site da ABNT (clique aqui). 

 

De acordo com o superintendente da ABRAS, Marcio Milan, que participou da Comissão, para um ovo ser considerado caipira, é necessário seguir vários parâmetros na produção, que vão desde a criação das aves, manejo do animal, até a embalagem final. "O que vemos hoje no mercado é uma grande variedade de marcas sem uma padronização. O consumidor precisa saber se o que está levando é realmente autêntico, e essa normatização atesta a segurança do produto, por isso é tão importante", destaca.


Reuniões
Participaram das reuniões da Comissão inúmeras entidades de classe ligadas ao setor: Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Associação Paulista de Avicultura (APA), Associação Brasileira de Avicultura Alternativa (AVAL), Coordenadoria de Defesa Agropecuária do governo do Estado de São Paulo, Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA/MAPA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), Escola Superior de Agricultura Luís de Queiroz (ESALQ/USP), Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), Sistema de Inspeção Federal (SIF), União Brasileira de Avicultura (UBA) e WQS Certificações.

 

Também participaram das reuniões produtores como: Aviário Santo Antônio, BRF, Agrosen, Aurora Alimentos, Copacol, Frango Caipira do Campo, JBS Foods, Naturovos, Opta e Pluma Avícola.


*Ovos Caipiras
Os ovos considerados caipiras são provenientes de aves (galinhas) criadas em ambiente diferenciado, fora das gaiolas, que ficam soltas, ciscam, e possuem alimentação natural, além disso, também recebem complementação alimentar em forma de uma ração sem aditivos de crescimento nem antibióticos.

 

 


Redação Portal ABRAS

 




Clipping Portal ABRAS


 

Últimas

» Alesp aprova antecipação do feriado de 9 de julho para próxima segunda-feira (25) em SP 22 de Maio 2020, às 14h
» Câmara aprova regras diferenciadas para recuperação judicial de empresas durante pandemia 22 de Maio 2020, às 14h
» Atos de agentes públicos durante a pandemia devem observar critérios técnicos e científicos 22 de Maio 2020, às 14h
» Guedes estuda nova versão da Carteira Verde Amarela 22 de Maio 2020, às 14h
» Cláusula de impenhorabilidade inserida por doador de imóvel não se aplica à execução trabalhistac 22 de Maio 2020, às 14h
» Consumidora que cancelou bilhetes aéreos para a Europa será ressarcida dentro de 1 ano 22 de Maio 2020, às 14h
» Informações processuais podem ser obtidas por telefone ou e-mail 22 de Maio 2020, às 14h
» TRT-RS regulamenta realização de audiências por videoconferência 22 de Maio 2020, às 14h
» Presidente do STF restabelece efeitos da MP que reduziu contribuição a instituições do Sistema S 19 de Maio 2020, às 14h
» Governo sanciona com vetos lei que cria linha de crédito para micro e pequenas empresas durante crise do coronavírus 19 de Maio 2020, às 14h

Ver mais »