Mais de 3 mil técnicos de manutenção de sistemas refrigerados foram capacitados no Brasil

Leia em 5min 10s

Cursos técnicos são parte do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH)  conduzido pelo Ministério do Meio Ambiente com apoio da Associação Brasileira de Supermercados e implementados pela Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ)

  

O Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH) avança no Brasil. Entre abril de 2014 e abril de 2016 foram capacitados 3.340 técnicos de refrigeração e ar condicionado em sete estados brasileiros nos Cursos de Boas Práticas em Refrigeração Comercial, que ampliam o conhecimento sobre técnicas de redução de vazamentos dos HCFCs com foco na preservação do meio ambiente. 


Segundo a consultora Stefanie von Heinemann, da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável GIZ - Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, além dos sete estados iniciais em que foram implementados os cursos (Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia, Amazonas, Goiás, Mato Grosso do Sul e São Paulo), a partir deste mês de maio mais três estados receberão os cursos: Tocantins, Mato Grosso e o Distrito Federal.


“Para efetivar os cursos contamos com a importante parceria de escolas técnicas, com excelentes professores”, diz Stefanie.  Um bom exemplo foi o trabalho realizado pelo Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Goiás, que está ministrando cursos nos três estados da região centro-oeste, no Distrito Federal e também no estado do Tocantins. Até abril deste ano, o Senai-GO realizou 698 cursos nos estados de Goiás e Mato Grosso do Sul.  

Também é importante destacar o trabalho do Instituto Federal da Bahia (IFBA), que capacitou 1.092 técnicos de julho de 2014 a dezembro de 2015, em cursos realizados na sua sede em Salvador e em diversas cidades do interior da Bahia.


Em outros estados, como São Paulo, onde a parceria com o Senai-SP foi concretizada em outubro de 2015, apesar do início dos cursos ocorrer mais tarde, em apenas seis meses foram capacitados 599 alunos, o que mostra o potencial de capacitação da instituição. 

Esses cursos, apostilados e com certificados de participação, totalmente gratuitos, fazem parte das ações previstas no Acordo de Cooperação Técnica assinado pelo Ministério do Meio Ambiente e a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), em 2013, que prevê a capacitação de 4.800 técnicos/mecânicos de manutenção até dezembro deste ano. Ou seja, já foi cumprida 69,6% dessa meta, com os 3.340 capacitações  realizados realizadas até abril.

 

Além dos cursos, o Acordo prevê ainda a implantação de sistema de controle e documentação (em fase de execução); projetos demonstrativos em cinco supermercados (dois em fase de execução); e a realização de campanhas de divulgação e conscientização do setor supermercadista (realizada constantemente via sites, revistas e eventos).


Fundo Multilateral


Todas as iniciativas do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH), como esses cursos, são financiadas com verbas do Fundo Multilateral para implementação do Protocolo de Montreal. 

A eliminação gradual do HCFC está prevista no Protocolo de Montreal, do qual o Brasil é signatário desde 1990, por ser este um dos fluídos que contêm substâncias destruidoras da camada de ozônio (esta camada protege a Terra contra a radiação ultravioleta emitida pelo sol).


Pelo Protocolo, os países em desenvolvimento, como o Brasil, congelaram o consumo e a produção dessas substâncias em 2013, conforme registros da média de consumo dos anos 2009 e 2010, e irão reduzir gradualmente seu consumo até a eliminação total dos HCFCs em 2040.

O consumo do HCFC-22 no Brasil é estimado em cerca de 9 mil toneladas por ano e cerca de 40% desse total, ou seja, cerca de 4 mil toneladas, ocorre nos equipamentos de refrigeração dos supermercados.

 

 Cursos de Boas Práticas em Refrigeração Comercial (PBH)


TOTAL DE CURSOS E ALUNOS CAPACITADOS*

 

Estado

Nº cursos

N° técnicos capacitados

Rio Grande do Sul

23

240

Minas Gerais

53

594

Bahia

83

1092

Amazonas

8

117

Goiás

43

538

Mato Grosso do Sul

10

160

São Paulo

43

599

Total

 

263

 

3340











 

 

 


* Dados referentes ao período de Abril de 2014 a Abril de 2016.

 

Novos cursos: 

 

Para inscrições nos cursos a serem realizados em Tocantins, Mato Grosso e Distrito Federal, ligue para o Senai – Goiás:

 

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Goiás

Prof.Wilson Pereira dos Anjos

Telefone: (62) 3235-8128

E-mail: wilsonvc.senai@sistemafieg.org.br

Mais informações:  http://www.boaspraticasrefrigeracao.com.br/cursos

 

 

Fonte: GIZ/Sete Estrelas Comunicação


Veja também

Fórum Internacional debate sustentabilidade da indústria de alimentos em São Paulo

Sustainable Foods Summit acontece de 29 a 30/6 na capital paulista. Evento reúne representantes da cadeia de alim...

Veja mais
Ambev realiza evento sobre cooperativas de reciclagem

A Ambev realizou, na última sexta-feira (13), o evento "Cooperativas de Reciclagem como Negócios Sociais" ...

Veja mais
São Francisco, na Califórnia, aprova lei de telhados solares

Metrópole obriga a instalação de painéis solares – para aquecimento de água ou ...

Veja mais
Iniciativa da CEAGESP ajuda supermercados a reduzir perdas de alimentos

Manuseio Mínimo preserva a qualidade das frutas e hortaliças frescas e dá segurança no consu...

Veja mais
ABRAS apresenta seus programas e ações de sustentabilidade na APAS 2016

Espaço Sustentabilidade da APAS 2016     Executivos da GIZ e do Senai SP passando ...

Veja mais
Inmetro lança programa sobre desempenho ambiental de produtos

                    ...

Veja mais
Começa coleta de eletroeletrônicos em SP

Projeto apoiado pelo MMA recolherá, em São Paulo, eletrônicos de pequeno porte, eletroportáte...

Veja mais
ABRAS divulga orientações sobre boas práticas na comercialização da carne bovina

       Na 32ª edição da APAS 2016 - Feira e Congresso de Ges...

Veja mais
Comércio aliado do meio ambiente

Há 20 anos, a Organização Mundial do Comércio (OMC) emitia sua primeira decisão numa ...

Veja mais