Vendas dos supermercados crescem 4,07% em Minas

Leia em 2min 30s

Desempenho de julho foi favorecido pela ocorrência de cinco fins de semana

 
As vendas dos supermercados de Minas Gerais cresceram 4,07% em julho sobre junho, impulsionadas pela ocorrência de cinco fins de semana no mês passado, que são os melhores dias de venda do setor. Na comparação com o mesmo mês de 2015, o aumento foi de 1,97%. Já no acumulado do ano até julho, foi registrada uma elevação de 2,83% sobre os mesmos meses do exercício passado. Os dados são da pesquisa mensal “Termômetro de Vendas”, da Associação Mineira de Supermercados (Amis), divulgada ontem.
 
O superintendente da Amis, Antônio Claret Nametala, lembrou que julho foi o segundo mês do ano quando foi apurado crescimento em relação ao mês anterior. Antes, a alta foi registrada em março sobre fevereiro em função da Páscoa (6,8%). “O avanço das vendas em julho com certeza é influência de um mês que teve cinco finais de semana, ou seja, tivemos cinco vezes os melhores três dias no mês. Isso faz uma diferença grande para os supermercadistas”, explicou.
 
Já sobre a evolução das vendas no acumulado até julho sobre o mesmo período de 2015 (2,83%), Nametala afirmou que a entidade pode, inclusive, rever para cima a projeção de crescimento feita no início do ano. “Este resultado é um indicador que nos leva a crer que vamos superar a meta inicial do ano de alta de 0,5%. Só não estamos batendo o martelo porque vamos esperar a evolução dos fatos dessa semana, no processo de impeachment”, disse.
 
Em 2015, as vendas dos supermercados mineiros subiram 0,7% sobre as de 2014 e, para este ano, em meio a um cenário de pressão inflacionária, crise econômica e instabilidade política, a Amis projetou até agora um crescimento de 0,5%. “Devemos revisar isso para cima”, destacou.
 
Regiões - O levantamento da Amis mostrou que a região Central do Estado foi a que mais se destacou em julho, com um crescimento de vendas da ordem de 5,18%. Segundo Nametala, isso aconteceu porque um maior número de consumidores permaneceu na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) devido à crise econômica, deixando de viajar para outros estados no mês tradicional de férias escolares.
 
Nas regiões Sul e Centro-Oeste, na mesma direção, foram apuradas altas de 3,32% e 3,35%, respectivamente, no confronto entre julho e o mês anterior. Em igual comparação, também houve aumentos no Norte de Minas (3,39%); Triângulo (4,09%); e Zona da Mata (2,27%).
 
No Vale do Rio Doce, foi registrado o pior desempenho, abaixo da média do Estado para julho sobre junho, com alta de 2,25%. Conforme Nametala, a região ainda sofre os efeitos do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (região Central), da Samarco Mineração, em novembro do ano passado, que trouxe grandes impactos ambientais e econômicos para toda a área de influência do rio Doce.
 
Fonte: Jornal Diário do Comércio de Minas


Veja também

Coop reinaugura unidade com self checkout

Como parte dos investimentos na ordem de R$ 121 milhões para 2016, a Coop - Cooperativa de Consumo reinaugurou, a...

Veja mais
Confiança Supermercados inaugura décima loja

A segunda unidade na cidade de Marília faz parte do plano de expansão da rede       D...

Veja mais
Campanha Solidária Condor chega à 10ª edição e vai ajudar mais 22 instituições

Em nove edições, a ação de responsabilidade social da rede já doou 2,742 milhõ...

Veja mais
Tambasa anuncia unidade em Montes Claros

Empreendimento no Norte de Minas receberá investimentos entre R$ 15 milhões e R$ 18 milhões Com in...

Veja mais
Supermercado em Goiânia vende cervejas especiais com 50% de desconto

Promoção que ocorre na sexta-feira (26) é comemoração ao aniversário da rede d...

Veja mais
Condor conquista prêmio POPAI Brasil 2016

O Condor Super Center conquistou o troféu Bronze do POPAI BRASIL 2016 na categoria "Projeto de Trade e Ambienta&c...

Veja mais
Carrefour sorteia milhares de carrinhos de compra em campanha de aniversário

Realizada em todos os hipermercados e supermercados da rede, a promoção irá sortear direto no cai...

Veja mais
Carrefour reinaugura mais dois supermercados no país

  Rede atinge a marca de 10 supermercados em operação sob oconceito Nova Geração &nbs...

Veja mais
Coop aumenta base de cooperados com política de preço exclusivo

Lançada de forma tímida há 20 meses pela Coop - Cooperativa de Consumo, a estratégia Se liga...

Veja mais