60% dos clientes vão manter hábitos das compras online nos supermercados

Leia em 1min 50s

E 37% dos consumidores que usam as mídias digitais para abastecer a casa valorizam a praticidade

 

Os gastos com compras de supermercados pela internet aumentaram 57% na pandemia. Além disso, 59% dos brasileiros pretendem continuar fazendo compras de mercado online depois que a pandemia chegar ao fim. Essas são algumas das constatações do estudo “Supermercado e Hábitos de Compras” realizada pela unidade de pesquisa da área de publicidade do UOL.

 

Segundo o levantamento, para 35% dos brasileiros, as despesas com compras de mercado online ficaram estáveis, ao passo que houve diminuição deste tipo de gasto somente para 8% dos entrevistados.

 

O estudo, realizado com o objetivo de compreender as transformações nos hábitos alimentares e de compras em supermercados durante a pandemia, ainda aponta que, entre o grupo que adquire itens de supermercado usando meios digitais, 37% das pessoas fazem isso porque é prático, 32% porque não querem ou não podem sair de casa por conta da pandemia e 29% dizem que optam pelas plataformas digitais porque elas têm promoções que valem a pena.

 

Compras a cada 15 dias

 

Com o distanciamento social, as compras online têm se tornado cada vez mais frequentes. Prova disso é que, entre as pessoas que já fizeram compras pela internet, 33% delas adquirem itens de supermercado por meios digitais pelo menos a cada 15 dias.

 

Ainda de acordo com o levantamento, os itens mais comprados pela internet são os alimentos não-perecíveis (38%), produtos de higiene e cuidados pessoais (37%), produtos de limpeza (31%) e alimentos perecíveis (26%). Além disso, a internet é o principal meio para buscar informações sobre dicas de alimentação, gastronomia e receitas para 75% dos entrevistados.

 

Os resultados do estudo, que também analisou os hábitos de consumo de quem prefere ir à loja física, foram obtidos por meio de um questionário online, com a participação de 500 pessoas responsáveis pelas compras de supermercado de sua casa, com 25 anos ou mais, de todas as classes e regiões do Brasil.


Redação SuperHiper 


Veja também

Supermercados: 6 a cada 10 clientes vão continuar fazendo compra online

Os gastos com compras de supermercados pela internet aumentaram 57% na pandemia. Além disso, 59% dos brasileiros ...

Veja mais
Transações bancárias pelo celular já são maioria no país

Crescem as operações com Pix e caem as feitas em maquininhas, segundo pesquisa divulgada pela Febraban. A ...

Veja mais
Mercadinhos de bairro focam na tecnologia e vendas sobem na pandemia

Pequenos varejistas foram obrigados a se modernizar rapidamente na pandemia, mesmo com a simples migração ...

Veja mais
Social Commerce: 74% dos brasileiros usam redes sociais para comprar

Neste novo hábito do consumidor, empresas constatam que maioria consome pelo Google Shopping, Instagram e Faceboo...

Veja mais
Comércio eletrônico deve crescer 32% em 2021, estima XP Investimentos

Em 2021, o comércio eletrônico deve continuar em alta, após o aumento exponencial no ano passado dev...

Veja mais
Supermercado Now cresce 503% base de clientes e planeja chegar a mais 7 cidades

Passado um ano da aquisição pela B2W Digital – dona das marcas Americanas, Shoptime, Submarino e Sou...

Veja mais
47% dos brasileiros têm comprado mais online desde o início da pandemia, revela Ipsos

O isolamento social a nível global por conta do coronavírus trouxeram mudanças significativas nos h...

Veja mais
Pagamentos com cartões movimentam R$ 2 trilhões em 2020, diz Abecs

Os pagamentos feitos pelos brasileiros com cartões de crédito, débito e pré-pagos chegaram a...

Veja mais
E-commerce brasileiro cresce 73,88% em 2020, revela índice MCC-ENET

O e-commerce segue em expansão no Brasil. No mês de dezembro de 2020, registraram alta de 53,83%, em rela&c...

Veja mais