Supermercados em expansão no CE

Leia em 3min 10s

Nos principais centros urbanos do Interior, os negócios locais concorrem com as grandes redes

 



Na última década, as lojas se modernizaram acompanhando tendências das grandes cidades: instalação de sistemas de refrigeração, ampliação da oferta de produtos de hortifrutigranjeiros, padarias, frigoríficos e lanchonetes.

Nas cidades polos regionais, os consumidores dispõem de várias opções do segmento e a tendência é de ampliação das lojas e abertura de novos empreendimentos. “Aquelas mercearias típicas do Interior, com balcões dividindo o espaço entre clientes e funcionários praticamente não existem mais”, observa o consultor empresarial, João Albuquerque. “Surgiram os mercadinhos e supermercados”.

Nesta cidade, na região dos Inhamuns, o supermercado Dedezinho mantém um nome que remete ao passado em que havia identificação entre o proprietário e os fregueses. Situado no Centro comercial, o estabelecimento é favorecido pela localização e por oferecer variedade de produtos, além dos tradicionais: bebidas nacionais e importadas, pães, bolos, lanches, hortaliças, frutas, carnes, pescados e frios.

O empreendimento gera 22 empregos diretos. “Oferecemos um espaço aconchegante, amplo e procuramos fazer a diferença no comércio local”, disse o empresário José Veríssimo da França, mais conhecido por Dedezinho. O supermercado funciona até as 20 horas e faz entrega de mercadorias a uma distância de 15Km. O esforço é oferecer preços baixos para atrair os consumidores.

Sempre atento às novidades, o empresário participa das ações em benefício do crescimento do comércio local, por meio de campanhas promocionais, como o Natal Premiado, realizado recentemente em parceria entre os empresários, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a Prefeitura.

O presidente da CDL de Tauá, Ailton Maciel de Souza, disse que os empresários locais estão motivados a acompanhar a tendência do setor. “Quem quer crescer ou se manter no mercado precisa se adaptar às mudanças, buscar modernização e investir em publicidade”, observou. “O segmento de supermercado é muito concorrido e há expansão desse tipo de estabelecimento nas pequenas cidades”.

Em Crateús, cidade polo regional, mercadinhos e supermercados concorrem com estabelecimento de rede estadual. O mesmo ocorre na região do Baixo Jaguaribe, em Limoeiro do Norte e Russas.

Nesses três centros urbanos não há reclamação e as vendas permanecem impulsionadas. “Há espaço para todos”, disse o empresário, Luís Gomes. “As pequenas empresas mantém os clientes fiéis, que conhecem o dono e têm facilidade de compra e pagamento”.

Na cidade de Jaguaretema os empresários ampliaram e modernizaram os supermercados. Pelo menos três convivem lado a lado na principal rua do Centro comercial. O núcleo urbano é pequeno, mas nenhum empreendedor deixou de investir em aquisição de prateleiras modernas e oferta diversificada de produtos. “Não se vende apenas o tradicional ‘secos e molhados’, agora os consumidores querem comprar em um só lugar, frutas, verduras, carne e pães”, disse o consultor João Albuquerque.

Em Iguatu, na região Centro-Sul do Ceará, há três anos e meio, a cidade ganhou uma unidade do Super Lagoa, com espaço amplo, ambiente climatizado, restaurante, lanchonete e variedade de produtos. Outras lojas da cidade acompanharam a modernização implantando também sistemas de refrigeração do espaço e até ampliaram, abrindo novas lojas como ocorreu recentemente. Uma das menores cidades da região Centro-Sul é Jucás e lá foi instalado um amplo supermercado que atraiu os consumidores mediante a facilidade de encontrar variedade de produtos em um só lugar.

Na cidade de Icó, a segunda maior da região, a instalação do Super Queiroz, em 2012, modificou o hábito de consumo dos moradores e movimentou a economia. Foi o primeiro supermercado a oferecer em ambiente climatizado, produtos em seções variadas que incluem frigorífico, padaria, material escolar, de limpeza e higiene pessoal, alimentação, bebida, frios, frutas, verduras, bazar, brinquedos e utilidades do lar. O empreendimento deu certo, vem atraindo um número crescente de clientes e a cada mês a meta é superada.



Veículo: Diário do Nordeste


Veja também

Pesquisa “Global Powers of Retailing” mostra as tendências do varejo e as estratégias das maiores empresas do setor

     Pesquisa aponta as 250 maiores redes varejistas do mundo, com a presença de Lojas Americ...

Veja mais
Redes brasileiras melhoram posição global

  Veículo: Valor Econômico  ...

Veja mais
Sistema do Grupo Pão de Açúcar usa big data para fidelizar clientes

Representantes do Grupo Pão de Açúcar apresentaram nesta segunda-feira, durante um painel na feira ...

Veja mais
Setor supermercadista de Manaus volta a ter entidade representativa

Setor recupera uma de suas instituições mais emblemáticas. A Amase está de volta e, sob nova...

Veja mais
Confiança sorteia R$ 150 mil em barras de ouro e encerra campanha

Dois moradores de Bauru e um de Marília foram contemplados com os prêmios   A rede Confiança ...

Veja mais
Governo baiano tenta privatizar supermercado

A Cesta do Povo, rede de supermercados do governo da Bahia, foi criada em 1979 pelo então governador Antôni...

Veja mais
Redes investem no serviço de entregas

    Veículo: Brasil Econômico  ...

Veja mais
14ª loja Minuto Pão de Açúcar chega à região da Granja Viana

A 14ª loja da rede Minuto Pão de Açúcar, lançada em junho de 2014, acaba de ser inaugur...

Veja mais
Conta de luz vira o vilão dos supermercadistas

Especialistas afirmam: lojas que trocam lâmpadas fluorescentes por LED têm vantagens como a economia de 40%....

Veja mais