Bancos médios devem atuar em nicho

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Novos participantes do mercado poderão explorar negócios como postos de gasolina e supermercados

 

Com o fim das exclusividades entre bandeiras e credenciadores, ninguém quer ficar de fora da abertura do mercado de cartões no Brasil. Empresas estrangeiras processadoras de cartões desembarcaram no Brasil e bancos se apressaram para pedir a licença das bandeiras para credenciar estabelecimentos comerciais para aceitar cartões. Circula no setor que Ibi, Tribanco e HSBC já teriam a licença para credenciar Master, mas a intenção ainda não teria saído do papel. “Santander e GetNet tendem e a se tornar, com o tempo, um concorrente de Redecard e Cielo no credenciamento em nível nacional”, avalia Álvaro Musa, da Partner Consultoria.

 

Para o especialista, outros novos entrantes irão atuar em nichos, ramos de negócios como o de postosde gasolina e supermercados. “Postos de gasolina, por exemplo, têm características muito específicas que justificam ter um credenciador especializado”, diz Musa. Segundo o consultor, há diversos bancos de médio porte interessados e se posicionar para atuarnesse segmento.

 

Exigências

 

A Visa só vai dar licença para credenciar estabelecimentos para a bandeira às empresas que sejam ou estejam ligadas a instituições financeiras, segundo Rubén Osta, diretorgeral da empresa do Brasil. Para Musa, essa é uma forma de barrar eventuais aventureiros que queiram entrar no mercado de credenciamento. Isso atrapalha, porém, a atuação de processadoras como CSU e Tsys, que apostam na parceria comvarejistas que estariam interessadas em entrar no negócio. José Renato Hopf, presidente da GetNet, no entanto, não acredita que isso seja economicamente atrativo, pois é um negócio caro e que precisa demuita escala.

 

Veículo: Brasil Econômico

 

 


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