Veran implementa primeiro delivery zero carbono da América Latina

Leia em 2min 10s

 

O projeto entra em atividade no momento em que a rede registrou crescimento de 300% da operação do delivery no último ano

 

 

 

A rede paulista Veran Supermercados iniciou nesta quinta-feira (22) uma jornada para eliminar a emissão de carbono (CO2) em seu sistema delivery. A empreitada conta com a parceria da Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, empresa especializada em neutralização de carbono. A expectativa é neutralizar, num primeiro momento, o equivalente a 5.500 kg de CO2. De acordo com a rede, trata-se de uma iniciativa pioneira no varejo supermercadista da América Latina.

 

O dióxido de carbono é responsável por cerca de 60% do efeito estufa que é lançado no meio ambiente de diversas formas, entre elas pela queima de combustíveis que abastecem veículos. De acordo com a Eccaplan, o setor de logística representa, aproximadamente, 30% das emissões de CO2 do Estado de São Paulo, e esta iniciativa do Veran é essencial não apenas para mensurar, reduzir e compensar as suas emissões, mas principalmente para engajar seus clientes e o setor varejista nesta importante ação ambiental.

 

O presidente da rede, Sandro Benelli, explica que o projeto da neutralização do carbono era um desejo antigo da administração e que ganhou vida após estudos de mercado mostrarem a eficiência da iniciativa. O projeto entra em atividade no momento em que a Rede Veran registra crescimento de 300% da operação do delivery no último ano.

 

“As emissões de carbono da nossa frota são pequenas se comparadas a outras grandes empresas de entregas de mercadorias, alimentação e transporte de passageiros que atuam no mundo, mas nem por isso podemos deixar que essa conta acumule. A expectativa é que o serviço de delivery se mantenha em crescimento e diante desse fato assumimos o propósito de zerar a emissão de CO2 nas entregas do sistema de delivery próprio. Queremos reduzir drasticamente os impactos ao meio ambiente e acredito que essa seja a principal estratégia para o ponta pé inicial”.

 

Para o presidente da Eccaplan, Fernando Beltrame, o processo de zerar as emissões de carbono é obtido por meio de uma conta simples: a rota do delivery é monitorada e toda a mercadoria transportada é pesada. Com esses dados é possível conhecer a emissão de carbono proporcionais a cada entrega.

 

“Por meio do sistema Frete CO2 Neutro, geramos ao cliente um relatório com a quantidade de CO2 da sua entrega. O Veran ou o cliente compensam este impacto ambiental com o apoio financeiro a projetos ambientais certificados, que possuem créditos de carbono. Um dos projetos apoiados será o de Preservação Florestal Maísa, localizado no Pará, bioma Amazônico, que evita o desmatamento da região e valoriza a floresta em pé”.

 

Fonte: Redação SuperHiper

 


Veja também

Condor reinaugura loja histórica da rede

 Com 41 anos de operação, unidade foi modernizada com aporte de R$ 2.5 milhões  &nbs...

Veja mais
Tirol registra salto expressivo em categorias de alto giro

 Desempenho positivo é atribuído ao aumento da demanda e da capacidade produtiva da companhia &n...

Veja mais
PIB cresce 1,4% em fevereiro, segundo cálculo da FGV

 PIB do primeiro bimestre de 2021 foi de R$ 1,367 trilhão. Resulta sinaliza continuidade na recuperaç...

Veja mais
Savegnago lança novo conceito de loja a anuncia plano de expansão

 Novas reformas e inaugurações estão no planejamento da companhia, incluindo a entrada em uma ...

Veja mais
Grupo Eataly busca novo sócio no Brasil

 Após aporte dos atuais acionistas na pandemia, companhia quer avançar com novas unidades no pa&iacut...

Veja mais
Intenção de consumo das famílias volta a cair em abril

Indicador tem o menor nível desde novembro de 2020 e, de acordo com a CNC, resultado também reflete pior m...

Veja mais
Brasil se mantém no topo da reciclagem de latas de alumínio

No ano passado, índice de reciclagem de latas para bebidas alcançou 97,4% Apesar das dificuldades enf...

Veja mais
Setor supermercadista distribuirá cartões de compra de alimentos

 Objetivo é auxiliar famílias vulneráveis. Cartões no valor de R$ 100 poderão se...

Veja mais
Vendas do Carrefour Brasil somam R$ 18 bilhões no 1º trimestre, alta de 15%

 Companhia afirma que houve forte crescimento de vendas em meio a um cenário desafiador e destaca fatores co...

Veja mais