Varejo intensifica luta contra sacolas

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Para acostumar os paulistas com o fim da distribuição das sacolas plásticas nas lojas a partir de 25 de janeiro, as varejistas estão fazendo ações de conscientização para que os desavisados não sejam surpreendidos. Neste mês, a Associação Paulistas de Supermercados inicia campanha nas redes sociais para incentivar o uso das sacos retornáveis nas compras.

Apesar de cada rede ter sua estratégia seja com desconto para aqueles que não utilizam a embalagem ou ações como um dia sem sacola, a bandeira Extra, do Grupo Pão de Açúcar, foi mais incisiva. Vetou em mais 12 unidades da marca, totalizando 22, a distribuição das sacolinhas às quintas-feiras. Quem não tinha embalagem, pode comprar uma por R$ 0,20. Por enquanto, nenhuma loja da região participa do projeto.

O programa do Pão de Açúcar começou em julho e ainda está restrito à região metropolitana paulista. Não foi divulgado  quantas unidades já foram economizadas com a ação. A rede afirma que é "a primeira iniciativa para conseguirmos mudar o comportamento do nosso consumidor em relação às sacolas".

Para o diretor de sustentabilidade da Apas, João Sanzovo Neto, os consumidores estão vendo com bons olhos as ações que eliminam a distribuição gratuita das sacos. "As redes pequenas e médias também estão aderindo à iniciativa. No Interior, algumas fazem até sorteio de brindes entre os clientes que não usam a sacolinha", destaca.

Quando as embalagens saírem de cena, estima-se que o valor cobrado pelo plástico avulso será de R$ 0,19, assim como acontece em Jundiaí (SP), onde foi abolida a distribuição dos plásticos. Em oito meses, a prefeitura reduziu em 95% o uso desse material nas lojas. A previsão é que cada brasileiro utilize cerca de 59 sacolinhas por mês.

Sanzovo comenta que em janeiro as supermercadistas têm que estar preparadas, pois justamente na volta do feriado do aniversário da cidade de São Paulo. "Muitos consumidores serão pegos de surpresa. É preciso estar com bom estoque até que as pessoas se acostumem a usar ecobags, caixas de papelão, carrinhos de lona ou trazer a sacolinha de casa".

DESCONTO

Outras ações têm sido feitas como conceder desconto de R$ 0,03 àqueles que não usam sacolas a cada cinco itens comprados. Até agosto o Walmart pagou aos clientes R$ 1,7 milhão. E os que não usam  o plástico  têm caixa preferencial nos hipermercados. O Carrefour também realiza ações pontuais como o "Dia sem sacolas" e desde março de 2010 não fornece a embalagem em Piracicaba (SP).

São Bernardo lança programa de consumo responsável

Com objetivo de desenvolver a consciência do consumo responsável dos moradores, a Prefeitura de São Bernardo lançou em parceria com entidades setoriais do comércio e indústria o programa Escola Nacional de Consumo Responsável. A iniciativa quer trocar as sacolas plásticas por outras recicláveis e de maior qualidade e capacidade.

Os supermercadistas da cidade receberão sacolas específicas para materiais orgânicos e para recicláveis para que o consumidor consiga separar adequadamente o lixo em sua residência. Com uma embalagem mais forte, a tendência é que o uso das sacolinhas diminua.

VENDA

Parte das varejistas vendem sacolas retornáveis desde 2005. Os preços variam conforme a rede, mas em geral, custam entre R$ 0,12 e R$ 24 dependendo do modelo. As mais baratas são feitas de amido de milho e as mais caras são carrinhos que lembram os de feira, mas revestidos de lona.



Veículo: Diário do Grande ABC - SP


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