União para enfrentar a forte concorrência

Leia em 2min 20s

Com a ida das grandes redes de supermercados para o interior, os supermercadores menores apostam na união. Para isso, pequenas e médias empresas criaram redes de compra para concorrer com os grandes grupos. Essas associações estão em pleno crescimento, tanto no faturamento quanto no número de associados. Essa medida é considerada pelos empresários como a única forma de manter os negócios frente à concorrência dos grandes grupos.

 
A principal vantagem da união é conseguir junto aos fornecedores descontos nos preços das mercadorias, o que contribui para os pequenos e médios supermercados concorrerem com as grandes empresas. Outra vantagem é a eliminação de estoques, já que as compras em conjunto podem ser realizadas em períodos menores.

 
Fundada em 2006, a Confiança Cooperativa de Consumo dos Supermercadistas (Rede Confiança), com sede em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, reunia, naquela época, apenas oito lojas e movimentava R$ 80 milhões/ano. Hoje, são 40 lojas em 15 municípios da região e movimentação média anual de R$ 400 milhões. Nem mesmo o anúncio das chegada das grandes redes na região impediu o otimismo.

 
Este ano, por exemplo, a expectativa é de crescimento médio de 5% na comparação com 2011. Atualmente, há três lojas em Itapecerica, nove lojas em Bambuí, quatro em Oliveira, duas em Cláudio, Nova Serrana e Papagaio. Pitangui, Pompéu, Dores do Indaiá, Martinho Campos e Pará de Minas, têm uma sede cada.

 
Potencial - Confiante no potencial deste mercado, os Supermercados ABC, de Divinópolis, no Centro-Oeste mineiro, anunciaram que vão investir R$ 70 milhões na abertura de novas lojas no interior. A ideia é abrir seis unidades - contando com o Hiper Oliveira - nas cidades de Lavras, Piumhi, Arcos, Bom Despacho e Pouso Alegre.

 
O ano marcará o ingresso do ABC no Sul de Minas. Além disso, uma das lojas de Divinópolis será reformada, entrando no chamado modelo plus, voltado para os públicos A e B. Hoje, o grupo tem 21 pontos de venda em 11 cidades do Centro-Oeste mineiro e no Triângulo Mineiro: Divinópolis, Itaúna, Pará de Minas, Formiga, Oliveira, Campo Belo, Arcos, Santo Antônio do Monte, Lagoa da Prata e Araxá. São 3 mil funcionários diretos e a expectativa de chegar a 4 mil até o final do ano.
 

Em relação ao avanço de vendas das redes de varejo do interior do Estado, a expectativa ultrapassa em muito a da Capital, onde a média de crescimento deverá ficar em 4%. No Bahamas, da Zona da Mata, a previsão é de um aumento de vendas de 10% em relação ao ano passado. No GF Supermercados, do Sul de Minas, 8%. Na rede ABC, de Divinópolis, no Centro-Oeste mineiro, que começou com seis funcionários e hoje tem 3 mil, a previsão é de 7%. (CC)



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Vendas supermercadistas surpreendem

Segundo a Amis, o crédito farto no varejo foi determinante para o aumento do faturamento do setor. O cr&eacu...

Veja mais
Redes do interior prospectam mercados

Para minimizar o avanço das grandes redes de supermercados nacionais e internacionais no interior de Minas, os em...

Veja mais
Supermercados mineiros têm alta de 8,78% nas vendas do primeiro trimestre de 2012

O faturamento dos supermercados de Minas Gerais apresentou expansão de 8,78% no primeiro trimestre de 2012, em co...

Veja mais
Rede Sonda chega a Arujá

O grupo Sonda Supermercados acaba de inaugurar uma loja na cidade de Arujá, na Grande São Paulo. A loja fi...

Veja mais
TAM Viagens abre lojas em supermercados

A TAM Viagens acaba de inaugurar duas franquias dentro de estabelecimentos do Grupo Pão de Açúcar. ...

Veja mais
Com Salfer, Máquina de Vendas busca faturar R$ 1 bi a mais

Para as redes varejistas como Casas Bahia, Ponto Frio e Magazine Luiza manterem seus espaços no mercado brasileir...

Veja mais
Tombini e os varejistas

CEOs de 40 empresas do varejo, como Riachuelo, Walmart e Pão de Açúcar, ficaram surpresos quando o ...

Veja mais
Supermercadistas fazem previsões otimistas

Com a proximidade do quinto mês do ano, empresários do setor supermercadista já começam a ava...

Veja mais
Pão de Açúcar abre lojas virtuais em rede física

Uma loja virtual dentro de outra, real. O consumidor entra num supermercado e, por meio de terminais de computador, faz ...

Veja mais