Lucro do Assaí será bem superior ao do GPA, calcula XP

Leia em 2min 50s

Previsão refere-se ao desempenho do segundo trimestre. Conheça os fatores que impactaram a bandeira atacadista neste período

 

Os resultados do Assaí (ASAI3) devem vir muito mais fortes que sua antiga controladora, o Pão de Açúcar (PCAR3), no segundo trimestre, calcula a XP Investimentos em relatório enviado a clientes e obtido pelo Money Times.

Segundo a corretora, os supermercados terão números mais amenos enquanto o atacarejo será o grande destaque.

 

“Os consumidores continuam comprando no atacarejo, o canal não possui varejo não-alimentar e o B2B (bares, restaurantes, transformadores e utilizadores) deve comprar mais à medida que a reabertura e vacinação aceleram”, aponta.

 

Os analistas Danniela Eiger, Gustavo Senday e Thiago Suedt calculam um lucro de R$ 281 milhões para o Assaí, alta de 50% ante o mesmo período do ano passado, contra R$ 42 milhões do Pão de Açúcar, baixa de 91%.

As vendas do Assaí devem crescer 22%, devido à sólida expansão de SSS (vendas mesmas lojas) em 10% combinada à expansão e maturação de lojas, apesar da base de comparação difícil.

 

“Ao contrário de outras empresas do setor, esperamos ver expansão na margem bruta para 16,5% com expansão da margem Ebitda Ajustado de 0,9 ponto percentual para 7,3%, devido à alavancagem operacional”, destacam.

 

Por outro lado, o Pão de Açúcar apresentará cifras mais fracas, com queda no faturamento de 4,5%, dada a base de comparação forte do último ano e as restrições contínuas da Covid-19 em termos de horário disponível nas lojas.

 

O SSS deverá terminar o período no vermelho, a 7,4%, com vendas líquidas de R$ 6,6 bilhões.

“Quanto à operação do Éxito, estimamos vendas em R$ 5,4 bilhões e Ebitda ajustado de R$ 407 milhões”, completam.

O Assaí divulga seus resultados no dia 27 de julho e um dia depois é a vez do Pão de Açúcar.

 

Mateus deve se sair bem enquanto Carrefour terá resultados mistos

Na visão da XP, outra empresa que entregará resultados fortes é o Grupo Mateus (GMTA3), com lucro com vendas crescendo 22% no ano e 12% no trimestre.

Apesar disso, o lucro deverá cair 30%, a R$ 136 milhões, devido a base de comparação forte.

 

“Esperamos ver o Ebitda em R$ 169 milhões com margem de 4,8% (-3,1 p.p.), muito explicado por impactos pontuais da migração de seu centro de distribuição para o Pará, que obrigou a empresa a encerrar toda a operação em Belém e incorrer em despesas trabalhistas”, dizem.

No caso do Carrefour (CRFB3), os números serão mistos, com as vendas crescendo 14% no ano e 10% no trimestre.

 

“O principal destaque do resultado deve ser o Atacadão, já que as vendas mesmas lojas deve crescer 14% , levando a uma alta de receita de 24% dada a expansão de lojas e conclusão das conversões de lojas do Makro”, argumentam.

 

A margem bruta permanecerá pressionada, visto que a empresa continua com a estratégia de ser mais competitiva, enquanto a margem EBITDA ficará em linha com o primeiro trimestre, “embora abaixo em 1,4 ponto percentual”.

Pelos cálculos, o lucro do Carrefour caíra 28%, para R$ 489 milhões.

 

Fonte: MoneyTimes


Veja também

TJ-PB vai permitir pagamento de custas judiciais pelo Pix

A partir de setembro, o pagamento de custas judiciais do Tribunal de Justiça da Paraíba, que antes era fei...

Veja mais
Rede gaúcha abre sua 41ª loja na Região Metropolitana de Porto Alegre

Companhia direcionou R$ 5,5 milhões para a unidade e agora ocupa 16 cidades gaúchas   A rede UniSup...

Veja mais
Carrefour e CUFA lançam estágio e graduação para pessoas negras da periferia

Selecionados terão até 80% dos estudos cobertos e uma vaga de estágio da companhia   Com o o...

Veja mais
Expansão de rede mineira de atacarejo abrange 3 lojas

Primeira unidade já está funcionando em Belo Horizonte e as próximas duas serão abertas em S...

Veja mais
Amazon quer dobrar venda online de alimentos em cinco anos

Conheça as projeções traçadas por analistas em relação ao faturamento desta gi...

Veja mais
Pão de Açúcar e Extra ativam novo sistema de pagamento no e-commerce

Modernização implementada nas operações virtuais visa oferecer mais conveniência aos c...

Veja mais
Carrefour Brasil anuncia saída do CEO Noël Prioux

Cargo será assumido por Stéphane Maquaire, que atualmente lidera a operação do Carrefour Arg...

Veja mais
Grupo Pereira ajuda colaborador a correr atrás dos seus sonhos

Rede incentiva funcionários a fazerem cursos internos para rapidamente subir na empresa, indo de empacotador a ge...

Veja mais
Em menos de um ano, grupo Koch inaugura dois atacarejos em Brusque

A segunda unidade da bandeira Komprão Koch Atacadista recebeu investimentos de R$ 20 milhões e foi constru...

Veja mais