Sustentabilidade faz parte do plano estratégico de grandes empresas

Leia em 2min

Mais do que um cuidado com o meio ambiente, a sustentabilidade já faz parte da gestão estratégica das companhias. Empresas como Fibria, Unilever, Embraer, Ambev e Pão de Açúcar já conseguiram viabilizar economicamente seus projetos de sustentabilidade e colocam metas ambiciosas para os próximos anos. - Maior grupo exportador de celulose de eucalipto do Brasil, a Fibria criou até um indicador que mede os resultados das ações sustentáveis, o Índice de Desempenho Ambiental (IDA), que faz parte da composição da remuneração variável dos funcionários, segundo o gerente geral de Meio Ambiente Industrial da Fibria, Umberto Caldeira Cinque. "Por isso, monitoramos toda produção, porque uma multa pode reduzir os rendimentos", explica o executivo.

Há 20 anos, a Ambev criou um programa ambiental e há dois estabeleceu metas ambiciosas, planejando usar só 3,5 litros de água por litro de bebida produzida e reduzir em 10% a emissão de carbono até o fim de 2012. "Já reaproveitamos 99% dos resíduos e economizamos 65 milhões de litros de água em 2011", diz a analista de meio ambiente Renata Toledo. Na Unilever, o projeto "Visão", de 2009, estabeleceu que a empresa deveria dobrar de tamanho com metade do impacto ao meio ambiente até 2020. "Para isso, melhoramos governança, bonificação e relações sustentáveis de gestão, o que inclui desde a matéria prima até o produto final", explica a gerente de sustentabilidade, Lígia Camargo. Segundo ela, o tema é tão importante que já se tornou transversal, atingindo toda a companhia. O mesmo acontece na Embraer, segundo diretor de Estratégia de Meio Ambiente, Guilherme Freire. "O tema é visto como prioridade, avaliando o impacto que causamos", afirma. A Embraer recicla todo seu lixo, de 12 mil toneladas.

Essas empresas estavam entre as premiadas ontem, em São Paulo, com o Top Ambiental, promovido há 18 anos pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB). Quando criamos o prêmio essas questões estavam começando e vemos a evolução, entrando no planejamento", diz o presidente da entidade, Miguel Ignatios.

O Pão de Açúcar foi um dos destaques nessa evolução. Com suas lojas "verdes", a empresa avançou, estabelecendo a viabilidade do projeto, que custa 10% a mais que uma loja comum e com bom retorno. "Essas 6 lojas, construídas desde 2008, materializaram as ações do grupo', explica o diretor de relações corporativas, Paulo Pompílio. E mais 30 lojas devem ser reformadas dentro desse conceito.



Veículo: DCI


Veja também

Os supermercados e o interesse público

A população apoia a troca das sacolas descartáveis por sacolas reutilizáveis; não se ...

Veja mais
Feira pode abolir sacola plástica e dar a biodegradável

Sindicato dos feirantes estima adesão em 90% e cogita distribuir de graça as sacolinhas que se degradam no...

Veja mais
Maioria aprova fim das sacolinhas em SP

Datafolha indica que 57% são a favor do acordo que baniu o uso das embalagens plásticas nos supermercadosM...

Veja mais
Reciclagem de embalagens pode render US$ 100 mi às siderúrgicas

Há algum tempo a reciclagem tem sido menos um rótulo de comportamento politicamente correto para se tornar...

Veja mais
Sacolinhas de ouro

O assunto das sacolinhas de supermercado está parecendo plástico: não se degrada. Volto, portanto, ...

Veja mais
Fim das sacolas deve criar novo mercado

Presidente da Associação Paulista de Supermercados analisa os possíveis benefícios da medida...

Veja mais
Após supermercados, feiras querem banir as sacolinhas

Após os supermercados, agora as feiras livres também querem eliminar as sacolinhas plásticas em S&a...

Veja mais
Sacola é opção da mídia

  Veículo: Propaganda & Marketing...

Veja mais
Fantástico tira dúvidas do consumidor sobre sacolas plásticas

  Clique aqui e assista a reportagem do Fantástico   Esta semana supermercados em todo o e...

Veja mais