Consumidor chegará mais rápido na 3D

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A tecnologia deverá ficar disponível antes de o padrão HD ganhar massificação

 

O consumidor brasileiro poderá dar um salto tecnológico, passando do padrão atual de TV, analógico ou digital, diretamente para a terceira dimensão (3D), sem chegar a usar aparelhos de alta definição (HD). A opinião é do vice-presidente executivo e diretor-geral da Discovery Networks LatinAmerica/ US Hispanic, Enrique R. Martinez. Além da parceria com
Sony e IMAX para lançar o primeiro canal 3D, a Discovery analisa a produção de conteúdo em 3D. “Será uma continuidade da nossa relação com o operador, que vai querer satisfazer seu assinante.” O primeiro canal 3D da parceria, com transmissão 24 horas, será lançado nos Estados Unidos, a partir de 2011. O prazo para o Brasil dependerá do planejamento dos operadores locais. A Net testa a transmissão e quer sair na frente.HD ganhar massificação

 

Ainda no começo, a tecnologia HD tem cerca de 500 mil assinantes na região latinoamericana. O Brasil, que decolou primeiro, tem cerca de 400 mil clientes do total, diz o diretor geral da Discovery Networks no país, Fernando Medin. O México foi pioneiro na realização de testes, mas precisou adiar o lançamento do serviço devido à crise econômica. A previsão deMartinez é de que omercado de TV latino-americano conquiste 4 milhões de clientes HD nos próximos dois anos (10% da base).

 

Sistema encarece pacotes Os canais HD deixam mais caros os pacotes do cliente de TV paga, com a aquisição do aparelho e conta mensal, o que retarda a adesão dos consumidores. Com o amadurecimento da tecnologia e maior demanda, o custo deverá cair, mas neste meio tempo a 3D estará disponível e poderá ganhar a preferência do público, ainda que mais cara.

 

A adesão ao HD na América Latina deve atingir só um percentual de clientes, inicialmente, mas Medin está otimista em relação ao mercado brasileiro: “Acredito que 2010 será muito bom para HD no país, principalmente devido à Copa do Mundo.” Eventos esportivos foram o gatilho para o crescimento da tecnologia na Europa.

 

A Discovery já lançou dois canais emalta definição durante 24 horas: HD Theather e TLC HD. As imagens podemser capturadas diretamente em HD. A produção em HD começou na empresa em 2001 e a migração da tecnologia ocorre há cinco anos. “Hoje, quase tudo é produzido assim, inclusive no Brasil”, afirma Martinez.

 

Veículo: Brasil Econômico


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