Rede Pague Menos investe na segurança dos funcionários para prevenir acidentes

Leia em 3min 30s

Para evitar que acidentes de trabalho aconteçam, a Rede de Supermercados Pague Menos investe na segurança dos funcionários com treinamentos e os incentiva a usar equipamentos de proteção individual, entre outras medidas. "Houve uma época em que o varejo não exercia essa cultura de segurança, que sempre foi mais abrangente em indústrias. Porém, hoje já é reconhecido que a segurança é importante em todos os seguimentos empresariais. No setor supermercadista há um grau de risco menor que em áreas industriais. Mesmo assim, acreditamos que se nossos colaboradores se sentirem mais seguros dentro do local onde exercem suas atividades, trabalharão mais felizes, gerando mais engajamento e sentimento de pertencimento", explica Josiane Marinho, gerente de Segurança do Trabalho, Manutenção e Meio Ambiente.

Segundo ela, os responsáveis pela Segurança do Trabalho da rede fazem visitas periódicas às lojas: "Trabalhamos com um sistema de gestão, chamado de Farol de Segurança, com vistorias e orientação, pontuando o que está conforme e não conforme, a fim de manter um plano de ação eficaz. Além disso, desenvolvemos campanhas com treinamentos diferenciados para as Brigadas de Incêndio, incluindo exercícios de campo e simulações de incêndio. As pessoas designadas ao setor, chamado ‘Sou Líder em Segurança’, também passam por treinos específicos para essa importante função. Utilizamos muito de ramificação para atribuir conhecimento nas equipes".

Essas preparações são adequadas às Normas Técnicas vigentes de Segurança do Trabalho. "Empoderamos os gerentes das lojas a conversarem sobre o assunto com a sua equipe. Em todas as lojas, temos a CIPA e a Brigada, que são extremamente atuantes nas orientações e cobranças, demonstrando o cuidado necessário com o próximo", destaca Josiane Marinho.

Recentemente, o departamento de Segurança do Trabalho da Rede de Supermercado Pague Menos realizou uma premiação em algumas lojas, que completaram 365 dias sem acidentes, uma delas chegou ao impressionante registro de 730 dias sem incidentes. "Isso é uma grande vitória, pois demonstra que, nosso esforço está dando resultados excelentes e estamos no caminho certo. Até outubro deste ano, reduzimos em 44,47% os números de acidentes se comparado a 2019. O segredo está no apoio da alta direção, no engajamento das equipes e na gestão aplicada em diversos treinamentos e campanhas", completa.

"A meta será sempre zerar o número de acidentes, e ainda que alguns especialistas defendem que a segurança não deve ser medida pela quantidade de acidentes, mas sim por conceitos mais amplos e mais detalhados, eu acredito também que sempre devemos comemorar nossos micro resultados, pois se melhorarmos todos os dias 1%, em 365 dias estaremos 365% melhores", salienta Josiane Marinho.

Nas premiações nas lojas Pague Menos que atingiram as metas de segurança no trabalho, houve uma comemoração com almoço especial, entrega de troféu, filmagem no local e entrega de botons simbolizando a medalha dos participantes. "O reconhecimento é merecido, já que todos os dias, alguém está falando de segurança, fazendo os DDS (Diálogos de Segurança), fazendo checklist, orientando, observando e aprendendo. Infelizmente no sistema de ensino brasileiro, observamos a não existência de uma matéria especifica para a educação de segurança. Ainda não é uma cultural no Brasil olhar para a segurança, por isso as empresas do país possuem um desafio muito grande, que é de formar os colaboradores, com conceitos de segurança e ambientais" finaliza.

Sobre a Rede de Supermercados Pague Menos

Inaugurada em 1989, a Rede de Supermercados Pague Menos está entre as 10 maiores empresas supermercadistas do Estado de São Paulo, conforme ranking ABRAS. Atualmente, possui 29 lojas em funcionamento nas cidades de Americana, Araras, Artur Nogueira, Boituva, Campinas, Hortolândia, Indaiatuba, Limeira, Nova Odessa, Paulínia, Piracicaba, Santa Bárbara d’Oeste, Salto, São Pedro, Sumaré e Tietê. A empresa possui também uma Sede Administrativa e um Frigorífico, instalados em Nova Odessa, e um Centro de Distribuição em Santa Bárbara d’Oeste. Com mais de seis mil colaboradores, segue em constante expansão. A fórmula do bom atendimento, somada aos produtos de qualidade e preços imbatíveis, faz da varejista sinônimo de qualidade, ECONOMIA, comodidade, competência e variedade. Supermercados Pague Menos faz sua vida melhor!


Fonte: Amanhecer 


Veja também

‘Natal Prezunic Conectados’ vai sortear celulares e vales-compras

  Clientes que utilizam o App Prezunic para obter descontos nas lojas do supermercado...

Veja mais
Super Nosso fatura com a Black Friday

O Grupo Super Nosso registrou na semana do Black Friday um crescimento superior a 250% em seu e-commerce, com rela&ccedi...

Veja mais
Bahamas investe na abertura de lojas

O Grupo Bahamas, com sede um Juiz de Fora, na Zona da Mata, mesmo com os desafios impostos pelas medidas de isolamento s...

Veja mais
BH inaugura nesta semana

Na próxima quinta-feira (03), o supermercados BH abrirá mais uma unidade em Belo Horizonte, capital de Min...

Veja mais
Chilena Cencosud prepara abertura de capital de filial brasileira

A rede supermercadista chilena Cencosud se prepara para fortalecer sua presença no Brasil. Na sexta-feira (27), a...

Veja mais
Supervarejista reinaugura Supermercado Pio XII em Belo Horizonte

A central de negócios Supervarejista reinaugura nesta quinta-feira, 3 de dezembro, o Supermercado Pio XII, em Bel...

Veja mais
Campinas ganha terceira loja no formato Enxuto Aqui

O Enxuto Supermercado inaugurou a sua terceira loja de conveniência de rua em Campinas (SP), desse vez em Bar&atil...

Veja mais
Consul Supermercados amplia número de lojas em Ipatinga (MG)

Bairro Iguaçu em Ipatinga é a nova aposta da Consul supermercados para atender cooperados e a popula&ccedi...

Veja mais
Assaí Investe R$ 55 milhões em nova unidade

Na quinta-feira (26), o Assaí Atacadista, rede de atacado de autosserviço, inaugurou uma loja em Petr&oacu...

Veja mais