Aposta nas reformas e perspectiva de crescimento para setores de comércio e serviços

Leia em 4min 40s

Para 2019 as perspectivas são positivas para os setores de comércio e serviços, conforme avaliação da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS). 

 

A projeção da entidade é de que os setores devem operar com saldo positivo este ano. O comércio brasileiro deverá subir 3,5%, e o segmento de serviços, 2,5%. 

 

Segundo o presidente da entidade, Luiz Carlos Bohn, a expectativa com o novo governo é a de implementação de uma agenda de reformas e de promoção do crescimento econômico, base da criação de empregos. 

 

Neste sentido, a Fecomércio considera prioritária a reforma da Previdência. "O primeiro passo é a reforma da Previdência. O segundo, a tributária. Precisamos de mais capitalismo, de mais liberdade para empreender", defende Bohn. 

 

A entidade também avalia que a economia do Rio Grande do Sul pegará carona no desempenho positivo do País. Conforme a Fecomércio, o Produto Interno Bruto (PIB) estadual tende a avançar 2,1% em 2019. 

 

Além das dificuldades das finanças gaúchas, gargalos de infraestrutura explicam o índice inferior em relação ao projetado para o Brasil, que é de 2,4%. 

 

Setor supermercadista prevê aumento de 3% nas vendas 

 

O setor supermercadista brasileiro registrou faturamento de R$ 355,7 bilhões em 2018, um crescimento nominal de 0,7% na comparação com 2017, de acordo a 42ª edição da Pesquisa Ranking Abras/SuperHiper, elaborada pelo Departamento de Economia da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). O resultado registrado em 2018 pelo setor representa 5,2% do Produto Interno Bruto (PIB). O faturamento das maiores empresas supermercadistas do Ranking chegou a R$ 175,5 bilhões em 2018, conforme dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). 

 

O setor projeta crescimento de 3% nas vendas em 2019 e aposta na nova política econômica para avançar nas reformas estruturais do País. "A economia ainda segue em ritmo lento e o desemprego continua com taxa elevada, em mais de 12%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e isso impacta no consumo da população, que continua ponderando seus gastos. O consumidor ainda mantém um comportamento da época da crise, priorizando o custo-benefício, mas aos poucos tem voltado a valorizar a experiência na hora de escolher um canal. A política mais liberal do governo federal, voltada ao equilíbrio fiscal e simplificação do ambiente de negócios, e a intenção de aprovação das reformas estruturais que o Brasil precisa, dentre elas, a da Previdência, nos mantém otimistas em relação ao crescimento econômico do País", destacou o presidente da Abras, João Sanzovo Neto. 

 

Segundo ele, o setor supermercadista está se preparando da melhor forma para atender as exigências dos consumidores mais digitalizados, que querem a integração do físico com o online. 

 

No Rio Grande do Sul, a expectativa também é de crescimento de 3%. "Os supermercados estão buscando eficiência, rentabilidade, produtividade e prevenção de perdas, e o grande desafio é atrair o consumidor para que ele visite mais vezes o ponto de venda", assegura o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antonio Cesar Longo.

 

Para atrair o consumidor do varejo, ele relata que os supermercadistas estão atuando em diversas frentes de trabalho. Entre as principais estratégias do setor estão a escolha do mix assertivo de produtos, a diferenciação em perecíveis e produtos frescos, a criação de feiras e eventos no interior das lojas e o relacionamento individual com cada consumidor. 

 

"Hoje, o desafio do supermercadista é proporcionar praticidade ao consumidor, para que ele possa economizar tempo na loja e tenha objetividade, mas ao mesmo tempo oportunizar atrativos que façam o cliente permanecer mais tempo dentro da loja. Quanto mais vezes o cliente visitar e mais tempo ficar dentro do supermercado, maior será a venda", assegurou. 

 

Cadastro Positivo impacta mercado de crédito 

O cenário que se vislumbra para o setor de crédito no País é bastante favorável, conforme o presidente da Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi), Hilgo Gonçalves. Para este ano, a Acrefi prevê um crescimento de 8% no crédito para uma expansão de cerca de 2% do PIB, com destaque para pessoa física, na ordem de 12%.

 

Segundo ele, a inadimplência caiu expressivamente, a inclusão financeira cresceu e o uso do crédito é cada vez mais consciente. 

 

Além disso, de acordo com o Banco Central, os juros na concessão de empréstimos têm mostrado queda contínua, passando de 32,2% ano em 2016 para 23,3% no fechamento do ano passado. " 

 

A aprovação do Cadastro Positivo demonstra que as perspectivas são ainda mais animadoras. É um importante divisor de águas no mercado de crédito", celebra o presidente da entidade, lembrando que mais de 20 milhões de cidadãos e pequenos empresários devem ser incluídos no sistema. 

 

Gonçalves estima que nos próximos dois ou três anos - após a implantação do cadastro positivo - haverá um crescimento na relação Crédito versus Produto Interno Bruto (PIB), saindo dos atuais 47% para algo próximo de 70% a 80%. 

 

"O Cadastro Positivo é um passo muito importante no aumento de competitividade no Sistema Financeiro Nacional (SFN), redução de taxas de juros, inclusão no mercado de crédito de cidadãos e pequenos empresários. Isso impacta na melhora da experiência no relacionamento entre clientes e instituições financeiras", garante.

 

Fonte: Jornal do Comércio - RS


Veja também

Esmeraldas Ganha 3ª Filial

O Supermercados BH vai inaugurar, na próxima sexta-feira (31), mais uma unidade em Esmeraldas, município d...

Veja mais
Pão de Açúcar, Extra, Assaí e CompreBem arrecadam doações para a Campanha do Agasalho

O Pão de Açúcar, Extra, Assaí e CompreBem, junto às organizações Rotary...

Veja mais
Ações de controlador do GPA disparam após Naouri conseguir tempo para império de varejo

As ações da varejista francesa Casino disparavam nesta sexta-feira, depois que o acionista controlador, Je...

Veja mais
Dia do Café: Prezunic serve 1,5 mil litros de café de graça por dia aos clientes

O Dia Nacional do Café é celebrado 365 vezes por ano no Prezunic, e não apenas em 24 de Maio, data ...

Veja mais
Carrefour avança em pecuária sustentável e em defesa da fauna brasileira

O Dia Internacional da Biodiversidade, comemorado nesta quarta-feira, (22), foi criado pela Organização da...

Veja mais
Pelúcias Disney voltaram aos supermercados Coop

Quem não conseguiu todos os modelos de pelúcias dos personagens Disney da campanha realizada pela Coop no ...

Veja mais
Como serão os supermercados do futuro

Prateleiras monitoradas por câmeras. Sensores de cobrança automática. Ausência de filas. Espa&...

Veja mais
12 Novidades que o Pão de Açúcar está testando em sua loja

O Grupo Pão de Açúcar tem lançado novidades para o consumidor final e está transforma...

Veja mais
Atacadão inaugura primeira unidade de autosserviço em Barretos

O Atacadão, maior atacadista brasileiro em número de lojas e com abrangência nacional, inaugura...

Veja mais