Ir a supermercado é a prioridade n° 1 do brasileiro após isolamento

Leia em 2min 50s

Ir ao supermercado, fazer uma simples caminhada ou andar de táxi foram as três atividades apontadas pelos brasileiros como as de maior intenção de serem feitas no curto prazo, assim que o isolamento social terminar. A constatação é do estudo "O Processo de Retomada das Atividades pelos Consumidores", desenvolvido pela HSR Specialist Researchers. A pesquisa dividiu essa retomada no curto, médio e longo prazo, considerando curto a intenção imediata das pessoas na realização daquela atividade, médio são as que tendem a acontecer no primeiro semestre de 2021 e longo são as que devem ocorrer somente daqui a dois anos.

As prioridades entre as ações a serem realizadas no curto prazo são, na ordem: "ir ao supermercado fazer minhas compras" (para 79% dos entrevistados), "fazer caminhadas e corridas ao ar livre" (47%), "andar de Uber ou táxi" (40%), "ir a médicos para consulta de rotina" (38%) e "ir a igrejas, templos ou a outros locais religiosos" (31%).

Ainda segundo o estudo, 27% dos entrevistados dizem que não vão parar nunca mais de higienizar todos os produtos quando voltarem do supermercado e 9% afirmam que farão isso durante os próximos dois anos. Entre o público entrevistado, 21% sinalizam que jamais voltarão a "pegar coisas e encomendas do correio sem fazer higienização ou sem proteção". Mas como ficará a retomada de shows, partidas esportivas e viagens? Para mais de 20% da amostra entrevistada, são atividades que precisarão aguardar pelo menos dois anos para voltar a acontecer na vida deles e em alguns casos, nunca mais.

De modo geral, as pessoas se imaginam retomando o convívio social somente no médio prazo, portanto jantares (45%), abraços (43%) e encontros com amigos e parentes (45%), ainda terão que aguardar um pouco. O estudo dava opção de mais de uma resposta. Assim, "ir a jantar na casa de amigos/parentes", "receber amigos e familiares em casa ou fazer reuniões sociais", "visitar parentes ou amigos idosos nas suas casas" e "sair à noite para restaurantes e bares" tiveram o mesmo índice de resposta, mencionadas por 45% da amostra pesquisada como intenção no médio prazo.

A pesquisa foi realizada entre 15 e 22 de junho, ouvindo 2,2 mil pessoas por meio de painel virtual, incluindo homens e mulheres das classes sociais A, B e C, nas principais capitais brasileiras.

Para a retomada de atividades e, principalmente, reabertura do comércio funcionar é preciso cautela. Segundo Carlos Eduardo Gonçalves, economista do Por quê?, plataforma da BEI Educação, em primeiro lugar, é preciso ter ocorrido um bom isolamento para a pandemia ter uma progressão mais lenta. Sem isso, muitas pessoas precisarão de assistência médica ao mesmo tempo e o sistema de saúde não aguenta por falta de leitos e respiradores suficientes.

Segundo o economista, entretanto, a estratégia de reabertura deve ser inteligente. "É necessário desenho de política pública bem feito. A prioridade tem de ser a testagem rápida, o uso de máscara deve ser obrigatório em todos os ambientes, e deve ser possível realizar medições de temperatura antes de entrar em espaços específicos, como shopping, fábricas e empresas", diz. Outra alternativa defendida pelo especialista para o mercado de trabalho é criar esquemas de revezamento de forma que os funcionários não trabalhem todos juntos nos mesmos ambientes a semana inteira.


Fonte: Monitor Mercantil 


Veja também

Supermercados apostam no frete solidário

Desde o início da pandemia, a rede Barbosa supermercados vem promovendo a campanha #FRETESOLIDÁRIO. Voltad...

Veja mais
Rede supermercadista avança pelo interior de SP

Presente em 16 cidades do estado de São Paulo, a rede de supermercados Pague Menos vai crescer ainda mais nos pr&...

Veja mais
Mart Minas anuncia para início de agosto inauguração da 2ª loja em Patos de Minas

No dia 6 de agosto, a população de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, vai ganhar mais uma opç...

Veja mais
Mais de 1.500 vinhos portugueses inéditos no Brasil à venda nos supermercados

Apaixonados por vinhos portugueses já podem marcar no calendário o período de 23 de outubro a 1°...

Veja mais
Pessoas com deficiência celebram o sucesso profissional no Prezunic

    Rennan Henrique, auxiliar de serviços gerais do Prezunic   ...

Veja mais
Campanha "Vem pro vinho 2020" incentiva a cultura da bebida no Brasil

Com o intuito de divulgar a cultura do vinho no Brasil, aumentar o consumo de forma responsável e ajudar a retoma...

Veja mais
Aproveite a Black Friday do vinho, que vai até dia 26

Comprar e beber vinho parece ser o hobby de muita gente durante a quarenta. Na maior parte do mundo, apesar de nã...

Veja mais
60% dos brasileiros tiveram aumento do custo de vida durante a pandemia

Seis em cada dez brasileiros tiveram aumento do custo de vida durante a pandemia. Isso é o que mostra a pesquisa ...

Veja mais
Sul com novo supermercado

O supermercados Mombach prepara a abertura de sua terceira loja, situada em Montenegro, município do Rio Grande d...

Veja mais