Supermercadista foca no Estado de São Paulo plano de expansão

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A experiência com um empório fundado pelos quatro irmãos Lopes na década de 1970, em Guarulhos (SP), resultou atualmente em uma rede de médio porte chamada Lopes Supermercados. Com 27 lojas, um centro de distribuição e faturamento superior a R$ 74 milhões em 2012, a empresa figura na 25ª posição do ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Para este ano, além da abertura de novas lojas, a rede familiar pretende crescer seu faturamento em 10% e figurar entre as 20 principais do setor em operação no Brasil. A venda de itens de marca própria seria uma das estratégias para atingir o objetivo.


Em 1974, quando a família Lopes chegou a Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo, vinda do interior paulista, os quatro irmãos abriram um armazém, na Avenida São Paulo, no Bairro Jardim Tranquilidade. Era o Bar e Empório São Rafael, conforme explicou o diretor-presidente e sócio da bandeira, Pedro Lopes. "Os irmãos Lopes adquiriram o prédio onde foi instalado o empório, antes alugado. Depois adquiriram alguns imóveis ao lado desse prédio. Feito isso, a operação passou a se chamar Mercadinho São Rafael", explicou .


Após 20 anos, em meados de 1994, o mercado passou por reformulação e a empresa adotou o nome Lopes Supermercados. "Com isso, houve fortalecimento do processo de expansão da bandeira."


De lá para cá, a rede abriu 27 lojas em Guarulhos, São Paulo, Embu das Artes, Carapicuíba, Jandira, Itapevi, Osasco, Barueri e Sorocaba. A última unidade inaugurada foi em outubro do ano passado e a loja, em Sorocaba, agregou à rede 1.950 metros quadrados de área de venda.


Sem mencionar os investimentos aplicados no ano passado, o diretor-presidente afirmou apenas que para este ano existe a perspectiva de novas unidades, mas a rede ainda estrutura os planos de crescimento. "A equipe de expansão está sempre estudando propostas de novos terrenos e regiões que possamos fazer o melhor negócio e conquistar novos públicos. O grupo Lopes continua com planos de crescimento para regiões como Guarulhos, Sorocaba e Grande São Paulo, porém ainda sem previsão de datas".


Atualmente, a rede conta também com um centro de distribuição (CD) com 11 mil metros, localizado em Guarulhos. O local atende todas as lojas da rede.


Questionado sobre uma possível ida à bolsa de valores, Lopes foi enfático: "não faz parte dos planos da empresa abrir o capital." O executivo ressaltou, porém, que quando o assunto é uma possível fusão ou aquisição, a estratégia não está descartada, uma vez que em 2007 a rede comprou duas lojas de bairro para agregar novas operações ao portfólio. "Por ser uma empresa familiar, a administração, mesmo estando na mãos de profissionais do mercado, preza por valores. A proposta de valor do Lopes é 'Sempre perto de você', que é traduzida no dia a dia da nossa operação e na missão da empresa, que é garantir produtos e serviços com excelente qualidade, preços competitivos e proporcionar a melhor experiência de compra", argumentou.


Marca própria


Para fazer frente aos seus concorrentes que, segundo Pedro Lopes, "é um engrandecedor do negócio", a rede Supermercado Lopes aposta, além dos produtos vindos da grande indústria, nos itens de marca própria como forma de fidelização do seu consumidor. "A marca Lopes foi criada em 2010 e já possui ótima aceitação e preferências dos clientes", disse Lopes.


Atualmente, são 680 produtos das seguintes categorias: mercearia doce seca; mercearia seca salgada; limpeza; bazar; hortifrúti; padaria; entre outras. "Recentemente foram lançados diversos produtos na linha de snacks como ovinhos de amendoim, palitos salgados, batata cebola e salsa, snack bacon, batata palha e biscoito de polvilho", complementou o executivo.


Hoje, no setor como um todo, a participação das marcas próprias no Brasil ainda é baixa e não chega a 10%, enquanto nos Estados Unidos e em países da Europa esse índice ultrapassa os 20%. Para o Lopes Supermercados, essa categoria tem crescido em importância, conforme enfatizou o executivo. "A linha de produtos de marca Lopes cresce constantemente. A meta para a categoria é representar 5% de participação nas vendas de todo a rede".


Além disso, em janeiro de 2005, com o objetivo de oferecer uma alternativa de pagamento aos clientes que pudesse proporcionar maior facilidade e crédito, o Lopes Supermercados lançou o private label, Cartão Lopes.


Para comprovar o potencial do private label dentro da operação, o diretor conta que o número de clientes que possui o Cartão Lopes cresceu 30% desde março de 2011. Os usuários do cartão possuem benefícios exclusivos, como por exemplo parcelamento, descontos em produtos, recarga de celular, entre tantos outros.



Veículo: DCI

 


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