92% dos clientes voltam a comprar quando passam por uma boa experiência de troca

Leia em 3min

A Ebit, que mede a reputação das lojas virtuais por meio de pesquisas com consumidores, realizou um levantamento para avaliar o quanto a experiência pós-venda influencia no processo de fidelização de clientes e descobriu que 92% dos clientes que realizam compras e precisam efetuar uma troca ou devolução de produto tendem a voltar para a mesma loja, se tiverem suas demandas supridas.

 

E-commerce precisa se adequar às demandas pós-venda

 

Infelizmente, a realidade do comércio online não é muito conivente com as demandas do consumidor brasileiro, principalmente no setor de moda, acessórios e vestuário em geral. De acordo com um estudo realizado pela startup Send4, 90% dos consumidores que adquirem produtos pela internet não voltam a realizar compras em sites que não oferecem, com clareza, um serviço de trocas e devoluções que seja fácil e simplificado.

 

Isso indica o quanto o e-commerce deve reconsiderar o tipo de atendimento prestado aos clientes no geral, e não apenas durante a pré-venda. De acordo com a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), em recente estudo, 96% dos comércios eletrônicos ainda não fornecem uma experiência adequada aos clientes, o que gera vários obstáculos para a fidelização deles.

 

Setor de moda e acessórios é o mais relapso

 

O segmento de moda, acessórios e vestuário em geral precisa redobrar os cuidados. Por se tratar de um setor que envolve diferentes modelos e numerações de roupas e sapatos, acaba tendo que lidar com constantes trocas e devoluções. A venda de produtos para vestuário, por se tratar de algo muito pessoal, tende a sentir mais esse impacto.

 

De acordo com a Send4, mais de 40% das trocas realizadas no segmento decorrem por erros de tamanho ou por cor inadequada, o que pode levar grandes lojas a perderem clientes, se o procedimento de logística reversa não for devidamente cumprido e não puder suprir as demandas dos clientes.

 

Otimização de processos como solução

 

Os e-commerces, além de melhorarem os processos de venda como um todo, devem dar atenção especial ao pós-venda, colocando-o no mesmo patamar de etapa fundamental para reter clientes. Isso porque conquistar um novo cliente pode ser até cinco vezes mais caro do que manter um antigo.

 

Com relação à área de vestuário e acessórios, a otimização dos processos de logística reversa, que podem envolver automação, tende a ser a melhor solução para tornar a experiência de compra mais confortável e satisfatória. Como prova disso, é possível citar as trocas ou devoluções realizadas pela plataforma da Send4 nos últimos 10 meses, que ultrapassaram os 25 milhões.

 

Em vista da (ainda) presente carência de procedimentos claros e facilitados para trocas ou devoluções de acessórios, roupas e sapatos, o consumidor busca, cada vez mais, lojas online que atendam às suas expectativas e tornem o processo mais confortável e satisfatório, garantindo a fidelização do cliente.

 

Yoga Distribuidora oferece cinta modeladora Yoga com garantia de troca ou devolução

 

A cinta modeladora Yoga já está bastante consolidada no mercado graças à tecnologia envolvida em sua fabricação, mas, muito além disso, a Yoga Distribuidora oferece aos seus clientes facilidades na hora da compra e também no caso de trocas ou devoluções.

 

Fonte: Terra

 


Veja também

97% dos consumidores pesquisam no e-commerce antes de visitar lojas físicas

A crescente integração entre os meios online e off-line tem acabado com as diferenciações ma...

Veja mais
Seis em cada dez internautas fizeram compras em aplicativos de loja

Os brasileiros vêm se rendendo, cada vez mais, às compras de produtos e serviços por meio de smartph...

Veja mais
Uma vitrine para o e-commerce

O Brasil tem hoje quase 90 mil lojas virtuais, que devem encerrar 2019 com um faturamento somado de R$ 80 bilhões...

Veja mais
Mais de 80% dos varejistas pretendem usar apps e QR Codes como meios de pagamento

A Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) estima que mais de 80% dos varejistas pretendem adotar aplicativos e Q...

Veja mais
Entrega em 24 horas é a nova cereja do bolo

Em busca do equilíbrio entre o tempo de distribuição do pedido e o preço final da mercadoria...

Veja mais
Internautas estão usando mais aplicativos e redes sociais para fazer compras

Os internautas brasileiros estão usando mais aplicativos e redes sociais para comprar. Segundo levantamento do SP...

Veja mais
Comércio eletrônico no Brasil cresce 12% no 1º semestre, diz Ebit|Nielsen

O comércio eletrônico no Brasil cresceu 12% no primeiro semestre ante mesma etapa de 2018, para 26,4 bilh&o...

Veja mais
Pequeno varejo deve investir em e-commerce e inovação para enfrentar concorrência

  O medo do consumidor brasileiro de utilizar a internet para fazer compras parece já fazer parte do passad...

Veja mais
Pesquisa mostra que e-commerce brasileiro cresceu 12% no primeiro semestre de 2019

Outro dado apontado pela pesquisa foi que cerca de 32% das transações foram realizadas por um dispositivo ...

Veja mais