Congresso instala Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo

Leia em 4min 40s

*Por Susana Ferraz, de Brasília-DF


  

Em pé da esq.p/dir.Celso Maldaner (PMDB - SC), Alexandre Seabra (ABRAS), Afonso Hamm (PP - RS),Luiz Carlos Busato (PTB-RS), Walter Ihoshi (PSD - SP), Mauro Pereira (PMDB - RS). Sentados: Rogério Marinho (PSDB - RN), Manoel Dias (PMDB - PB), Laércio Oliveira (SD - SE)

 

 

Foi instalada ontem (9/4), na Câmara dos Deputados, em Brasília, a nova Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo, com o apoio de mais de 1/3 dos membros do Congresso Nacional. Na reunião de instalação da Frente, realizada no Plenário 15 da Câmara, com a presença de vários deputados, foram realizados os primeiros atos para a formalização da Frente.

 

 A iniciativa de criação de uma Frente Parlamentar, para tratar dos assuntos concernentes ao setor que representa 67,4% do PIB nacional e mais de 70% dos empregos formais, surgiu dos deputados Manoel Junior (PMDB/PB) e Rogério Marinho (PSDB/RN) ao perceberem que, mesmo com os números que o setor vem apresentando, mostra-se necessário um esforço contínuo para apresentar ao Congresso Nacional seus anseios e eventuais demandas.

Além disso, a Frente recebeu o forte apoio do deputado Laércio Oliveira (Solidariedade/SE), que abdicou da criação da Frente de Serviços, para que essa Frente fosse criada.

 

Contando com mais de 1/3 de adesões de parlamentares, dentre deputados e senadores, a Frente Parlamentar pretende colocar o Congresso Nacional em uma posição proativa na formulação de diretrizes que apoiem o setor, destacando-se dentre outras: simplificação da carga tributária, empreendedorismo, desburocratização, regulação dos meios de pagamento, estimulo à qualificação profissional, estabelecimento de acordos bilaterais de comércio e o fomento do consumo por meio do mercado de capitais.

 

"Como estamos tratando de um setor em constante interação com todas as camadas da sociedade, entendemos que se faz necessário acrescentar que a Frente estará apta a debater outros temas de interesse nacional, tais como: Terceirização de mão de obra, reforma política, crise hídrica, controle da inflação, medidas de ajuste da Economia", afirmou Mozart Vianna, ex-secretário geral da mesa da Câmara dos Deputados, que prestigiou a instalação da Frente.

 

O diretor de Relações Institucionais da ABRAS e diretor executivo da UNECS, Alexandre Seabra, participou ativamente da  formação da Frente junto aos deputados em Brasília, e destaca a importância do trabalho de vanguarda realizado pelos deputados Manoel Júnior e Rogério Marinho. “Foram dois meses de muito trabalho em que esses grandes líderes mobilizaram um grande número de deputados, convidando-os a participar ativamente da Frente, sensibilizando cada um deles da importância das demandas do setor de Comércio e Serviços. Os deputados de pronto reconheceram a força e a importância do setor de Comércio e Serviços, aderindo de imediato à Frente. Tenho certeza que o setor está hoje em muito boas mãos no Congresso Nacional, o que ampliará e muito suas oportunidades de crescimento”, afirma Seabra.

 

Apresentação da Frente

A apresentação oficial da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo, formada com o empenho da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e da União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (UNECS),  acontece no dia 28 de abril, durante o evento Ranking 2015, que será promovido pela ABRAS, com correalização da UNECS, em Brasília, para divulgar os principais dados do setor supermercadista no Brasil.

 

Coordenação Executiva da

Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo

 

Presidente

Dep. Manoel Junior (PMDB/PB)

 

Vice-presidente Executivo

Dep. Rogério Marinho (PSDB/RN)

 

Vice-presidente Institucional

Dep. Laércio Oliveira (Solidariedade/SE)

 

Vice-presidente Região Norte

Dep. Arthur Virgílio Bisneto (PSDB/AM)

 

Vice-presidente Região Nordeste

Dep. André Moura (PSC/SE)

 

Vice-presidente Região Centro-Oeste

Dep. Carlos Marun (PMDB/MS)

 

Vice-presidente Região Sudeste

Dep. Marcelo Aro (PHS/MG)

 

Vice-presidente Região Sul

Dep. Luiz Carlos Busato (PTB/RS)

 

 

Nota: A reportagem completa sobre a instalação da Frente no Congresso Nacional você verá em SUPERHIPER – Edição de Abril. Aguarde!

 

Conheça mais sobre a UNECS:

A União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (UNECS) é um grupo formado pela ABRAS e mais seis entidades: Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD), Associação Nacional de Materiais de Construção (ANAMACO), Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (ALSHOP), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL) e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Juntos, esses setores, que somam faturamento de cerca de 1 trilhão de reais, gerando mais de 10 milhões de empregos diretos, têm enorme  força coletiva para lutar pela melhoria da produtividade e competitividade das empresas. A UNECS foi criada em 12 de novembro de 2014 para atuar junto ao Congresso Nacional, aos órgãos públicos, e à sociedade no que diz respeito a temas de grande interesse setorial e nacional. 

 

 


* Susana Ferraz é assessora de comunicação da ABRAS, editora do Portal ABRAS, e diretora da Sete Estrelas Comunicação. 


Veja também

Quem reduzir consumo de energia terá bônus na conta, diz secretário

Bônus será para quem economizar 10% de energia com relação a 2020   O Brasil passa pel...

Veja mais
Confaz prorroga até 31 de dezembro a isenção de ICMS sobre transporte no enfrentamento à pandemia

Convênios prorrogados também amparam empresas, autorizando que os estados não exijam o imposto por d...

Veja mais
Mapa estabelece critérios de destinação do leite fora dos padrões

PORTARIA Nº 392, DE 9 DE SETEMBRO DE 2021   Estabelece os critérios de destinação do le...

Veja mais
Empresa não deve indenizar por oferecer descontos apenas a novos clientes

Não há vedação legal para que fornecedores de serviços ofereçam descontos apen...

Veja mais
Justiça do Trabalho é incompetente para execução das contribuições sociais destinadas a terceiros

A 9ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ), ao julgar um agravo de petiç&...

Veja mais
Corte Especial reafirma possibilidade de uso do agravo de instrumento contra decisão sobre competência

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) acolheu embargos de divergência e reafirmou o entend...

Veja mais
Partidos questionam MP sobre remoção de conteúdo das redes sociais

Seis legendas buscam no STF a suspensão dos efeitos da norma assinada pelo chefe do Executivo federal.   O...

Veja mais
Consumo das famílias cresce 4,84% em julho, diz ABRAS

Cebola, batata e arroz foram os produtos com maiores quedas no período   O consumo das famílias bra...

Veja mais
Lei que prorroga tributos municipais na epidemia é constitucional, diz TJ-SP

Inexiste reserva de iniciativa de projetos de lei versando sobre matéria tributária, a teor do dispos...

Veja mais