O que esperar da Inteligência Artificial em 2023?

Leia em 1min 50s

Não temos como negar que a hype tecnológica que encerra o ano de 2022 é a Inteligência Artificial, que pela primeira vez chegou ao dia a dia das pessoas. 

 

A chuva de fotos geradas pelo aplicativo Lensa e a quantidade de pessoas descobrindo novos usos para a Open.ai todos os dias, trazem luz a uma realidade que não pode mais ser negada: a Inteligência Artificial está entre nós e precisamos aprender a conviver com ela. 

 

Mas de olho nesse cenário, o que podemos esperar desse campo da tecnologia no ano de 2023? 

Bom, vou fazer um exercício de futurologia aqui e colocar as minhas apostas 

 

1 – Mais imagens geradas artificialmente 

Muito mais do que a tendência criada pelo app Lensa, muitos desenvolvedores correrão em busca do pote de ouro criado pelo modelo de negócio do aplicativo, que gerou centenas de milhões em apenas alguns dias após se tornado viral. Portanto, você pode aguardar diversos novos “Lensas” em 2023. 

 

2 – Protestos 

Não há como negar a qualidade dos textos gerados pelo Open.ai, e isso vai causar sim protestos por parte de redatores, escritores e editores que tentarão desqualificar o material produzido por IA. 

 

3 – Aceleração na programação 

Ferramentas como o Github Co-pilot e a Open.ai devem acelerar os processos de desenvolvimento de software, e os programadores que não aprenderem a utilizar a inteligência artificial no seu dia a dia poderão ficar obsoletos já em 2023. 

 

4 – Usos não imaginados 

A tecnologia, de forma geral, tende a não obedecer ao objetivo para qual foi criada e isso acontece na hora que ela encontra o grande público. 

 

O Instagram não era uma plataforma de venda, assim como o TikTok não era uma plataforma de música, mas o usuário é quem decide o que fazer com a tecnologia. 

 

Nesse sentido, a popularização da IA vai criar soluções que nem imaginamos, tudo isso graças à criatividade dos usuários que estão tendo contato com um novo mundo de possibilidades. 

 

Fonte: Rafael Franco


Veja também

40% dos brasileiros fazem compras quando interagem com anúncios

A média de interações dos brasileiros é maior do que a registrada no restante do mundo, em t...

Veja mais
WhatsApp dá mais um passo e apresenta mecanismo de comércio

App de mensagens vai atuar como “páginas amarelas”, viabilizando o varejo       O ...

Veja mais
Copa impulsiona vendas no e-commerce; saiba como aproveitar

R$ 91 bilhões: essa é a marca esperada para o segundo semestre do ano     Até o dia 18...

Veja mais
Tecnologia melhora a experiência dos clientes

Com checkouts inteligentes, os supermercados evitam filas – ainda mais comuns no final do ano – e garantem a...

Veja mais
Compras híbridas: tendência cresce com consumidor mais consciente

Estudo aponta que 60% dos consumidores preferem combinar a compra física e online     Desde as restr...

Veja mais
Em um mundo digital, supermercados físicos são essenciais

Estudo mostra que consumidores se baseiam em hábitos do mundo físico para definir suas lojas online prefer...

Veja mais
Tecnologia é fundamental para a retomada do setor industrial

Para isso, é necessário investir em processos, programas e pessoas   Dados recentes divulgados pelo...

Veja mais
Jovens preferem interação com robôs durante as compras

Ao contrário das gerações mais velhas, 60% dos consumidores jovens deixam a interação...

Veja mais
Amazon amplia uso de meios alternativos de compra

Pagamentos com a palma da mão e uso de comandos de voz avançam nas experiências de consumo promovida...

Veja mais