As melhores opções para acabar com o plástico no planeta, segundo especialistas

Leia em 2min 40s

Os prejuízos ambientais causados pelo uso do plástico, principalmente os de uso único, os descartáveis, fizeram com que várias iniciativas fossem criadas para restringir o uso de canudos, sacolas e embalagens plásticas. No entanto, essas medidas dividem especialistas, pois algumas estão confundindo as pessoas e fazendo com que novos problemas sejam criados. Vamos saber quais são as trocas erradas e quais as alternativas sugeridas.

 

Um exemplo publicado na revista Pesquisa FAPESP é o de vendedores de coco no Rio de Janeiro que passaram a oferecer copinhos de plástico no lugar dos canudos de plástico que foram proibidos. Agir assim é "trocar seis por meia-dúzia" ou querer “tapar o sol com a peneira”. A ideia aqui é restringir o consumo do plástico e não substituir um pelo outro.

 

Já com relação às garrafinhas de água, ao contrário do que é sugerido, substituir o plástico por vidro não é uma boa ideia. Especialistas lembram que, além de destruir a fonte de matéria-prima advinda dos depósitos de areia, o vidro aumentaria a emissão de dióxido de carbono no transporte, pelo fato de ser um material mais pesado do que o plástico. A pesquisa ressalta a importância de avaliar a troca do plástico por outros materiais, considerando a pegada ambiental e energética de cada substituto.

 

Uma outra sugestão levantada é a implementação da logística reversa ou responsabilidade estendida, nas quais os fabricantes se responsabilizam por coletar as embalagens após o consumo e destiná-las para a reciclagem. Porém, a indústria do plástico discorda dessa alternativa argumentando que ela exime os consumidores dessa responsabilidade. Segundo eles, o ideal é manter a responsabilidade compartilhada, onde cada um faz a sua parte para evitar que o plástico continue a poluir o meio ambiente.

 

Soluções biodegradáveis

 

Já que o plástico tornou-se tão necessário na vida das pessoas, mas infelizmente causa muitos estragos, diversas empresas estão buscando soluções biodegradáveis para o meio ambiente. Dentre elas, as mais citadas na Pesquisa FAPESP foram:

 

·         Bioplástico - É feito com fontes renováveis de biomassa de origem vegetal (mandioca, milho e resíduos agrícolas). Devido à ação de fungos e bactérias, conseguem se degradar em até seis meses.

·         Plástico Verde (Braskem) - À base de cana-de-açúcar, captura cerca de 3,09 toneladas de CO2 a cada tonelada de resina produzida, contribuindo para a redução da emissão de gases do efeito estufa.

·         Filmes plásticos biodegradáveis - Feitos a partir de óleo de babaçu e da extração de pigmento de cúrcuma, são embalagens bioativas que contêm compostos fenólicos, com propriedades antioxidantes e antimicrobianas, o que ajuda na conservação dos alimentos.

·         PETase - Enzima que degrada o PET em 96 horas, transformando-o em pequenas moléculas, sem que sobrem partículas macroscópicas ou pedaços de plásticos.

 

Além dessas alternativas, pesquisadores e cientistas trabalham para desenvolver novos polímeros que possam ser degradados quimicamente à sua constituição molecular, para serem reutilizados na produção dos mesmos plásticos.

 

Fonte: GreenMe


Veja também

Projeto de lei proíbe sacola, prato, copo e talher de plástico

O Projeto de Lei 2928/19 proíbe a fabricação, importação e comercializaç&atild...

Veja mais
Momentive mantém logística reversa das embalagens de produto sustentável

Apesar da mudança na legislação de classificação de adjuvantes, empresa continua asso...

Veja mais
Comerciantes se adequam a lei que proíbe uso de canudos plásticos

A lei municipal que proíbe os estabelecimentos comerciais de Piracicaba de distribuir e usar canudos plást...

Veja mais
Responsabilidade ambiental em foco

Os projetos de lei em tramitação na Câmara Municipal de Manaus visando  proibir a distribui&cce...

Veja mais
Estabelecimentos comerciais terão metas de redução de sacolas plásticas

Os estabelecimentos comerciais do Estado do Rio terão um ano para reduzir em 40% o número de sacolas pl&aa...

Veja mais
Será o fim das sacolinhas plásticas?

O uso de sacolinhas plásticas está proibido desde 26 de junho, nos comércios do Rio de Janeiro. A p...

Veja mais
É difícil abandonar canudos de plástico

Raramente um produto de consumo foi tão difamado quanto o canudo de plástico. Como um símbolo do de...

Veja mais
A startup que está unindo gigantes mundiais ao redor das embalagens reutilizáveis

  A americana TerraCycle convenceu Procter & Gamble, Unilever, Nestlé, PepsiCo, Danone e Mondelēz a li...

Veja mais
Após lei, canudos plásticos ficam proibidos

A partir desta segunda-feira (15), o fornecimento e a utilização de canudos plásticos estarã...

Veja mais