Supermercado pode crescer 4,5% em 2013

Leia em 1min 50s

Ao final de 2012 e início de 2013, a expectativa inicial da Associação Paulista de Supermercados (APAS) no que diz respeito ao crescimento para este ano no setor supermercadista girava em torno de 5 a 5,5%. Entretanto, o processo inflacionário que assolou a economia brasileira ao longo do primeiro semestre impactou diretamente no poder de compra da população e, consequentemente, as vendas sofreram um decréscimo em virtude da alta generalizada dos preços, o que trouxe novas projeções para o fechamento do ano. Neste contexto, a expectativa de crescimento para o setor, já no mês de maio, girava em torno de 4,5%, o que deve ser confirmado até o final de 2013.

Até o momento, o setor supermercadista apresenta um crescimento real aproximado de 3% em relação a 2012. Com a realização da Copa do Mundo de Futebol no País, o setor de alimentos e bebidas deve ser impactado positivamente e, desta maneira, a expectativa de crescimento fica na ordem de 4,5% em relação a 2013.

Mais uma vez, o setor deverá crescer acima do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e demais atividades econômicas, o que proporcionará o aquecimento da geração de emprego e, consequentemente, da evolução da renda brasileira. Tal projeção é expressiva, uma vez que o setor já apresenta um crescimento desta magnitude em 2013 e, portanto, a base de comparação é elevada.

Lançamento de produtos

Seguir os passos de líderes como Grupo Pão de Açúcar, Carrefour e Walmart parece uma das ações da rede Lopes Supermercados, que tem aumentado o sortimento de produtos marca própria. A ideia é apresentar opções desenvolvidas para facilitar as atividades dos clientes, o que começa a dar resultado, de acordo com a empresa. A Lopes afirma que a estratégia já começa a ter grande aceitação, impulsionando e incentivando o desenvolvimento de novas categorias. Por meio da assessoria, a empresa ressalta que, atualmente, a marca comercializa mais de 620 produtos entre itens de mercearia; limpeza; bazar; hortifrúti e padaria, entre outras. "O crescimento da família de produtos Lopes nos mostra o fortalecimento da marca e a possibilidade de expansão no mix de produtos", afirmou Gustavo Estefani, gestor da marca própria, por meio de nota.



Veículo: DCI


Veja também

Com giro de 'blue chip', Via Varejo sobe 8,26%

Na reestreia da Via Varejo na BMF&Bovespa ontem, as units (formadas por uma ação ordinária e du...

Veja mais
Mercadona

"O supermercado é diferente. Não faz propaganda, é bem organizado e parece estar lançando um...

Veja mais
Carrefour investe€ 2 bi em aquisições de shoppings na UE

Varejista, que terá 42%da nova companhia, deve injetar¤100 milhões por ano, até 2019, nos 12...

Veja mais
ViaVarejo pode atrair investidor individual, diz Edemir

O aumento da liquidez da ViaVarejo na BM&FBovespa pode atrair o investidor individual para a Bolsa, disse nesta segu...

Veja mais
Rede de supermercado traça plano de expansão

Os franceses do Casino traçam o plano de expansão do grupo, que prevê a inauguração de...

Veja mais
Via Varejo vende ações com desconto e capta R$ 2,8 bi

A Via Varejo, formada da união de Casas Bahia e Ponto Frio, fechou ontem a sua oferta de ações vend...

Veja mais
Na reta final, Via Varejo tenta atrair investidor

A véspera do fechamento do preço das ações na oferta pública da Via Varejo foi marcad...

Veja mais
Pão de Açúcar inaugura loja em Goiânia

  Presente na capital goiana há oito anos, o Pão de Açúcar inaugura hoje (12) um super...

Veja mais
Projeto Social do Walmart Brasil inspira BID a difundir programas de formação profissional de jovens na América Latina

A Escola Social do Varejo (ESV), curso de formação para o trabalho em supermercados e hipermercados que o ...

Veja mais