Volume de FLV rastreado no Programa RAMA cresceu 58% no primeiro trimestre

Leia em 5min

  

Coletiva de imprensa na sede da ABRAS para divulgar o Balanço do Programa RAMA

 

 

O Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos (RAMA), da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), apresentou crescimento de 58% no volume de frutas, verduras e legumes (FLV) rastreados no primeiro trimestre de 2016 na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com o Balanço RAMA apresentado hoje (31/5), em coletiva de imprensa na sede da ABRAS, em São Paulo.

 

O resultado é devido à adesão do Grupo Carrefour, segunda maior rede supermercadista do Brasil, no ano passado, de acordo com a PariPassu, empresa responsável pelas análises técnicas do programa.

Somente no primeiro trimestre de 2016 já foram rastreados 360,1 mil toneladas de FLV ante 227,5 mil toneladas do ano passado. O programa, lançado em 2011, monitora e rastreia no Brasil uma média mensal de 80 mil toneladas de frutas, legumes e verduras desde o ano de sua implantação.

 

"Até hoje, mais de 4 milhões de toneladas de alimentos foram rastreados desde o lançamento do Rama, apoiando a redução do uso de defensivos agrícolas (agrotóxicos) através da conscientização da cadeia produtiva e orientando a comercialização e o consumo seguro de alimentos, por meio do incentivo à adoção das boas práticas agrícolas e ao diálogo construtivo do setor", afirma Marcio Milan, vice-presidente da ABRAS.

 

Análise de resíduo
O balanço do Programa RAMA também destaca um aumento de 184% na quantidade de análises de resíduos no primeiro trimestre, na comparação com 2015.
Do primeiro trimestre de 2014 ao primeiro trimestre de 2016, o RAMA registrou aumento de 20% na evolução das conformidades das amostras, ou seja, nos resultados da qualidade do alimento, em relação aos resíduos de agrotóxicos.

"Realizamos um importante trabalho de conscientização do varejo e de todos os parceiros na cadeia de abastecimento sobre a importância desse programa para a saúde dos nossos consumidores. A nossa meta principal é ampliar a cobertura do programa, aumentando assim o monitoramento de FLV comercializado pelos nossos associados", destaca Milan, que é também responsável pela gestão do Programa na entidade.


Nova adesão
O Programa RAMA, lançado em 2011, tem 38 empresas participantes, entre grandes, médios e pequenos varejistas. O primeiro estado a implantá-lo foi Santa Catarina, com a parceria da Associação Catarinense de Supermercados (ACATS), que conta hoje com 22 supermercados atuantes. O segundo estado a implantar o RAMA foi o Rio Grande do Norte, com a parceria da Associação de Supermercados do Rio Grande do Norte (ASSURN), com trabalhos iniciados em 2012; e o terceiro estado foi Sergipe, com apoio da Associação Sergipana de Supermercados (ASES), que começou a implantação do Rama em 2014.

 

Grandes empresas como Angeloni, Bistek e Giassi, maiores redes de Santa Catarina, e Nordestão, a maior do Rio Grande do Norte, capitanearam a ampliação dos programas em seus respectivos estados; mas foi a entrada do Carrefour, segundo maior empresa do setor no País (Ranking ABRAS 2016), no início de 2015, que deu abrangência nacional ao programa da ABRAS, marcando a adesão individual das empresas ao mesmo (antes a adesão ocorria somente por estado, capitaneadas pelas associações estaduais de supermercados). Ainda em 2015 ocorreu a adesão da Coop - Cooperativa de Consumo, de São Paulo (15ª maior empresa pelo Ranking Abras 2016).

Neste final de maio, o programa ganhou mais uma importante adesão, a rede de varejo especializada em hortifrutigranjeiros, a Hortifruti, o que irá somar 39 empresas participantes do RAMA. Fundada nos anos 80, a rede conta com cerca de 400 lojas, concentradas nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo.

 

Números
O Programa RAMA, de abrangência nacional, conta com 38 redes supermercadistas participantes (que representam mais de 20% das vendas total de FLV comercializados pelo setor no Brasil). São números muito significativos:

- 360,1 mil toneladas de FLV rastreados no primeiro trimestre de 2016 (previsão de mais de 1 milhão de toneladas até o final de 2016).
- Mais de 4 milhões de toneladas de alimentos rastreados desde o lançamento do Programa RAMA
- 38 empresas (redes) varejistas participantes (até maio/2016).
- Que faturaram cerca de R$ 67,97 bilhões em 2015.
- Mais de 12,9 mil check-outs com participação efetiva no Programa.
- 3 associações estaduais atuantes (ACATS, ASES e ASSURN) e
mais 7 em processo de avaliação (APAS, ASSERJ, ACESU, ASMAT, ASPAS, ASBRA e AMAS).
- Total de 1.600 amostras realizadas de 2011 ao primeiro trimestre de 2016, utilizando o conceito de Cobertura Coletiva com compartilhamento de dados.
- Total de 290 produtos rastreados com informação do campo até o ponto de venda, por meio do código de rastreabilidade.
- 81 produtos monitorados (do total de 290 produtos rastreados), constantemente, sendo que o Programa PARA, da Anvisa, estabelece 25 itens para análise).

O Programa RAMA conta com a parceria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

 

ABRAS
A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) é a entidade representativa em âmbito nacional do varejo de autosserviço, setor responsável pela comercialização, no Brasil, de 83,7% de produtos alimentícios, de higiene, limpeza e congêneres. Com faturamento de R$ 315,8 bilhões (Ranking ABRAS 2016), o setor supermercadista no País representa 5,35% do PIB e gera mais de 1,85 milhão de empregos diretos, segundo a Relação Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho e Emprego (RAIS). Trata-se da mais importante atividade econômica de comércio, com 84,5 mil lojas no Brasil, que recebem cerca de 25 milhões de consumidores todos os dias.

 


Redação Portal ABRAS


Veja também

Quem reduzir consumo de energia terá bônus na conta, diz secretário

Bônus será para quem economizar 10% de energia com relação a 2020   O Brasil passa pel...

Veja mais
Confaz prorroga até 31 de dezembro a isenção de ICMS sobre transporte no enfrentamento à pandemia

Convênios prorrogados também amparam empresas, autorizando que os estados não exijam o imposto por d...

Veja mais
Mapa estabelece critérios de destinação do leite fora dos padrões

PORTARIA Nº 392, DE 9 DE SETEMBRO DE 2021   Estabelece os critérios de destinação do le...

Veja mais
Empresa não deve indenizar por oferecer descontos apenas a novos clientes

Não há vedação legal para que fornecedores de serviços ofereçam descontos apen...

Veja mais
Justiça do Trabalho é incompetente para execução das contribuições sociais destinadas a terceiros

A 9ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ), ao julgar um agravo de petiç&...

Veja mais
Corte Especial reafirma possibilidade de uso do agravo de instrumento contra decisão sobre competência

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) acolheu embargos de divergência e reafirmou o entend...

Veja mais
Partidos questionam MP sobre remoção de conteúdo das redes sociais

Seis legendas buscam no STF a suspensão dos efeitos da norma assinada pelo chefe do Executivo federal.   O...

Veja mais
Consumo das famílias cresce 4,84% em julho, diz ABRAS

Cebola, batata e arroz foram os produtos com maiores quedas no período   O consumo das famílias bra...

Veja mais
Lei que prorroga tributos municipais na epidemia é constitucional, diz TJ-SP

Inexiste reserva de iniciativa de projetos de lei versando sobre matéria tributária, a teor do dispos...

Veja mais