Sacolinha 'oxibio' ganha espaço no mercado

Leia em 6min

Material se degrada em apenas três meses, mas tecnologia é cercada de polêmica

 

Lojas bastante conhecidas, como C&A, Riachuelo, Pernambucanas e Kopenhagen , passaram a adotar as sacolas oxibiodegradáveis - que se degradam mais rapidamente que as comuns, principalmente quando expostas ao sol.

 

Essas controversas sacolas são feitas a partir de combustíveis fósseis, como as convencionais - o que contribui para o aquecimento global -, mas recebem um aditivo que agiliza sua decomposição.

 

De acordo com Eduardo Van Roost, diretor da RES Brasil, empresa que produz o aditivo, as oxibiodegradáveis já tomam conta de cerca de 18% do mercado de sacolas e sacos. E, no mundo, são produzidas em um total de 92 países e "encontradas em muitos outros".

 

A sacola pode se desfazer em três meses - se estiver exposta a sol e calor - ou em 18 meses - se estiver guardada dentro de casa. As comuns levam dezenas de anos para desaparecer.

 

As empresas explicam nas próprias sacolas o motivo que as levou a adquirir as oxibiodegradáveis.

 

A Saraiva, por exemplo, escreve que a sacola é "ecologicamente correta" e que a empresa, dessa forma, ajuda "a preservar o meio ambiente".

 

A Fototica diz em seu saco plástico que "tem consciência da importância da preservação do meio ambiente". Também afirma que "o que antes levava 300 anos para se decompor" agora "passa a acontecer em bem menos tempo".

 

Apesar do sucesso no mercado, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e o Ministério do Meio Ambiente (MMA) não têm grande simpatia pelas sacolas oxibiodegradáveis.

 

A Plastivida, entidade que representa a cadeia produtiva do plástico, também é contra. "A polêmica surge toda vez que aparece um produto novo. Mas o sucesso dos oxibiodegradáveis se deve à perseverança nos testes. Acho que não existe um material tão testado. E eles não mostram toxicidade do produto", diz Van Roost.

 

Ele ressalta que o aditivo está em conformidade com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e hoje é usado também em embalagens de alimentos, como os pães do grupo Bimbo (que inclui as marcas Pullman e Nutrella).

 

Segundo a empresa, os plásticos e aditivos desaparecem por completo e sobram da degradação apenas água, pequena quantidade de CO2 e biomassa. Porém, assim como ocorre em relação aos plásticos convencionais, se houver tintas ou pigmentos nocivos ao meio ambiente eles vão permanecer na natureza.

 

Fragmentação

 

A campanha do ministério Saco é um Saco diz algo diferente: que o plástico com aditivo "apenas se fragmenta em pedaços menores, muito mais difíceis de conter que um saco plástico inteiro". E podem, assim, acabar se depositando em rios, ingeridos por peixes e outros animais.

 

Francisco de Assis Esmeraldo, presidente da Plastivida, chama o material de "engodo". "As pessoas pensam que a sacola sumiu. Mas, na verdade, ela continua na natureza, fragmentada e espalhada. É uma poluição que não te agride, porque você não enxerga, mas é muito mais grave."

 

A RES Brasil afirma que interesses econômicos motivam as críticas às sacolas oxibiodegradáveis. Mas Esmeraldo diz que, como as sacolas usam praticamente o mesmo material (com exceção do aditivo), para o setor em si a sacola não traz prejuízo. "Somos contra porque sabemos que, daqui a alguns anos, o problema ambiental vai aparecer."

 

A Plastivida considera que um benefício real ao ambiente virá somente com a redução do uso de sacolas. As campanhas de conscientização dos consumidores têm dado resultados: em 2007 foram usadas 17,9 bilhões de sacolas. No ano passado, o número caiu para 15 bilhões. "Nossa expectativa é chegar aos 14 bilhões neste ano", diz Esmeraldo.

 


Clientes elogiam lojas que usam material

 

Secretário adjunto de Meio Ambiente, porém, teme que o uso dessas sacolas deseduque a população

 

A gerente de marketing da Riachuelo, Marcella Martins de Carvalho, afirma que a adesão às sacolas oxibiodegradáveis ocorreu em 2008 em 100% das lojas da marca. "Fomos a primeira rede de varejo a fazer isso. A maior preocupação foi ambiental."
Segundo ela, a reação dos clientes desde então tem sido positiva. "Recebemos muitos e-mails elogiando a iniciativa. O mais curioso foi um cliente que levou a sacola para uma obra, testou para ver se realmente era oxibiodegradável e mandou uma mensagem elogiando a qualidade do produto", diz.

 

De acordo com Marcella, o preço não é mais elevado que o da sacola convencional. "Conseguimos uma boa negociação por causa do alto volume e o custo é equivalente aos das sacolas usadas anteriormente", explica.

 

O Walmart chegou a fazer uma experiência-piloto e quase adquiriu as oxibiodegradáveis, mas desistiu. Segundo Daniela De Fiori, responsável pela área de sustentabilidade da empresa, seria prematuro "abraçá-las" enquanto houver dúvidas sobre elas. O Walmart optou por dar ao cliente desconto de R$ 0,03 por sacola não usada e lançou um caixa preferencial para os consumidores que não as utilizarem em suas compras. A empresa tem como meta reduzir o uso de sacolas em 50% até 2013.

 

Enchentes. A energia gasta para produzir a sacola oxibiodegradável e a convencional é praticamente a mesma. E o receio de Casemiro Tércio de Carvalho, secretário estadual adjunto de Meio Ambiente, é de que essas sacolas passem a mensagem de que não há problemas em abusar do uso do plástico ou de jogá-lo no ambiente, já que ele se degrada. Isso porque a chuva pode vir antes de o material degradar, provocar um entupimento de bueiros e enchentes.

 

"Para a gente não interessa qual é a tecnologia que a pessoa vai usar. A questão é educar o consumidor e não causar um desserviço ambiental. Nosso foco na secretaria, por exemplo, é difundir o uso das sacolas duráveis, que podem ser de vários materiais como pano, juta", afirma Carvalho.

 


PARA ENTENDER

Como anda a polêmica

 

1.
Quais empresas
aderiram às sacolas oxibiodegradáveis?
C&A, Pernambucanas, Riachuelo, Fnac, Renner, Kopenhagen, Zara, Marisa, Casas Bahia, Saraiva, Fototica, Laselva e Bimbo, entre outras.

 

2.
Quem produz no Brasil o aditivo que faz a sacola se degradar?
A RES Brasil. Segundo a empresa, os testes mostram que o material não é tóxico e pode ser usado com alimentos.

 

3.
Quem faz ressalvas a esse tipo de sacolas?
O Ministério do Meio Ambiente critica o material na campanha Saco é um Saco (sacoeumsaco.com.br). Diz que a sacola se transforma em pedacinhos pequenos, difíceis de conter. Como ainda há dúvidas, é melhor adotar o princípio da precaução e não usá-la.

 


Veículo: O Estado de S.Paulo


Veja também

Recorde de reciclagem de EPS garante resultados positivos da destinação correta de resíduos

Volume corresponde à movimentação de 400 carretas com material que pode gerar novamente EPS e produ...

Veja mais
Regulamentação para resíduos sólidos

A Política Nacional dos Resíduos Sólidos, instituída pela Lei Federal nº 12.305/10, &ea...

Veja mais
Os bons tempos voltaram?

Por que empresas como Pão de Açúcar, Sony e Coca-Cola ressuscitaram produtos que tinham espaç...

Veja mais
Fruthos ajuda a recuperar a Mata Atlântica

Os sucos Fruthos, marca do Grupo Schincariol, desenvolve ação a favor da Mata Atlântica. É o ...

Veja mais
Construção verde ganha adeptos no País

Obras sustentáveis deixam de ser exclusividade de grandes empreendimentos e já englobam escolas púb...

Veja mais
Redução de sacolas

Até o final do ano, o Brasil terá reduzido em 3,9 bilhões o uso de sacolas plásticas desde 2...

Veja mais
Multas por recompra de embalagens são suspensas

Grandes indústrias de São Paulo que não cumpriram a obrigação legal de recomprar, reu...

Veja mais
Nova lei inibe o uso abusivo de sacolas plásticas

Os supermercados de Jundiaí, no interior de São Paulo, começam esta semana a cobrar R$ 0,19 por sac...

Veja mais
ONGs e setor privado buscam avanços em certificações ambientais

O crescimento do interesse das empresas por certificados que mostrem a responsabilidade econômica e ambiental de s...

Veja mais