Natal "gordo" para supermercadistas mineiros de 5% a 8% nas vendas de Natal

Leia em 2min

Receitas registraram crescimento real de 5% a 8%, o que levou o setor a rever para cima as projeções para 2013

Luciane Lisboa


O setor supermercadista mineiro comemora o resultado das vendas do período natalino. De acordo com dados preliminares divulgados na sexta-feira pela Associação Mineira de Supermercados (Amis), o setor registrou um crescimento real de 5% a 8% no faturamento na comparação com o Natal do ano passado. "Foi realmente um Natal muito bom", afirmou o superintendente da entidade, Adilson Rodrigues.

Novembro também surpreendeu positivamente os supermercadistas. O faturamento no período, tradicionalmente pouco expressivo, avançou 2,74% em comparação com outubro. Já se comparado ao mesmo mês do ano anterior, o crescimento foi ainda maior: de 10,86%.  o que aponta o Termômetro de Vendas, pesquisa mensal da Amis realizada em todo o Estado.

Para Rodrigues, o resultado positivo veio em função de uma série de medidas adotadas pelos supermercadistas na tentativa de evitar as quedas nas vendas. "Como sabemos que novembro é um mês de menor movimento, decidimos fazer uma série de promoções para evitar a sazonalidade. Também chamamos o consumidor para antecipar as compras do final de ano e deu certo", explicou. O incremento da renda da população, com o pagamento do 13º salário, também contribuiu para o bom desempenho no período.

No acumulado de janeiro a novembro, houve um crescimento real de 5,03% em comparação com igual intervalo do ano passado. O crescimento do setor pode ser considerado mais expressivo ainda, levando-se em conta o calendário. Além de 30 dias frente a 31 em outubro, o mês novembro tem dois feriados - Finados, dia 2, e Proclamação da República, dia 15 - quando muitas lojas não funcionam ou são abertas apenas em parte do dia.

Desempenho de 2013 - A expectativa da entidade é que o resultado do ano (na próxima edição do Termômetro de Vendas, divulgada em janeiro) mostre resultados bem acima das expectativas da direção da Amis.

No início de 2013, a projeção era de um crescimento de 4%, o que foi revisto para 4,5% no início do segundo semestre. "Mas esperamos pelo menos 4,5%. Na verdade, o crescimento acumulado do setor em 2013 deverá ficar na casa dos 5%", espera Rodrigues.

Para 2014, as perspectivas também são otimistas. "Com o evento da Copa do Mundo e o aumento do emprego em função das obras de infraestrutura que vêm sendo realizadas, acreditamos que será um ano bem positivo", previu.

 

Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Responsabilidade social: Troco Solidário do Giassi ultrapassa 200 mil em doações

Clientes Giassi realizam importante papel social colaborando com entidades em Santa Catarina A ação do ...

Veja mais
Programa de Música & Orquestra Instituto GPA passa a ter incentivo da Lei Rouanet

Programa mantem 13 turmas e quatro Orquestras    O Instituto GPA comemora a conquistada aprovaç&atild...

Veja mais
Coop ganha com posto, venda virtual e farmácia

Flávia MilhassiPara driblar a desaceleração ocorrida no comércio ao longo deste ano, a Coope...

Veja mais
Rede de Supermercado espera aumento de 10% nas vendas de cerveja

O WalMart espera um crescimento de até 10% nas vendas de cerveja no Brasil em dezembro na comparaçã...

Veja mais
GPA investe R$ 25 mi na 2ª loja de rede de supermercado em Campo Grande

A segunda unidade do Assaí Atacadista em Campo Grande (MS) está sendo inaugurada nesta segunda-feira, 23, ...

Veja mais
Após reestruturação, Walmart demite no setor administrativo

Fechamento de 25 lojas no País leva varejista a dispensar cerca de 300 colaboradoresCom o fechamento de 25 lojas ...

Veja mais
Rede de supermercado terá lojas abertas 24 horas na véspera de Natal

Atrair os clientes que sempre deixam para a última hora as suas compras de Natal, 33 lojas da rede supermercadist...

Veja mais
Grandes varejistas investirão mais em 2014

O cenário menos otimista para o varejo em 2014, ao que tudo indica, afetará mais os empresários de ...

Veja mais
Rede varejista compra lojas da Via Varejo

A varejista Magazine Luiza informou ontem que comprou 15 pontos comerciais da Via Varejo, empresa do Grupo Pão de...

Veja mais