Faturamento dos supermercados mineiros aumenta 1,27%

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Levantamento é referente ao acumulado de janeiro a novembro deste ano frente ao mesmo intervalo de 2013

 



O faturamento dos supermercados mineiros avançou 1,27% no acumulado de janeiro a novembro deste ano frente a igual intervalo do ano passado. Já na comparação entre novembro de 2014 e o mesmo período de 2013, houve retração de 1,03%. Para o acumulado de janeiro a dezembro, os empresários do setor apostam num aumento de aproximadamente 2%.

Os dados fazem parte do Termômetro de Vendas, a pesquisa mensal da Associação Mineira de Supermercados (Amis). Os números foram divulgados ontem e já estão deflacionados pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e que corresponde à inflação oficial do Brasil.

A Amis apurou que houve uma certa estabilidade entre o faturamento de novembro e o de outubro: 0,04%. O baixo crescimento já era esperado pelo setor, uma vez que outubro é um mês com forte apelo às vendas, em razão do Dia das Crianças. Além disso, tradicionalmente, boa parte dos consumidores frea os gastos em novembro por causa das festas de fim de ano.


A pesquisa da entidade divide o estado em sete áreas. A soma do faturamento em três delas recuou de outubro para novembro: Centro-Oeste (-0,49%), Norte/Noroeste (-1,89%) e Rio Doce (-0,12%). As outras quatro apuraram altas, mas nenhuma com percentual acima de 1%. O faturamento cresceu moderadamente nas regiões Central (0,15%), Sul (0,20%), Triângulo/Alto Paranaíba (0,68%) e Zona da Mata (0,39%).

EXPECTATIVA Ainda ontem, a Amis reforçou a previsão de o setor investir no estado, em 2015, R$ 300 milhões na abertura de 70 lojas e na reforma ou ampliação de 75 empreendimentos. O aporte elevará o total de lojas em Minas Gerais de 6.975 unidades para 7.045. A cifra corresponde ao aporte feito pelo setor ao longo de 2014, quando 80 lojas foram abertas e 70 empreendimentos reformados ou ampliados.

O investimento para 2015, segundo estimativa da entidade, deverá garantir a abertura de aproximadamente oito mil postos de trabalho – os supermercados mineiros, atualmente, empregam cerca de 166 mil pessoas. A expectativa é que o setor cresça, de janeiro a dezembro do próximo exercício, 2,5%.




Veículo: Estado de Minas


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