Empreendedores da Sustentabilidade

Leia em 3min 50s

Jovens empresários preocupados com a destinação correta de resíduos sólidos trazem para o Brasil a primeira Máquina de Venda Reversa (RVM). O equipamento norueguês chega com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da reciclagem. A Susten Trading [www.sustentrading.com.br], representante exclusiva no Brasil da marca norueguesa Tomra no Brasil traz para o mercado nacional a primeira Máquina de Venda Reversa (RVM), que utiliza tecnologia avançada para identificar, coletar e compactar diversos materiais recicláveis. A previsão é que seja instalada em pontos como supermercados, shoppings, metrôs, parques, faculdades e lojas de conveniência. A ideia de trazer este equipamento surgiu desde que os depois que os jovens empresários, Felipe Kurc (31) e Thiago Von Gal (30) passaram uma temporada em Berlim e conheceram a legislação alemã sobre os Depósitos de Sentido Único, que estabelece um retorno financeiro por cada produto comprado que for de material reciclável engarrafado (vidros, latas e plásticos). Diante disso, Kurc e Von Gal identificaram o potencial o equipamento. “Sou engenheiro de produção e sempre me interessei por reciclagem e sabia da importância desse processo, mas não sabia de que forma trabalhar com isso, explica Felipe Kurc. Já o empresário se emprenhou em trazer a máquina porque não há produtos semelhantes no Brasil. “Quando vi a máquina em Berlim, achei que era uma boa opção para o Brasil, já que aqui não existe produto semelhante”, afirma Thiago.

 

A RVM aceita desde latas de alumínio e metal, garrafas PET, plásticos, vidros e embalagens de produtos de beleza e de limpeza. Cada máquina recebe um tipo de programação para reconhecer qual resíduo será inserido e assim armazenado em diferentes compartimentos dentro da máquina, pronto para o transporte seletivo. “Como no Brasil não existe esta Lei, adotamos um sistema de que o invés do consumidor ganhar desconto na próxima compra do produto, ele leva suas embalagens usadas e depois de colocar no equipamento recebe um benefício que varia de acordo com a empresa que contrata o serviço”, comenta Felipe.

 

O equipamento norueguês vem de encontro a Política Nacional de Resíduos Sólidos brasileira em que empresas e diversos setores industriais deverão estabelecer ações efetivas para a destinação adequada dos itens produzidos com o sistema de logística reversa. Atualmente não existem máquinas com mesmo principio de reciclagem no Brasil nas quais os consumidores possam interagir com o equipamento. “O que temos hoje são apenas quiosques, juntamente com cooperativas de triagem dos resíduos. Por isso a idéia de trazer essa máquina para o Brasil. A previsão é que seja instalada em pontos como, supermercados, shoppings, metrôs, parques, (escolas), faculdades e lojas de conveniência”, comenta Kurc.

 

Com um investimento inicial de R$ 40 mil para importar a máquina, a Susten Trading tem previsão de comercializar dez equipamentos até o final de 2010, em São Paulo. Para 2011, o objetivos é chegar em outros estados com um total de 100 máquinas em todo País, com a previsão de faturamento R$ 850 mil. A empresa está capacitada para oferecer coleta de resíduos e dar treinamento aos seus clientes para o manuseio da máquina, sendo que os equipamentos podem ser customizados de acordo com o ramo de atividade da empresa. “A perspectiva para cinco anos é de crescer 45% ao ano”, ressalta Felipe Kurc.

 

Os sócios - Thiago Von Gal, 30 anos, é formado em administração de empresas pela FAAP. Participou de sua primeira sociedade aos 20 anos, em uma empresa de mídia exterior. Em 2006 vendeu 50% capital social para uma grande empresa de mídia e no ano de 2007 foi para Berlim com intuito de abrir uma agência de viagens online. Com a crise financeira em 2008, deixa o projeto da agencia, e começa a estudar idéias e oportunidades na Europa aplicáveis no Brasil. Foi quando surge a ideia de trazer as Reverse Vending Machines (RVMs) para o Brasil.

 

Felipe Kurc, 31 anos, é graduado em Engenharia de Produção pela FEI e pós graduado em administração de empresas pela FGV/CEAG. Mudou de ramo e ingressou no mundo do audiovisual, montando uma produtora de filmes. No começo de 2010 foi

 

Susten Trading – Empresa criada para representar a fabricante TOMRA no Brasil e oferecer soluções recicláveis para empresas de diversos. O serviço da Susten consiste no aluguel das máquinas, venda de mídia e coleta dos resíduos em parcerias com cooperativas. | www.sustentrading.com.br.

 
 

Veículo: Revista Fator Brasil


Veja também

Sacola dispara no Pão de Açúcar

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) registrou em 2010 a vendas de mais de 1,8 milhão de sacolas reto...

Veja mais
Novo serviço ampliará a coleta de embalagens

Pela Internet, consumidores poderão saber qual é o ponto de destinação mais próximo. ...

Veja mais
As sacolinhas no banco dos réus

Essa discussão não encara os grandes gargalos da gestão de resíduos e da poluiç&atild...

Veja mais
Fábrica "verde" da Leão Júnior completa um ano

Em um ano de funcionamento, recém-completado, a fábrica "verde" da Leão Júnior, primeira pla...

Veja mais
PET reciclado vai ser usado em 25% das garrafas da Coca-Cola

Produção deve começar em 2011, assim que a Anvisa, que já analisa outros pedidos, der o sina...

Veja mais
Consumidor aprova medida de proibição

Em 2007,mais de 70% das donas de casa diziam que sacolas plásticas eram o melhor meio de transporte de mantimento...

Veja mais
Ações do Grupo Pão de Açúcar buscam a sustentabilidade

"O projeto de decoração de Natal deste ano de 2010 foi idealizado para demonstrar o quanto as práti...

Veja mais
Boas práticas e desenvolvimento sustentável

O resultado da pesquisa Sustentabilidade Aqui e Agora, divulgada em São Paulo, no final de novembro, realizada pe...

Veja mais
Fundo Social de Solidariedade doa banners para a confecção de sacolas retornáveis

Sacolas ecológicas substituem as sacolinhas plásticas de supermercados   A primeira-dama e presiden...

Veja mais