Rede de supermercados promove projetos de responsabilidade socioambiental

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Cada vez mais as grandes empresas estão se atentando para questões ligadas à natureza, se conscientizando da importância de projetos de sustentabilidade para o seu negócio e não apenas como filantropia, procurando aliar lucros e sustentabilidade, conquistando assim, novos consumidores. Na semana do meio ambiente, que começou no dia 5 de junho - Dia Mundial do Meio Ambiente -, o assunto é divulgado em grande escala em todo o mundo, onde todos falam em consumo consciente, economia sustentável e preservação ambiental.

 

Em Mato Grosso, apesar de o movimento em direção à sustentabilidade ainda ser considerado pequeno, embora algumas empresas tenham se destacado com alguns projetos, a Rede Modelo, é pioneira em assumir um posicionamento socioecológico, obtendo visibilidade nacional por seus projetos desenvolvidos através do Programa de Responsabilidade Socioambiental - o Modelo Responsável.

 

A empresa pontua que “promover um desenvolvimento sustentável faz parte dos valores do Modelo”, uma empresa comprometida com os critérios do “comércio justo”. Foi com esse conceito que em 2007, o Modelo criou o Modelo Responsável. São mais de 10 projetos desenvolvidos através do Recicla Modelo, que apóiam e desenvolvem ações de responsabilidade socioambiental e utiliza recursos próprios para isso.

 

“Nós acreditamos que uma empresa socialmente responsável não é aquela que faz doações ou filantropia, e sim aquela que busca o equilíbrio entre os aspectos econômico, ambiental e social para chegar à sustentabilidade. Procuramos cuidar dos nossos resíduos, estabelecer relações comerciais com fornecedores que incorporaram, assim como nós, um posicionamento socioecológico. Essa é a forma de demonstrar nosso envolvimento e compromisso com o desenvolvimento integral e sustentado das cidades e do Estado onde atuamos", explica o presidente do Grupo Modelo, Altevir Magalhães.

 

Em 2009, a Rede Modelo foi inúmeras vezes premiada e certificada por sua postura sustentável, destacando-se nacionalmente. Entre os prêmios que recebeu estão o primeiro lugar em Inovação e Qualidade pela Revista IstoÉ Dinheiro publicado no anuário “As Melhores da Dinheiro 2009”, categoria Varejo Brasil. A empresa também recebeu do Conselho Regional de Administração (CRA-MT) e do Conselho Federal de Administração (CFA) o prêmio nacional Belmiro Siqueira de Administração 2009 modalidade “Empresa Cidadã”.

 

Alguns Projetos Socioambientais do Modelo

 

Sacolas

Todo papel, papelão e plástico do Modelo são destinados à reciclagem. E ainda existe a opção das sacolas retornáveis, uma alternativa prática e ecologicamente correta para os consumidores embalarem suas compras. As peças são produzidas pelas fiandeiras da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OCIP) Mato Forte, que utilizam embalagens originais dos produtos comercializados pelo próprio supermercado, como sacos de laranja, batata, cebola, açúcar, entre outros, e depois são comercializadas no Modelo.

 

Resíduos

O Modelo, desde 2003, destina suas sobras de frutas e verduras que perderam valor comercial, mas que continuam em bom estado para consumo para o Programa Mesa Brasil, em parceria com o SESC Mato Grosso. Somente no segundo semestre de 2008 mais de 148 mil pessoas foram beneficiadas em todo o Estado.

 

Só os restaurantes, lanchonetes e refeitórios do Grupo utilizam 7.080 litros/mês de óleo de cozinha, já os açougues somam um total de 11.480 Kg/mês de sebo e restos de carne por mês, todo esse resíduo é destinado ao reaproveitamento e transformação em biocombustível.

 

Mas o que fazer com os resíduos orgânicos? Numa parceria com o Espaço Vitória, do Instituto Centro de Vida, foi criado o projeto “Conexão Cheiro Verde”, em que os resíduos oriundos dos restaurantes, refeitórios e da seção de Frutas, Verduras e Legumes (FLV) das lojas Modelo Hiper Santa Rosa, Aeroporto, CPA III, Coxipó e Modelo Pantanal Shopping são recolhidos e depois transformados em composto orgânico para a produção de hortaliças.

 

O Modelo também fica responsável pelo fornecimento de bombonas e transporte até o local do projeto. O Espaço Vitória fica encarregado pelo pessoal necessário para desenvolver o processo e a área para compostagem. A previsão é que até dezembro deste ano o projeto atinja todas as lojas de Cuiabá e Várzea Grande. Ao todo são diretamente beneficiadas 40 famílias que integram o conjunto de ações socioeducativas do projeto Espaço Vitória.

 


Veículo: Site Olhar Direto


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