Desacelera a queda de vendas da Cencosud

Leia em 3min

A varejista chilena Cencosud tem perdido vendas numa velocidade menor no país, e a empresa atribui a mudança a ajustes internos. Segundo relatório de resultados do terceiro trimestre, a queda nas vendas "mesmas lojas" no Brasil (pontos em operação há mais de 12 meses) foi de 0,7% de julho a setembro, em relação ao terceiro trimestre do ano passado. No segundo trimestre, a retração nas vendas foi de 2,7% no país.

 

 



A receita, impulsionada por lojas abertas nos últimos 12 meses, até setembro, subiu 1,4%, para R$ 2,15 bilhões no terceiro trimestre. A Cencosud é a quarta maior varejista de alimentos do país, dona das redes Bretas, Prezunic, G.Barbosa, Mercantil Rodrigues e Perini.

"[A empresa] teve um ritmo de alta nas vendas mesmas lojas em todos os mercados com exceção do Brasil, com queda de 0,7%, refletindo melhor desempenho nas redes Bretas e G.Barbosa, que retornaram para taxas positivas, compensadas por um 'mesmas lojas' negativo na rede Prezunic", diz o relatório da Cencosud. "A leve melhora sobre o segundo trimestre foi impulsionada por uma melhor disponibilidade de produtos em todas as cadeias".

A empresa enfrentou falta de produtos nas lojas e no estoque em trimestres passados e a reestruturação procurou reduzir esse problema. A companhia também mudou sistemas de gestão de redes adquiridas, alterou a sede de Salvador para São Paulo, para agilizar tomada de decisões, e reviu política de preços nas lojas, entre outras medidas. Resultados, porém, ainda não apareceram de forma mais ampla em todos os indicadores.

Em moeda local, a receita líquida no Brasil subiu 1,4% de julho a setembro, para R$ 2,15 bilhões, devido, basicamente, a novas lojas. No segundo trimestre, a receita havia caído 0,7%. A margem bruta no país caiu de 23,8%, no terceiro trimestre de 2013, para 20,3% no mesmo intervalo deste ano.

Em pesos chilenos, pelo efeito cambial, a receita com vendas no país de julho a setembro cresceu 16,4% (no acumulado do ano, o aumento é de 8,2%). Apenas na Colômia a alta foi maior, de 17,4%. A receita consolidada do grupo no terceiro trimestre foi de 2,67 bilhões de pesos, um crescimento de 7% sobre mesmo período de 2013.

A companhia ainda informou no relatório a redução de quadro de funcionários do grupo no país. O número caiu de 35,3 mil empregados no terceiro trimestre de 2013 para 33,3 mil neste ano, queda de cerca de 5,5%. Lojas também foram fechadas no país - três unidade no terceiro trimestre, versus uma abertura no mesmo intervalo. Em setembro, a empresa somava 220 unidades no país, de um total de 1.147 lojas no Chile, Argentina, Peru, Colômbia e Brasil.

Nível de confiança do consumidor brasileiro ainda em queda e desaceleração na demanda doméstica são fatores mencionados pela empresa. Analistas têm ressaltado que as redes compradas pela Cencosud no país, com vendas aquém da média do mercado, também afetam o desempenho.

Em setembro, o presidente da Cencosud, Horst Paulmann, em visita ao Brasil, disse que o momento é de "melhorar" o desempenho das operações já existentes, para tentar ganhar maior eficiência. "Nós somos uma rede de sete anos [entrou no país em 2007]. Walmart tem quase 20 anos [no país]. O Carrefour tem mais de 40 anos. Então esse país é um continente, um país de oportunidades, mas é difícil entender o Brasil", disse ele.

As principais redes de varejo alimentar do país, como Grupo Pão de Açúcar e Walmart, já chamaram atenção para o desaquecimento no consumo como razão principal para vendas em níveis mais fracos no terceiro trimestre do ano.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Com gestão do Casino, Pão de Açúcar reformula negócios

O primeiro ano da gestão "puro-sangue" do Casino no Grupo Pão de Açúcar está prestes ...

Veja mais
Atacadistas devem crescer entre 1,5% e 2% este ano, diz Abad

Em outubro, houve queda de 7,7% nas vendas ante ao mesmo mês de 2013   Após queda de 7,73% nas venda...

Veja mais
Hipermercados buscam nova identidade

Os hipermercados se transformaram, em todo o mundo, em um desafio para as grandes empresas de varejo. E no Brasil n&atil...

Veja mais
Confiança do varejo cai 1% em novembro, informa a FGV

O Índice de Confiança do Comércio (Icom) caiu 1,0% em novembro na comparação com outu...

Veja mais
Dufry assina acordo para operar aeroporto do Galeão no Rio

A gigante de varejo aeroportuário Dufry informou ontem que um contrato foi assinado com a RIOgaleão, conce...

Veja mais
Carrefour Express inaugura sua 4ª unidade em São Paulo

  Dando continuidade ao seu plano de expansão no Brasil, o grupo Carrefour inaugura hoje, em São Pau...

Veja mais
Walmart espera alta de 10% durante a Black Friday

O Walmart Brasil espera que o faturamento cresça 10% durante a Black Friday nas lojas físicas do grupo est...

Veja mais
Seis lojas do Mart Plus mudam de nome e vão se chamar Epa Plus

Objetivo é levar preço mais acessível para consumidores da Zona Sul     A rede Epa Sup...

Veja mais
Duas categorias estreiam no troféu Carrinho Agas

Fornecedores de erva-mate e de carne participam da premiação   Pela primeira vez em 31 anos, o trof...

Veja mais