6 mudanças irreversíveis que a pandemia trouxe ao varejo

Leia em 2min 50s

Que algumas tendências e processos que estavam em caminho foram acelerados durante a pandemia todos sabem. Entretanto, há muitas outras variantes que surgiram para transformar estruturalmente o mercado.

Em conversa com o grupo NDEV, Marcos Gouvêa de Souza, fundador e diretor-geral do Grupo GS& Gouvêa de Souza, apontou algumas mudanças que serão permanentes no universo do varejo.

Sua chegada inclui uma adaptação do mercado, dos lojistas e também do consumidor, que ditará as novas formas de comprar.

1 – Home office permanente e economia de espaços

“Havia uma leve tendência de o home office crescer. Estimava-se que, em 21 anos, chegaríamos ao patamar que atingimos em três meses”, avalia Marcos, explicando que, com essa nova realidade, as empresas se deram conta de que é possível economizar espaço com escritórios menores e tornar a vida mais simples, sem horas gastas no trânsito, por exemplo.

2 – Mudança estrutural do mercado

Com um menor deslocamento de pessoas, que passarão mais tempo em casa, toda a estrutura do varejo mudará. “As pessoas mudarão o local em que fazem compras, usarão mais o delivery como alternativa de refeição, etc.”, completa o executivo.

3 – Reformulação de eventos e viagens

Sabe aquelas viagens de negócios ou feiras que reuniam milhares de pessoas? Isso deve ser bastante impactado. “Com as lives, conseguiremos promover eventos que, em vez de 2 mil pessoas, podem receber 10 mil, por exemplo”, explica Marcos. E isso trará um impacto direto sobre a indústria de hotéis, turismo, alimentação, entre outros segmentos.

4 – Mudança de perfil do consumidor

O consumidor DC (Depois do Coronavírus) será muito mais preocupado com a saúde, qualidade da alimentação, locais que frequenta, higiene e quanto tempo fica em um espaço. Tudo isso altera também o perfil de gastos da população, abrindo novas possibilidades de negócio em muitas áreas.

5 – Alteração de valores

“As empresas estão pesquisando, analisando, querendo entender para onde as coisas vão para se reposicionarem no que diz respeito a canais, produtos, embalagens, estratégia de distribuição e lojas”, conta Marcos. Agora, todos devem aprender a valorizar mais a questão de conveniência e proximidade.

6 – Nova rotina de trabalho

É quase unanimidade que estamos mais produtivos durante o período de quarentena. “Trabalhamos mais horas, perdemos menos tempo em deslocamento e há um senso de urgência que não havia no passado”, explica Gouvêa.

Soma-se a isso uma pressão para reduzir custos e elevar o faturamento – um desafio herdeiro do Agile Digital que deve alterar permanentemente a maneira de trabalhar.

Estima-se que o comércio eletrônico no Brasil possa chegar a R$ 100 bilhões de faturamento em 2020 – crescimento de 61,5% em relação a 2019. Adaptar-se a essa nova realidade é fundamental para sobreviver em um mundo que certamente não será mais o tempo – em todos os sentidos.

Outro ponto importante será o Direto ao Consumidor. Após esse período, ele será ainda mais acessível, já que marcas e fornecedores de produtos e serviços estarão ainda mais próximos do consumidor.

Mudança de cultura organizacional, agilidade e foco no consumidor serão primordiais nas companhias, sejam elas pequenas ou gigantes. Vale destacar que, com a proliferação de ofertas online, a concorrência aumenta e ganhará terreno quem prestar o melhor serviço e oferecer a melhor experiência de compra.


Fonte: Newtrade 


Veja também

Carrefour divulga relatório de sustentabilidade

O Carrefour divulgou nesta quinta-feira, 18, seu Relatório de Sustentabilidade referente a 2019. A empresa inform...

Veja mais
Nestlé testa equipamento que elimina embalagens em pontos de venda

A Nestlé começou a testar em lojas na Suíça um formato de venda em que o consumidor consiga ...

Veja mais
MMA abre Consulta Pública sobre reciclagem e reutilização de embalagem

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) abre amanhã (4) Consulta Pública sobre a proposta de Termo de C...

Veja mais
Piracanjuba doa mais de 50 mil litros de leite para entidades goianas e anuncia recursos

  O Laticinios Bela Vista, detentor da marca Piracanjuba, atento ao cenário de incertezas e instabilidade s...

Veja mais
Cinco produtos sustentáveis para comprar, economizar e ajudar o meio ambiente

Desenvolvidos para promover o consumo consciente, produtos sustentáveis ajudam a reduzir danos ao meio ambiente e...

Veja mais
Novos hábitos de consumo impulsionam o fim da era do plástico

A cada minuto cravado no relógio, há menos tempo para salvar o planeta. Todos os anos, 8 milhões de...

Veja mais
Procter & Gamble faz avanços significativos na reciclagem de plásticos

A multinacional norte-americana anunciou recentemente avanços significativos nos compromissos de sustentabilidade...

Veja mais
Minuto Pão de Açúcar de São Paulo passa a receber vidros para reciclagem

O desafio de descartar as embalagens de vidro após o consumo não é só uma tarefa do consumid...

Veja mais
A Coca-Cola colhe os frutos do investimento em embalagens retornáveis

A Coca-Cola Brasil começa a colher os resultados dos investimentos feitos no ano passado em embalagens retorn&aac...

Veja mais